Seguimento - Incêndios 2018



Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
E a frente da Fóia ainda subsiste?

ontem tinham falado no Chilrão do lado oeste mas esse nome desapareceu.

Falou-se nos Casais mas isso é do lado sul...
está a arder em volta das Caldas e Meia Viana porque era uma zona verde que tinha ficado para trás.

como já ardeu no Rasmalho, Porto de Lagos e Falacho... pra sul já não pode vir.

vai tudo pra leste.
 

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
Eu tb sinceramente não percebo puto deste incêndio...
Sei que é de grande dimensão mas nem sei qts frentes tem ou para onde se dirige...

Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
Não percebes é simples e ninguém vê
INVERSÃO TÉRMICA - tudo parece estar bem mas no fundo está tudo mal , no fundo os incêndios ficam no fundo do val , vai ardendo lentamente durante a noite derivado a inversão térmica , todos nós pensamos que o incêndio está a dar tréguas e que está praticamente dominado , durante a manhã os meios aéreos não tem condições para atuar devido ao fumo , a malta pensa que ele está caminho mas no fundo anda a moer os combustíveis , o fumo e o ar quente ficam retidos pelo cinturão , onde os combustíveis vão aquecendo , faltalhes oxigénio para poderem arder bem , quando se dá a ruptura do cinturão térmico é aí que a porca torce o rabo e nada mais nada menos é o que acontece em Monchique , simples rápido e eficaz

Enviado do meu ONEPLUS A6003 através do Tapatalk
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Vista Norte de Silves:
38711266_1881885085184098_1757181029006704640_o.jpg


Vista a NE
38732687_1881880078517932_2725285688525193216_o.jpg
 

Nuage

Cirrus
Registo
17 Jan 2012
Mensagens
12
Local
Odivelas
além de todo o voluntariado que se vai fazer para todas as coisas que arderam... gostava de ser voluntário para matar as acácias que arderam e vão rebentar de novo.
Isso é quase impossivel,eu ando a anos a tentar combate-las do meu terreno....ainda a uma semana andei a cortar os rebentos dos rebentosss dos,,,
Mas agora com incendio em Marvão ele nao passou porque tinha uma faixa larga limpa...passou a volta.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Isso é quase impossivel,eu ando a anos a tentar combate-las do meu terreno....ainda a uma semana andei a cortar os rebentos dos rebentosss dos,,,

as acácias não podem ser cortadas... rebentam sempre e com mais força ainda.

Têm de ser descascadas, começa um pouco abaixo do solo até se descobrirem as raizes e depois até 1 metro de altura.
Morrem porque perderam o floema.
Levam uns 2-3 meses a secar.

E só depois de mortas é que se pode cortar e queimar.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Porque o distrito de Viana di Castelo raramente tem grandes incendios (lembro me um em 2005 em viana e um em 2015 ou 16 no geres na zona dos arcos e em Moncao)?
Tem uma area florestal brutal, com muita erva miuda para arder, nortadas enormes. Só não tem tanto calor e tem mais humidade embora a partir de 20km p interior ja faca muito calor.
Deve ser o distrito mais bem gerido de Portugal em termos de massa florestal.
Tem muito carvalho... vai lá ver as zonas onde prolifera o eucalipto, como a serra d'Arga, que conheço como a palma da mão, e a conversa já é outra...