Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

charlie17

Cumulus
Registo
6 Ago 2017
Mensagens
248
Local
Coruche, Santarém (70m)
Realmente é preocupante, não gosto muito de ligar a previsões a longo prazo do GFS, mas o que é certo é que, desta vez, foi o modelo que, pelo que parece, tem estado mais 'certo' este tempo todo! Vivo na vila de Coruche e nunca me passou pela cabeça ultrapassar os 45ºC por aqui, pensava sempre que esse tipo de valores só se atingiam no interior alentejano... Gostava de saber qual o recorde de temperatura da estação de Coruche (já ouvi dizer que era 44,6º, mas não tenho mesmo a certeza, alguém sabe?).
Olhar para estas saídas é realmente um pouco alarmante, especialmente ver partes do conselho a chegar aos 49ºC no sábado!!
 


david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Realmente é preocupante, não gosto muito de ligar a previsões a longo prazo do GFS, mas o que é certo é que, desta vez, foi o modelo que, pelo que parece, tem estado mais 'certo' este tempo todo! Vivo na vila de Coruche e nunca me passou pela cabeça ultrapassar os 45ºC por aqui, pensava sempre que esse tipo de valores só se atingiam no interior alentejano... Gostava de saber qual o recorde de temperatura da estação de Coruche (já ouvi dizer que era 44,6º, mas não tenho mesmo a certeza, alguém sabe?).
Olhar para estas saídas é realmente um pouco alarmante, especialmente ver partes do conselho a chegar aos 49ºC no sábado!!

olá vizinho, vamos sofrer um bocado :p, eu já ouvi dizer que foi 45.5ºC mas também não tenho a certeza
 

charlie17

Cumulus
Registo
6 Ago 2017
Mensagens
248
Local
Coruche, Santarém (70m)
olá vizinho, vamos sofrer um bocado :p, eu já ouvi dizer que foi 45.5ºC mas também não tenho a certeza
Boas, é verdade! Segundo o site Ventusky, ao correr o GFS para dia 4 de agosto, dava-me 49ºC para a Fajarda! Sábado tem alta probabilidade de ser o dia mais quente do ano para nós... vamos ver...
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Boas, é verdade! Segundo o site Ventusky, ao correr o GFS para dia 4 de agosto, dava-me 49ºC para a Fajarda! Sábado tem alta probabilidade de ser o dia mais quente do ano para nós... vamos ver...

é mesmo um exagero, estou de certo modo curioso que máxima vou ter, e a estação de Coruche no vale do Sorraia vai aquecer imenso, tenho uma estação vou fazendo o seguimento nestes dias no litoral centro
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,818
Local
Lisboa e Alenquer
Se soubesses o trabalho que me está a dar convencer a minha mãe que terá de beber dois litros de água, pelo menos, por dia... :wacko::lol:

Sim as pessoas ficam desidratadas em menos de nada quando expostas a este tipo de temperaturas, e muitas vezes nem dão por isso, sobretudo se forem idosos e crianças.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,818
Local
Lisboa e Alenquer
penso que a ser batido assim todos os máximos históricos, só pode ser sinal de que o planeta está mais quente e que este é um ano em que vivemos já em pleno as alterações climáticas:confused:.
Há modelos a dar 51ºC para a zona do Vale do Tejo, o que me causa estranheza é o facto de ser aqui na Zona de Santarém que estão a por estas temperaturas.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
O concurso das apostas devia ser reformulado e simplificado -> Estará o GFS certo na previsão dos 50º? :D

Revisitando o recorde europeu (48º, Grécia):

Cl5Qp2r.png


Nesse dia esteve bastante fresco em PT. Agora vai ser ao contrário. Portugal torra e fica (relativamente) fresco na Grécia.

gfs-15-96_ark1.png
 
Última edição:

Stormlover

Cumulus
Registo
31 Jul 2018
Mensagens
277
Local
Loures / costa de caparica
Sábado deverá ser o dia mais quente e a mínima de sábado para domingo deve ser realmente interessante! Estou deveras preocupado com a situação, os records não vão ser batidos por décimas ... É deveras preocupante e a maioria da comunidade não está a levar isto a sério, porque todas estas temperaturas frescas fazem com que as pessoas descredibilizem este evento!
Os incêndios provavelmente nem serão históricos mas as mortes por influencia do calor sim ! O calor em si não mata mas para quem tem problemas já é deveras preocupante .... especialmente pelo choque criado! Vamos passar de máximas de 30's e 20's para máximas de 40's ou até mesmo próximo dos 50
Tenho muita pena de já não ter uma estação :buh::buh::buh::buh::buh:
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Por aqui também baixou, para 34ºC no sábado :D

Não tens por ai um quartinho para a malta para os próximos dias João?! ;) No meio disto tudo, ainda à malta com alguma sorte :uau:

YZXD7u2.png
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
penso que a ser batido assim todos os máximos históricos, só pode ser sinal de que o planeta está mais quente e que este é um ano em que vivemos já em pleno as alterações climáticas:confused:.
Há modelos a dar 51ºC para a zona do Vale do Tejo, o que me causa estranheza é o facto de ser aqui na Zona de Santarém que estão a por estas temperaturas.
Tal como já referi, com a corrente de leste, o Ribatejo é ainda mais quente que o Alentejo. Tanto que, em Espanha na zona de Sevilha e Córdoba que costumam ser zonas super quentes, a temperatura mais elevada prevista é 42°C, algo banal em situações destas naquela região. Caso o vento estivesse de NW com uma situação idêntica a esta, certamente que os valores previstos para o Vale do Tejo neste momento, estariam no Alentejo e naquela zona. Prova disso foi a onda de calor de julho do ano passado quando o Alentejo teve 45/46°C.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.