Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
É de facto impressionante quando se olha para uma previsão e o dia mais "fresco" da semana tem máxima de 42ºC!! É anormal a intensidade e a duração, caso se cumpra a previsão o interior do país poderia sentir a mais potente onda de calor desde que há registos. Mas ainda falta algum tempo e ainda há alguma incerteza a partir de domingo, 5.

Que é uma situação anormal não há dúvidas. Se a meteorologista está a desvalorizar para não chamar a atenção de pirómanos acho muito bem.

Provavelmente estariam
a tentar desviar atenções Avisaram antecipadamente quem tinham que avisar, a ANPC! Mas no meu ponto de vista a obrigação de informar as populações tem que ser mais vasta do que isso da parte daquela identidade !
Não esquecer que mais de 50% dos IF em Portugal acontecem por negligência! Mas como logo a seguir a peça com a meteorologista, passaram outra peça com um especialista em IF , que disse segundo os dados que ele dispõe, baseado num programa que já trabalha à muitos anos, e pela sua experiência, 2018 teria pouquíssima probabilidade de ter um grande IF este ano,esperamos todos que ele tenha razão




Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
acho que é algo inocente pensar que uma identidade como o IPMA vai para os meios de comunicação social desvalorizar um possível evento meteorológico de monta, pensando em omitir informação à população por causa dos incendiários.
não tem qualquer sentido e é infantil pensar que uma identidade publica funciona dessa maneira:lol:

a informação prestada pela meteorologista é aquela que a técnica tem em sua posse ao presente momento, ponto.
 

rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
Neste tipo de situação mais extrema, a incertidão das previsões é muito mais elevada. Ninguém no IPMA está a desvalorizar nada, é muito mais provável que estejam a considerar o alto nível de incerteza das previsões. 46ºC seria extremo, 42-43ºC já seria mais "dentro do que já aconteceu".
Eu sempre ouvi que tempo instável e regimes turbulentos são muito menos previsíveis nos modelos do que uma situação de estabilidade atmosférica (o caso que teremos). E a distância temporal não é assim tão grande já. Não sei, não. Veremos as próximas runs.
 

marcoacmaia

Cirrus
Registo
2 Nov 2017
Mensagens
92
Local
Entroncamento
Pessoal, aconselho uma dose de calma! Nos hospitais ninguém está a "dormir", na Protecção Civil ninguém está a "dormir", nas Forças de Segurança ninguém está a"dormir", nos Bombeiros ninguém está a "dormir". Todos estão devidamente informados. Se necessário são activados os respectivos planos de contingência hospitalar, por exemplo. Ou planos de emergência municipais/distritais. Mas, por favor, não é preciso nem é útil "semear" pânico por aí fora, como por exemplo acontece numa página de Facebook que alguns conhecem. Informar sim, pânico ao estilo Correio da Manhã, por favor não!

O Verão português começou com dias cinzentos e relativamente frescos, a fazer lembrar o estio temperado do Norte da Europa. Mas se por lá o mês de Julho foi extraordinariamente quente, o mesmo está reservado para Portugal nos primeiros dias de Agosto. Na próxima semana, as temperaturas máximas vão ultrapassar os 30 graus em todo o território continental. E em alguns pontos, a temperatura ultrapassará mesmo os 40 graus.

A "culpa" é de uma massa de ar quente e seco vinda do Norte de África e que deverá chegar à Península Ibérica nos próximos dias, como explicou Joana Sanches, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em declarações à agência Lusa: "Vamos ter uma região depressionária a oeste de Marrocos, que leva à intensificação de uma corrente de leste que vai trazer uma massa de ar quente e seco".

Temperaturas acima dos 40 graus no Alentejo a partir de quarta-feira
Organização Mundial de Meteorologia, refira-se que a temperatura máxima média de Agosto em Lisboa ao longo dos últimos 30 anos é de 27 graus. Na sexta-feira, a máxima desce ligeiramente para os 36 graus, mas manter-se-á acima dos 30 durante o fim-de-semana.


No Porto, a semana começa com amenos 24 graus de máxima e céu muito nublado, mas o termómetro também vai subir nos dias seguintes. Para quinta-feira, o dia mais quente, estão previstos 33 graus de máxima e céu limpo. Na sexta-feira as temperaturas mantêm-se altas: 31 graus de máxima. Também a norte, mas no interior, em Bragança, as temperaturas atingem os 39 graus na sexta-feira — que será o dia mais quente da semana em Trás-os-Montes.

Mas as temperaturas mais elevadas registam-se mais a sul. Em Castelo Branco, na quinta e sexta-feira esperam-se máximas de 43 graus. Santarém registará a mesma temperatura na quinta-feira, e continuará acima dos 40 durante o fim-de-semana.

Beja vai atingir os 40 graus já na quarta-feira, mantendo-se sob calor extremo até ao fim-de-semana. Ali perto, em Moura, o termómetro poderá registar 44 graus na sexta-feira e no sábado — o valor mais alto previsto para Portugal Continental esta semana.


Já no Algarve, em Faro, onde as temperaturas têm rondado os 30 graus, o pico de calor está reservado para o próximo fim-de-semana, com temperaturas máximas de 35 graus.


Nas ilhas, fora da influência desta massa de calor proveniente do Norte de África, a previsão é de temperaturas quentes, mas mais amenas que no continente. Em Ponta Delgada, nos Açores, as temperaturas máximas estarão acima dos 25 graus, chegando aos 27 graus na quinta-feira. No Funchal, o termómetro chega aos 28 graus a partir do próximo fim-de-semana.

