Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
@Aristocrata cá também estavam 17 ºC quando vim de Portalegre para Arronches, mas não duvido que o que ai vem vai ser agressivo, brusco e bastante preocupante... Previsões de 5 dias com temperaturas superiores a 40 ºC e a roçarem os 45 ºC, noites com mais de 25 ºC, obrigam a cautelas...

Acumulei hoje 0,7 mm. Nada mau! Já não rego as plantas nas próximas 2 semanas.:bombar:


Há muito sensacionalismo...Isso é certo!
Por um lado é bom, por outro era de aproveitar e alertar quem cuida dos grupos de risco (idosos, crianças e trabalhadores ao ar livre).
No meio de muito sensacionalismo, note-se: jornalismo!, perde-se por vezes a mensagem mais importante que é proteger as vidas humanas (e já agora de animais também).

Claramente estava a ser irónico, cabe-me "arrefecer" um bocado o ambiente pré-evento aqui no fórum.
O foco aqui é discutir esta fase interessantíssima que temos pela frente. :w00t:
E se não fossemos nós, comunidade amadora, a meteorologia em Portugal estava neste momento "morta".
Essa é que é a realidade! É por isso um orgulho fazer parte deste grupo, deste fórum.
Cada um contribui com o que sabe, com o que pode, aprende, ensina. Muito bom!
---------
Nas cartas vi convergência nos vários modelos com o aproximar do início do mês de agosto.
Por isso cada vez mais é uma certeza a persistência do calor e os valores extremos de temperatura.
O pormenor aqui (porque o pormaior é o calor e a sua persistência) é confirmar se teremos recordes em algumas estações nacionais ou recorde europeu.
O "nowcasting" vai ser interessante nesse aspecto. ;)
 


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Há muito sensacionalismo...Isso é certo!

Os pasquins têm de vender de qualquer maneira e feitio...

E se não fossemos nós, comunidade amadora, a meteorologia em Portugal estava neste momento "morta".
Essa é que é a realidade! É por isso um orgulho fazer parte deste grupo, deste fórum.
Cada um contribui com o que sabe, com o que pode, aprende, ensina. Muito bom!

Somos dois ;):thumbsup:
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Calor, calor, calor.
Não sabem falar de outra coisa?
Parece que tudo passa pelo calor.
Andam a enganar as pessoas!
Mas alguém acredita que virá tanto calor como falam? Nunca!!!
Não assustem as pessoas, já chega de sensacionalismo.

Q8Ei0Lc.jpg

Foto por mim tirada às 09.30h, bem perto de casa. Com 19,4ºC de momento.
E esperam que eu ACREDITE quando escrevem "ONDA DE CALOR"?!
:disgust:
A brincar a brincar, mas isto é o que passa pela cabeça de muito boa parte da população. Eu diria que mais do que ironia é uma bela sátira. Há pessoas que para elas falar nisto é estar a "por medo á população". Enfim........ prevenção, o que é isso?
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Bom dia pessoal,

Pois é, já não à muita volta a dar! A coisa não está para brincadeiras! É extremo, talvez do mais extremo que já tivemos no nosso país, Vão ser dias de muita exigência e cautelas para todos nós, 6 a 7 dias com temperaturas acima dos 40ºc em vastas regiões do país :shocking: e se no que toca ao risco de incêndio, o atípico mês de Julho pode ser favorável na existência ainda de alguma humidade à superfície , e da matéria combustível não estar ainda muito seca! Mas muito atenção, o risco será máximo na mesma! Em relação ao impacto que poderá ter na saúde de todos nós esta subida abrupta de temperatura poderá ter consequências graves se as precauções necessárias não forem tomadas!;) Não gosto de alarmismos, e sensacionalismos , mas a situação é realmente preocupante! Por onde quer que se pesquise , não encontro registo de previsões as actuais que temos! Só espero que esteja errado, e daqui por uma semana a montanha tenha parido um rato ;) Por isso vamos todos ajudar a minimizar os possíveis problemas que possam estar para chegar !
Alertem os vossos, e todos os que possam ajudar, não se exponham ao sol, bebam muita água e por favor não usem o fogo para nada! :pray: Ah,e não se esqueçam! Os animais sofrem com o calor da mesma forma que nós ;)

