Mau tempo: Seguimento (Sistema Depressionário «Andrea» - Abril 2008)

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Mau tempo: "Pequeno tornado" derruba e arranca cerca de mil árvores em Castelo de Vide

Cerca de mil árvores, sobretudo sobreiros e azinheiras, foram derrubadas ou arrancadas quarta-feira à noite, na zona de Castelo de Vide (Portalegre), por violentos ventos, que as autoridades locais apelidaram hoje de "pequeno tornado". O vereador da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, adiantou hoje à agência Lusa que o "pequeno tornado", verificado às 21:30, afectou uma área de 125 hectares, a norte da freguesia de Póvoa e Meadas, naquele concelho.
"Ainda não temos a classificação do Instituto de Meteorologia (IM), mas, à partida, terá sido uma espécie de tornado, que afectou um corredor com uma largura de 150 metros e sete quilómetros de meio de comprimento", relatou. Depois de uma noite de temporal, marcada por "ventos extremamente violentos", segundo o autarca, os proprietários florestais da zona atingida só durante o dia de hoje se aperceberam do "fenómeno" e dos danos provocados.
"O fenómeno apanhou, essencialmente, uma área florestal constituída por azinheiras e sobreiros, bem como várias dependências agrícolas, como palheiros", disse António Pita, indicando que foram também danificadas "vedações e muros de divisão de propriedades".
Num primeiro levantamento efectuado hoje pelos serviços florestais da autarquia, foram já contabilizadas perto de "500 azinheiras arrancadas ou derrubadas, numa propriedade", mas o autarca estima que o número total de árvores danificadas, de várias espécies, atinja o dobro. "Os serviços estão a fazer um levantamento rigoroso da situação para avaliar os prejuízos totais", garantiu o vereador, indicando ainda que se verificaram também danos na rede eléctrica, como a destruição de postos de transformação.
O segundo comandante Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre, Rui Conchinha, confirmou à Lusa que aquela zona foi alvo de um "evento meteorológico adverso", que se pensa ter sido um "pequeno tornado".
"O levantamento ainda está a ser feito, mas o fenómeno atingiu uma área significativa de azinheiras e sobreiros de grande porte, que foram arrancados pela raiz e alguns deles arrastados várias dezenas de metros", acrescentou.
O comandante explicou que os bombeiros do concelho vizinho de Nisa foram alertados quarta-feira à noite para a queda de "duas ou três árvores" na estrada municipal que liga Póvoa e Meadas a Montalvão (concelho de Nisa), tendo-se dirigido ao local. "Cortaram as árvores, para manter a via aberta, mas, como era de noite, não analisaram os terrenos envolventes. Hoje é que o proprietário da herdade nessa zona constatou a situação e alertou as autoridades", disse.
Contactado pela Lusa, o IM disse desconhecer a ocorrência de qualquer tornado naquela freguesia do concelho de Castelo de Vide, mas explicou que a situação meteorológica da altura era "propícia" a fenómenos dessa natureza.

© 2008 LUSA
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Outro tornado :eek::eek: ena pá estamos a pertencer á Europa esta semana esperemos que assim se mantenha :lmao:

Por aqui rajada máxima de 77 km/h...estou com 10.5ºC :lol::lol: Primavera onde andas tu ?? :lmao::lmao:

A pressão saltou para cima do trampolim vou com 1003hpa.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Mais um pequeno tornado?:hehe:

E mais chuva!!... E 9,4ºC (minima do dia):D... está fresquinho...

Vento a 16,9 km/h e wind chill a 3,6ºC

A precipitação vai em 18,0mm
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
andreddnv9.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Hoje então sem nota especial a registar despedimo-nos oficialmente da «Andrea» que será absorvida por outro sistema Tanit II (nome dado pelo Inst. Meteo Berlim) mantendo-se contudo nestes dias este tempo com alguma chuva pelo país.

Penso que a primeira vez de dar nomes foi uma experiência bastante interessante apesar das dificuldades especiais que surgiram em lidar com a situação algo complexa.

Se reparamos em Berlim dão nomes a tudo e deixam de fora a nossa «Andrea» que deixou ventos com rajadas acima de 100km/h nos Açores e Madeira, quebrou alguns registos históricos de precipitação na Madeira e largou um Tornado F2 ou F3 no Continente, ou talvez dois a avaliar pelas últimas notícias. A situação mereceu de todo um nome. Obviamente (e se calhar felizmente dados os estragos a lamentar) nem sempre será assim, mas por outro lado nem sempre será tão complicado de gerir como agora.

