Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,812
Local
Lisboa e Alenquer
Alcácer do Sal poderá chegar aos 48ºC hoje? novo record de temperatura na europa? O IPMA diz que sim.
Já sei que como esta de Leste estes valores foram empurrados para a zona mais próximo do Litoral, mas não é impressionante o facto de estes registos serem feitos perto do mar? Setúbal quase mais 4 graus que o anterior record? 48 em Alcacer? incrível.
 
Última edição:


rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
Ontem nas estações online IPMA a de Alcácer às 11h estava aprox. ao mesmo nível de temperatura (37/38ºC) que Setúbal , Pegões e Viana do Alentejo (vizinhas). Depois foi o que foi e subiu cerca de mais 1/2º C que as anteriores.
Hoje vai ser o mesmo? E subirá mais? Tenho certas dúvidas... Às 9h marca 29,1 enquanto que Setubal 34,6, Pegões 33,6 e V. Alentejo 34,9. Veremos se terá uma subida drástica...
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,818
Local
Menorca
Coloquei no seguimento sul mas é uma subida tão brutal que adiciono aqui também:

Portalegre (cidade) - IPMA:

- Ontem 10 UTC:..... 34,4 ºC
- Hoje 10 UTC:......... 40,0 ºC
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,439
Local
Olhão (24 m)
Confirmo amigo, recebido! Um passo importante dos muitos que ainda existe para fazer! Mas confesso que não liguei para o número a ver se estava correcto, é de conhecimento público que em caso de incêndio devemos ligar o 117 ou 112 ;) Fica mal a comunicação social escamotear tanto um erro da ANPC , quando está a fazer uma coisa que será boa para todos nós! Quem nunca errou, que atire a primeira pedra :)


No dia 2 de Agosto recebi a dita com o nº da Glassdrive, depois a rectificação passada 3 horas. :D Ontem, com o mesmo risco extremo no Algarve, a dita sms de alerta já não foi enviada. Logo, no dia em que começa um grande incêndio no Algarve, aonde ficou o alerta? Na gaveta... :rolleyes:

Para mim, faz todo o sentido em dias que o risco de incêndio seja extremo seja enviada uma sms.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Confirmo amigo, recebido! Um passo importante dos muitos que ainda existe para fazer! Mas confesso que não liguei para o número a ver se estava correcto, é de conhecimento público que em caso de incêndio devemos ligar o 117 ou 112 ;) Fica mal a comunicação social escamotear tanto um erro da ANPC , quando está a fazer uma coisa que será boa para todos nós! Quem nunca errou, que atire a primeira pedra :)
É verdade amigo, um excelente passo para manter a população mais segura e atenta a possíveis ocorrências. A ANPC está de parabéns com o novo sistema, não importa o erro que cometeu ao inicio ;)
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Não quero ser pessimista, mas parece-me que o cenário de rajada piorou em relação à anterior Run:

00054_20180804_00_018.gif


Isto para as 18h do dia de hoje, ou simplesmente, para o fim da tarde, com rajadas superiores a 100 km/h, ou, especificamente, superior a 130 km/h!

E não é só no Alentejo, é também no interior centro. Preocupante!

O GFS também indica tais probabilidades, mas mais para o Alentejo:

12-289PSP.GIF


12-602PSP.GIF


E o ICON-EU, com situação preocupante para o Baixo Alentejo:

iconeu_sp1-52-10-0.png



Nota também para os valores de CAPE, em especial para o Algarve:

9-505PSP.GIF

Situações preocupantes para o fim da tarde de hoje!
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego e Thomar
Estado
Fechado para novas mensagens.