Ondas de calor - Recomendações para a população
https://www.dgs.pt/saude-ambiental-calor/recomendacoes.aspx
 
Última edição:

rmsg

Cumulus
Registo
26 Fev 2016
Mensagens
101
Local
Foz de Arouce, Lousã (116m)
No Verão e nos episódios de calor constato claramente que o GFS prevê com muito mais precisão e antecipação que os outros modelos, principalmente o ECMWF. Não é raro o GFS prever com uma antecedência de oito/dez dias uma onda de calor que, mais tarde, se efectiva. Os outros modelos apresentam também uma tendência de subida da temperatura, mas as diferenças para menos são notórias. Poder-se-ia pensar que que há um exagero do GFS, mas com o aproximar do evento são todos os outros que se aproximam do GFS e não o contrário.
Vejo neste fórum muito desdém relativamente ao GFS. É certo que algumas vezes há um certo exagero, mas noto que normalmente prevê acertadamente estas ondas de calor. Prefiro o GFS que erra por excesso em 3/4 ºC do que o ECMWF que erra bastante por defeito, por vezes com diferenças de mais de 10 ºC. Notem que falo das previsões a mais de uma semana, porque depois os valores de temperatura previstos tendem a aproximar-se.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Os pasquins têm de vender de qualquer maneira e feitio...

Neste momento, uma das fontes fidedignas para o sensacionalismo jornalístico no que toca à meteorologia são as páginas do facebook (e um pouco este fórum).
Já proliferam por aí inúmeras páginas com referência à onda de calor, aos valores extremos, à possibilidade de se quebrarem recordes. Muitas de membros ou ex-membros do nosso fórum. Mas que o fazem de forma apaixonada, pueril por vezes.

É precisamente aqui que os jornalistas falham: não tem a sensibilidade de "ler", de intuir, de aprender e de cruzar informação com fontes oficiais. Vulgarmente apenas as transcrevem...
Seria mais lógico que estes jornalistas fossem mais concretos, assinalando o calor que aí vem, mas acima de tudo os cuidados a ter com esta situação: normalmente os cuidados a ter são relegados para 2º plano.
 
Última edição:

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
O Severe Weather Europe prevê uma onda de calor muito forte com as temperaturas podem chegar aos 51º :calor:

GFSOPSP00_114_17.png-nggid043869-ngg0dyn-1000x600x100-00f0w010c010r110f110r010t010.png
Se realmente os modelos continuarem a mostrar o que mostram eu apostaria numa temperatura máxima a meio termo entre o GFS e ECM. Um mostra os 50ºC e o outro os 46ºC, não acho impossível que os 48ºC se concretizem. Para bem oxalá o ECM acertasse :hmm:
 

Man duro

Cirrus
Registo
29 Jul 2018
Mensagens
39
Local
Moscavide (Lisboa)
Se realmente os modelos continuarem a mostrar o que mostram eu apostaria numa temperatura máxima a meio termo entre o GFS e ECM. Um mostra os 50ºC e o outro os 46ºC, não acho impossível que os 48ºC se concretizem. Para bem oxalá o ECM acertasse :hmm:

Infelizmente, normalmente o ecm vê por baixo as temperaturas...

Era bom que acertasse.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,078
Local
Horta, Matriz, (90m)
Calor, calor, calor.
Não sabem falar de outra coisa?
Parece que tudo passa pelo calor.
Andam a enganar as pessoas!
Mas alguém acredita que virá tanto calor como falam? Nunca!!!
Não assustem as pessoas, já chega de sensacionalismo.

Q8Ei0Lc.jpg

Foto por mim tirada às 09.30h, bem perto de casa. Com 19,4ºC de momento.
E esperam que eu ACREDITE quando escrevem "ONDA DE CALOR"?!
:disgust:

Boa sorte! Por aqui vou-me deliciar com os meus 27°c :)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,078
Local
Horta, Matriz, (90m)
O Severe Weather Europe prevê uma onda de calor muito forte com as temperaturas podem chegar aos 51º :calor:

GFSOPSP00_114_17.png-nggid043869-ngg0dyn-1000x600x100-00f0w010c010r110f110r010t010.png

51, já deforma caixotes do lixo e similares feitos de plástico!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Estado
Fechado para novas mensagens.