Seguimento Litoral Norte - Agosto 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas :calor:

Máxima anual de 37.0 ºc :calor:

Neste momento ainda 31.1 ºc e vento fraco. :calor:

Hoje ao fim do dia, um sol completamente filtrado pelas poeiras do deserto:

solfiltrado.jpg
 


c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Certamente que sim devido a poeira do deserto.por aqui não vai descer dos 23°c

Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
Ontem a mínima foi de 17 e eram previstos 22. Há anos que nem tenho noites tropicais porque aqui é uma zona de inversão :) Entretanto estão 27 graus.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,938
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Afinal a Tmáx de hoje foi ligeiramente mais alta. Como tenho um termómetro de mercúrio de máximas no abrigo meteorológico, lá fui ver o valor real da mesma: 38,6ºC.
Sempre são mais 0,4ºC do que a do sensor da Oregon.
Já verifiquei noutras ocasiões que o sensor digital tende a dar valores ligeiramente (porque é mesmo por décimas) diferentes do termómetro de mercúrio.
Também tenho um termómetro de álcool para as mínimas, mas aí não tenho notado diferenças maior do que 2 décimas, tanto acima como abaixo, o que posso considerar como excelente.

A noite continua quentinha, para os meus padrões, claro!
Sigo com 24,9ºC e Hr de 45%.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,179
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
"Boas" noites... :calor:

Dia "interessante" hoje por terras de Arga; apesar de não tão quente como noutros locais do país, deu bem para "provar" um calorzinho que já há muito não provava... o que valeu foi mesmo o ar condicionado da carripana :D Não deu para fazer medições, estava num grupo e as paragens eram breves, mas imagino que o momento mais quente que apanhámos cá fora tenha sido por volta das 15h00. A essa hora estavam 32ºC em Vila Praia de Âncora e estando nós alguns 15 km para o interior a sensação de bafo escaldante diz-me que estariam uns 36/37ºC.

Já pelo Porto, por volta das 20h00, o meu sensor media uns escaldantes 32,5ºC e às 20h50 em Perafita, a escassos metros do mar, uns refrescantes 19ºC. O sol estava quase branco, um claro sinal da "visita" do Saara ao nosso cantinho... Neste momento ainda uns incríveis 29,8ºC; vai ser uma noite interessante... :rolleyes::lol:

Quanto a máximas, a estação de Lordelo chegou aos 34,6ºC e a de Massarelos (IPMA) 37,3ºC.

E deixo umas fotos da saída de hoje. A luminosidade não engana, estava mesmo muito quente, até à sombra dos carvalhos na margem do Coura. A água, por sua vez, estava bem geladinha!

Coura and Minho River Valley, 02-08-2018 by JoãoP74, on Flickr


Coura River, 02-08-2018 by JoãoP74, on Flickr


Serra d'Arga, 02-08-2018 by JoãoP74, on Flickr


Serra d'Arga, 02-08-2018 by JoãoP74, on Flickr
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,179
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa noite.

Afinal a Tmáx de hoje foi ligeiramente mais alta. Como tenho um termómetro de mercúrio de máximas no abrigo meteorológico, lá fui ver o valor real da mesma: 38,6ºC.
Sempre são mais 0,4ºC do que a do sensor da Oregon.
Já verifiquei noutras ocasiões que o sensor digital tende a dar valores ligeiramente (porque é mesmo por décimas) diferentes do termómetro de mercúrio.
Também tenho um termómetro de álcool para as mínimas, mas aí não tenho notado diferenças maior do que 2 décimas, tanto acima como abaixo, o que posso considerar como excelente.

A noite continua quentinha, para os meus padrões, claro!
Sigo com 24,9ºC e Hr de 45%.
O penico está a (in)verter? :lol: Está bem mais fresco aí do que aqui!
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,179
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas :calor:

Máxima anual de 37.0 ºc :calor:

Neste momento ainda 31.1 ºc e vento fraco. :calor:

Hoje ao fim do dia, um sol completamente filtrado pelas poeiras do deserto:

solfiltrado.jpg
Fantástica! :w00t::thumbsup: Quando eu o vi estava ainda mais branco, nunca tinha visto um pôr do sol com aquela cor. Infelizmente já não fui a tempo de o "apanhar".
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,938
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Sem dúvida que está a (in)verter.
Raramente aqui tenho noites tropicais.
Esta noite tive 17,4ºC, o que conjugado com uma leve brisa me refrescou a casa...
Já a noite anterior tinha ficado pelos 12,4ºC. Que bom para dormir...;)
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,179
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Sem dúvida que está a (in)verter.
Raramente aqui tenho noites tropicais.
Esta noite tive 17,4ºC, o que conjugado com uma leve brisa me refrescou a casa...
Já a noite anterior tinha ficado pelos 12,4ºC. Que bom para dormir...;)
Maravilha de penico em que tu vives! :D Por cá ainda acima dos 29ºC... :rolleyes:
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Umas surpresas, amanha teremos instabilidade, espero que todos estejam atentos amanhã


jzPzULk.jpg
 
Estado
Fechado para novas mensagens.