Evitar o calor, beber muita água
Foi aliás em Agosto de 2003 que se registou a temperatura mais elevada de sempre no país — 47.4 graus, na Amareleja, distrito de Beja. Foi o pico de uma das piores vagas de calor da história recente: nesse período (de 30 de Julho a 16 de Agosto), e de acordo com dados de um relatório do IPMA, morreram 1953 pessoas em consequência directa da exposição ao calor.


São números que nos recordam do perigo que o calor extremo pode representar para a saúde, sobretudo de doentes crónicos, idosos e crianças, pelo que convém repetir alguns alertas. Ao PÚBLICO, o subdirector-geral da Saúde, Diogo Cruz, recomenda que se procurem "ambientes frescos, arejados e climatizados”. Evitar o uso de aparelhos eléctricos que produzam calor, como fornos, é um conselho a seguir para arrefecer a casa.

Durante as horas de maior calor, entre as 11h e as 17h, deve evitar-se a exposição ao sol. Mas se tiver mesmo de sair de casa, recomenda-se a utilização de protector solar (renovado a cada 2h ou depois de banhos de mar ou piscina), chapéu e óculos de sol.

É imperativa a ingestão de água, pelo menos “dois litros e meio por dia”, indica o responsável — mesmo que não sinta sede. O álcool é de evitar, uma vez que causa desidratação. A prática desportiva deve ser moderada, evitando as horas de maior calor.

Nesta segunda-feira será realizada uma conferência de imprensa conjunta da Direcção-Geral de Saúde, IPMA e Autoridade Nacional de Protecção Civil para recordar estes e outros conselhos. “Vamos recomendar que as pessoas não cuidem só delas próprias, mas também dos mais vulneráveis: crianças, idosos, pessoas portadoras de doenças crónicas, as grávidas e é muito importante não esquecer os que têm mobilidade reduzida e as pessoas que vivem sozinhas”, afirma Diogo Cruz

“Vamos pedir às pessoas que tentem contactar e acompanhar os idosos e as pessoas que vivem isoladas, lembrar que se hidratem e permaneçam em lugares frescos e arejados.” Para além dos cuidados com a saúde, o calor extremo redobra ainda os cuidados com a floresta, com o risco de incêndio a disparar durante os próximos dias. Nestas ocasiões, a Autoridade Nacional de Protecção Civil tem advertido contra a realização de queimadas e fogueiras, a utilização de equipamentos de queima e de combustão, assim como lançar balões com mecha acesa ou qualquer tipo de fogo-de-artifício. Fumar junto de áreas florestadas é outro comportamento a evitar de todos nos próximos dias.

A Protecção Civil recomendou ainda cuidados especiais na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente “manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras”, “abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação” e, ainda, “ter cuidado com as faíscas durante o manuseamento”, evitando a utilização dos aparelhos durante os períodos de maior calor.

https://www.publico.pt/2018/07/29/sociedade/noticia/temperaturas-a-rondar-os-40-graus-1839479
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Pessoal, aconselho uma dose de calma! Nos hospitais ninguém está a "dormir", na Protecção Civil ninguém está a "dormir", nas Forças de Segurança ninguém está a"dormir", nos Bombeiros ninguém está a "dormir". Todos estão devidamente informados. Se necessário são activados os respectivos planos de contingência hospitalar, por exemplo. Ou planos de emergência municipais/distritais. Mas, por favor, não é preciso nem é útil "semear" pânico por aí fora, como por exemplo acontece numa página de Facebook que alguns conhecem. Informar sim, pânico ao estilo Correio da Manhã, por favor não!

Qualquer pessoa que leia este tópico, pensa que o Apocalipse está à porta. Até já existem garantias que se irá atingir 50ºC.
Ah e caso ocorram incêndios violentos não esquecer.. a culpa é da ANPC/GNR/IPMA/EDP/INEM etc.
 

PedroGPRO

Cumulus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
185
Local
Santa Maria da Feira, Aveiro , Portugal
tempresult_jzb5.gif
tempresult_kqj2.gif
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Há alguém que me explique como é que o GFS continua a prever precipitação para estes dias enquanto os modelos usados pelo IPMA e a AEMET contrariam totalmente essa probabilidade... :intrigante:

O GFS contínua a prever valores muito altos de CAPE praticamente desde as primeiras saídas deste futuro evento, o ECM parece não ver a mesma coisa! Qualquer das formas não sei se haverá condições à ocorrência de trovoada, aqui na minha zona (Setúbal) por exemplo , os valores de CAPE estão altos, mas o valores de LI muito baixos ;) Mas acho que não poderemos de todo descartar alguma instabilidade nos próximos dias, e que é até bem frequente acontecer neste tipo de eventos! Seria muito mau , porque iria potenciar ainda mais a perigosidade deste evento a nível de possíveis IF! Vamos aguadar, para já o IPMA "pintou" o país de Amarelo e Laranja do dia 1 para o dia 2 de Agosto!:palmas:

lYM4vZl.png


cZQKtud.png


Cape = Convective available potential energy
http://en.wikipedia.org/wiki/Convective_available_potential_energy

LI = Lifted index
http://en.wikipedia.org/wiki/Lifted_index

 
Última edição:

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Como o outro dia explicaram, o CAPE nem sempre significa instabilidade, pois se não houver humidade em altitude torna-se improvável a formação de nuvens e as condições favoráveis para precipitação...
Se houvessem condições previstas pelos diferentes modelos, também o IPMA e o AEMET iriam surgir com probabilidades de precipitação, as quais são 0% em todos os dias de previsão...
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Estado
Fechado para novas mensagens.