Os agradecimentos ao Rog por todo o trabalho que tem tido com isto e a todos pelo seguimento que bateu novamente uma série de records do forum :thumbsup:


GFS 15:00z (16:00)

03-1.png


GFS 18:00z (19:00)

06-3.png
 

mauro miranda

Cumulus
Registo
26 Mar 2008
Mensagens
286
Local
bobadela
e la se foi embora a Andrea, ainda estao aqui na bobadela a passar as ultimas nuvens que estao a deixar aguaceiros fracos e vento moderado

a andrea este ate recheadinha reparem

vento muito forte com rajadas até 200km/h mais coisa menos coisa em santarém

granizo na margem sul

chuva todos os dias de moderada a forte intensidade

2 tornados :D:D um em santarem e outro ao que parece em portalegre

e ainda umas boas trovoadas esta noite, por isso nao nos podemos queixar, houve de tudo um pouco:D:D
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
por aqui entre as 4h30 e 6h30 da manha ouve muita trovoada com granizo e muito vento forte..não dormi nada durante a noite a conta do barulho..:lol:

de manha alguns aguaceiros..nada de especial

tarde quase igual..
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Olá

De facto, a Andrea está de despedida. Foi uma experiência histórica, do ponto de vista meteorológico. Quatro dias com a pressão atmosférica inferior a 1000 hPa, em média, por TODO o País em plena primavera não é comum.

Para muitos de nós, a montanha pariu um rato. Estávamos á espera de muitos fenómenos espectaculares, o que não sucedeu. Fora o vento e alguns aguaceiros fortes, é digno de nota o tornado de Santarém e, talvez, o de Castelo de Vide. Na Madeira, o mais significativo além do vento, foi a quantidade de precipitação que deu origem a inundações.

A Andrea trouxe-nos o tempo típico das Ilhas Britânicas nesta época do ano, embora com temperaturas um pouco mais elevadas. Foi uma família de depressões de génese polar, sem zonas convectivas maciças. Somente algumas linhas de instabilidade que foram o suficiente para dar origem a um ou dois fenómenos do tipo tornado. De notar, que debaixo da acção directa destas depressões bastante cavadas, houve regiões do País que tiveram sol, com fraca precipitação. Foi o caso da zona de Lisboa, por exemplo.

Foi uma experiência interessante e enriquecedora dos nossos conhecimentos. Deu para distinguir entre depressões de génese polar e outras convectivas que se formam por estas bandas, com convecção mais maciça, densa.

A Adrea está de partida. Estamos à espera do que se vai passar a seguir, sempre vigilantes e espectantes.

A propósito, a massa de ar tropical marítimo, foi substituída por ar polar. É possível que neve nas serranias do interior do País. Atenção às cidades mais elevadas do interior, pois é muito bem possível que neve (se é que já não está a nevar).
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
e la se foi embora a Andrea, ainda estao aqui na bobadela a passar as ultimas nuvens que estao a deixar aguaceiros fracos e vento moderado

a andrea este ate recheadinha reparem

vento muito forte com rajadas até 200km/h mais coisa menos coisa em santarém

granizo na margem sul

chuva todos os dias de moderada a forte intensidade

2 tornados :D:D um em santarem e outro ao que parece em portalegre

e ainda umas boas trovoadas esta noite, por isso nao nos podemos queixar, houve de tudo um pouco:D:D

Disto tudo, só tive chuva moderada ! :disgust:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ás 18h as estações de:

Lamas de Mouro marcava: 2.2ºC

Montalegre marcava: 1.9ºC

Eu estou com 10.8ºC mas já tive 9.7ºC :D:D estamos a 10 de Abril ou 10 de Janeiro :huh::huh: :assobio:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Após mais um aguaceiro, estou com 9,8ºC. A minima do dia.

Realmente o frio do inverno decidiu abraçar-nos outra vez. Ainda assim, e ao final dos primeiros 10 dias do mês, estou com uma anomalia a rondar os +2,4ºC. A ver se os próximos dias equilibram esta situação das temperaturas.

A nível de precipitação, vou com uns timidos 5,4mm desde as 0h.



EDIT:

Consegui finalmente, ao fim da tarde, ver a neve no Pico nas webcams dos Açores! Andava desde ontem a tentar ver qualquer coisa.:hehe:
Ora aí está ela:



 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Não choveu mais a continuo então com os 19,5mm

A minima foi de 9,2ºC e neste momento tenho 10,1ºC
O vento chega muitas vezes aos 10 km/h mas tem vindo a abrandar
Humidade a 80%
Pressão a 1005 hPa (desde as 7:30+- subiu 15 hPa):shocking:



NOTA: Este tópico ja vai com 1154 mensagens e 35522 visualizações:shocking: e em poucos dias!