Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Man duro

Cirrus
Registo
29 Jul 2018
Mensagens
39
Local
Moscavide (Lisboa)
E o Vale da Vilariça, perto de Vila Flor, passo por lá muitas vezes e é tão quente como Mirandela :cold:

vilari%25C3%25A7a+ALF+6.jpg



barragem_vilarica.jpg


Já lá passei como o carro a marcar 44.5 ºc :calor:

Realmente essa zona é muito quente, mesmo num dia normal de verão vai acima dos 35°C.

Sempre foi uma zona muito quente, às vezes até tem mais que o Alentejo! :calor:
 
  • Gosto
Reactions: RStorm e joselamego


c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Eu no passado Domingo passei por lá pelas 5:30 h da tarde e o carro marcou 35.5 ºc no fundo do vale :calor:

É mesmo muito quente, desconfio que ainda mais quente que Mirandela.. :calor:

Assim que saí do Vale, e já em Vila Flor, o termómetro desceu para 30.5 ºc .
Era extremamente interessante ter mais dados dessas zonas baixas da Terra quente transmontana para, por exemplo, identificar o local/locais mais extremos dessa área. Seria dos lugares mais favoráveis ao registo de recordes de Tmáx do país a par do vale do Tejo, Alentejo e Ribatejo. ;) De referir que são igualmente favoráveis a mínimas muito baixas no inverno, imaginem só, uma estação com o recorde de Tmáx e Tmín :lmao:
 
Última edição:

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Acho que o mesmo não se pode dizer de Miranda do Douro, a leste do Vale do Sabor. Não é por acaso que aquela zona costuma de ser conhecida como "Terra Fria Transmontana" ou, simplesmente, "Terra Fria".

Aliás, é Miranda do Douro, Vimioso, Bragança e, também, em certo ponto, Macedo de Cavaleiros e Mogadouro.

Z0qmr4f.jpg


Alfândega da Fé já é mais quente, por exemplo.
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
O problema em algumas zonas em 2003 é que foram trovoadas severas, algumas com rajadas que chegaram aos 100 km/h, que penso que foi o que potenciou um dos incêndios na Serra da Penha nessa altura. Todos os incêndios nessa semana de Agosto de 2003 foram causados por trovoadas, de qualquer forma, portanto situações convectivas com calor são sempre para monitorizar a fundo.

Ainda me lembro de ver fumo e labaredas a cobrir uma grande área da Serra de São Mamede, é bom que não se repita.
Quase todo o concelho de Portalegre ficou sem luz e eu estava num casamento em Vale de Cavalos, vi os clarões e as chamas com dezenas de metros de toda a Serra Fria e a parte espanhola até La Codosera a arder... Dantesco no mínimo... Nos dias seguintes, o fumo era de tal intensidade que parecia nevoeiro, com dias de 40 ºC e muitos, noites de 25 ºC a 30 ºC, não foi nada agradável de viver, muito menos de recordar...
Relembro todos que, na minha zona, foi a onda de calor mais severa jamais registada.

Recordar 2003, é recordar um filme de terror! Eu tinha apenas 23 anos, e nesse Verão fiz uma road trip com uns amigos iniciada no final de Julho! Um calor extremo, para onde queria que se fosse , no dia 2 de Agosto a situação era caótica!:facepalm: Dia em que Portugal já registou mais ignições num só dia, 65O :shocking: Lembro.me de nesse dia estar na Serra da Estrela, e em redor existir incêndios em todos os quadrantes! :( Já em casa, lembro.me de Lisboa ficar dois dias sem visibilidade a 10 metros, pelo fumo proveniente do IF em Mafra, que entrou mesmo dentro do perímetro da tapada!
Um ano dramático para a floresta portuguesa e não só, ondas de calor destas matam muitas pessoas mais vulneráveis! 2003 não foi excepção e matou mais de 2000 em Portugal :disgust: Para quem já não se recorda, e estiver interessado deixo aqui um link com o "filme" de acontecimentos!


http://www.bvvimioso.pt/pagina/uplo...ocumentacao/livro_branco_fogos_florestais.pdf

 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
ondas de calor destas matam muitas pessoas mais vulneráveis! 2003 não foi excepção e matou mais de 2000 em Portugal

Infelizmente o meu avô materno faleceu devido a complicações de uma pancreatite e, indirectamente, por causa também essa onda de calor...
Portanto, daí a minha preocupação... Não é só por causa dos incêndios... :(
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Infelizmente o meu avô materno faleceu devido a complicações de uma pancreatite e, indirectamente, por causa também essa onda de calor...
Portanto, daí a minha preocupação... Não é só por causa dos incêndios... :(

Lamento muito!:( É sem dúvida uma situação também muito preocupante nesse sentido! Mas vai tudo correr bem desta vez, vais ver ;)
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Lamento muito!:( É sem dúvida uma situação muito preocupante nesse sentido! Mas vai tudo correr bem desta vez, vais ver ;)

Obrigado. Há que ter confiança, mas também muita cautela e preocupação.
Temperaturas superiores a 40 ºC durante vários dias e depois de um verão fresco, irão criar impacto em todos as pessoas, principalmente nas que forem mais fracos ou susceptíveis a complicações de saúde...
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Confesso que apesar de odiar calor excessivo, esta situação causa-me alguma preocupação pois os meus pais já são 'velhotes', particularmente o meu pai que já vai a caminho dos 83. Apesar de ele ser, felizmente, totalmente autónomo e independente e de ser, excepto as coisas típicas da idade, um homem relativamente saudável e que até se dá melhor com o calor do que a filha, estou algo preocupada até porque vou estar uns dias de férias e sou um bocado (muito!) control freak e preocupada crónica.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Não sei se o gfs está tão exagerado...

Já há várias saídas que vê algo parecido a isso e se repararmos nunca desce dos 47/48 graus a cada saída que passa.
Creio que muitos recordes serão batidos! :surprise:
Vi agora a meteorologia no canal1 e já admitem muitos recordes de temp máxima a serem batidos...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.