Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Gl9q2dH.png


Os 50.1º do GFS (6z) operacional (1º valor da direita) não têm grande suporte no ensemble (pelo menos no local aleatório que escolhi). Ainda falta um bocadinho.

Está na altura de haver caçadores de temperaturas positivas extremas :D Publiquem fotos de termómetros :D

Com certeza publicarei, tenho aqui perto uma Farmácia cujo termómetro facilmente marca 43/45 graus em dias quentes, nestes dias que se avizinham pode chegar ou até superar os 50ºc, vamos ver :calor:
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Os 50.1º do GFS (6z) operacional (1º valor da direita) não têm grande suporte no ensemble (pelo menos no local aleatório que escolhi). Ainda falta um bocadinho.

Os membros do ensemble não têm resolução suficiente para modelar estas temperaturas de forma correta. Neste caso o diagrama de ensembles não serve para nada. Basta ver as mínimas absurdas que prevêem umas horas antes.
Também acho improvável atingirem-se essas temperaturas, mas a verdade é quanto mais nos aproximamos do dia, mais extrema se torna a previsão.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Naturalmente previsões na ordem dos 50º são um bocado "outlier", portanto não dá para fazer grandes comparações da performance do modelo em eventos anteriores.

Ainda assim, fui fazer uma comparação, muito grosseiramente pelo motivo atrás referido, e assim fui ver as previsões a 4 dias de distância para 2 eventos recentes: 17 Junho 2017 - (dia dos incêndios) e 13 Julho 2017 (dia dos 46.2º na Amareleja) e a verdade é que a essa distância temporal de 4 dias os valores previstos pelo GFS eram pouco exagerados. No máximo 1º de erro... E andávamos nós na altura a achar que seriam previsões disparatadas.

Mas volto a referir que ao olharmos para 49/50º, estamos a falar de "terreno não explorado", portanto, esta comparação tem pouca validade. Custa-me a crer nesses valores, mas não me surpreenderei nada com uns 47/48º.

Estamos a entrar no período útil de previsão dos modelos de alta resolução, e começam a aparecer cartas para 5ª/6ª com áreas muito extensas (mais de 1/3 do continente) acima dos 44º, o que é avassalador.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Os membros do ensemble não têm resolução suficiente para modelar estas temperaturas de forma correta. Neste caso o diagrama de ensembles não serve para nada. Basta ver as mínimas absurdas que prevêem umas horas antes.
Também acho improvável atingirem-se essas temperaturas, mas a verdade é quanto mais nos aproximamos do dia, mais extrema se torna a previsão.

O local que escolhi foi perto do litoral (onde ocorrerão os tais 50.1º). No 'interior' o ensemble é muito menos díspar e como tal mantém a sua relevância.

O ensemble para a estação da Amareleja, por exemplo -> http://images.meteociel.fr/im/5896/table_zbt9.png

PvIfYjs.png
 
Última edição:

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Ao contrário de outras ondas de calor, com normal gradiente térmico norte/sul na península, nesta teremos um forte gradiente térmico este/oeste, de tal forma que em Espanha será um evento dito normal. O que poderá acontecer, será a formação de alguma baixa a oeste de Portugal, que poderá gerar vento de componente sul. No Algarve o vento será forte de levante. Com tudo isto, o risco de incêndios aumenta, mas por outro lado, espero que o vento tenha um efeito dissipador das temperaturas.

As temperaturas vão atenuar, mas mais por culpa do vento.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
O que mais me assusta é que a população em geral está descrente no evento devido às temperaturas moderadas que se fazem sentir. Além de que não compreendem a gravidade da situação.

Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk

Sim, aqui em Leiria já ouvi comentários de pessoal descrente. Este tempo relativamente fresco que temos tido é enganador do que nos espera... :unsure:
 
Última edição:

Man duro

Cirrus
Registo
29 Jul 2018
Mensagens
39
Local
Moscavide (Lisboa)
Depois peço que mudem isto para a previsão de Agosto.

Esta carta a +81h a mostrar 49ºC é algo mesmo de cortar a respiração. O recorde nacional vai estar por um fio...

81-778SP.GIF

O recorde nacional vai ser passado, não se fiem pelo ecm que é um modelo que costuma ver as temperaturas por baixo...

Se o gfs estivesse a exagerar tirava logo na outra saída a seguir, algo que não aconteceu.

Pronto veremos que se vai suceder.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
A julgar, pelas respostas de algumas pessoas ás questões dos Jornalistas, penso que este evento está a ser banalizado por muita gente.
Oxalá, que a malta tenha realmente o bom senso de cumprir as recomendações que têm sido feitas pelas entidades competentes, caso contrário vão correr por ai notícias muito desagradáveis.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
O que mais me assusta é que a população em geral está descrente no evento devido às temperaturas moderadas que se fazem sentir. Além de que não compreendem a gravidade da situação.

Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk
Se soubesses o trabalho que me está a dar convencer a minha mãe que terá de beber dois litros de água, pelo menos, por dia... :wacko::lol:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.