Seguimento - Incêndios 2018

robinetinidol

Nimbostratus
Registo
30 Jun 2015
Mensagens
608
Local
Fátima / Coimbra
Acho impressionante hoje não termos frentes activas, quando ontem ao fim da tarde o cenário era dantesco!!
Se houver reactivações, como empurra para Sul (direcção sul das serras, direcção terrenos agricolas) o fogo (Nortada), não deve haver problema? Qual é o cenário de ventos? Não percebo! Alguém me esclarece?
 
Última edição:


remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Acho impressionante hoje não termos frentes activas, quando ontem ao fim da tarde o cenário era dantesco!!
Se houver reactivações, como empurra para Sul (direcção sol da sserras, direcção terrenos agricolas) o fogo (Nortada), não deve haver problema? Qual é o cenário de ventos? Não percebo! Alguém me esclarece?
Acho que se deve em parte ao nevoeiro que se abateu na zona logo após as 20h, depois com humidade alta e chuva. O vento vai continuar a soprar moderado de N/NO. Quanto ao resto não te sei responder.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Ricardo, Ricardo, isto não se faz... :nono: Tu queres é que eu comece a falar sobre o IF de Monchique não é? :dry:
A vontade é tanta... mas vou resistir! :lol:

Vá, não te acanhes! :D

Em relação ao "a excepção que confirma a regra" do nosso Primeiro Ministro é tão mau que nem há comentário a fazer...:disgust:
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Acho impressionante hoje não termos frentes activas, quando ontem ao fim da tarde o cenário era dantesco!!
Se houver reactivações, como empurra para Sul (direcção sul das serras, direcção terrenos agricolas) o fogo (Nortada), não deve haver problema? Qual é o cenário de ventos? Não percebo! Alguém me esclarece?
O vento esta de Norte/Noroeste...se pensares única e exclusivamente na cabeça do incêndio, sim não haveria problema depois da cabeça atingir uma área agricola/urbana!
O "problema" é que o flanco vai continuando a abrir...a abrir...e a alimentar a cabeça, fazendo com que se formem novas "carreiras" e estas dão origem a novas cabeças...este problema esta identificado ha anos junto da ANPC e dos BB's...mas não percebo...não aprendem...Aliás, é um dos primeiros erros crasso neste incêndio...o primeiro desenvolvimento vai para Norte. Havendo previsão de rotação do vento para o quadrante Norte (antes era de sul como se recordam), como é possivel que não se faça consolidação da cauda e flancos...como é possivel?! É inacreditável!!
 

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
[QUOTE="AJB, post: 687435, member: 1881"
O "problema" é que o flanco vai continuando a abrir...a abrir...e a alimentar a cabeça, fazendo com que se formem novas "carreiras" e estas dão origem a novas cabeças...este problema esta identificado ha anos junto da ANPC e dos BB's...mas não percebo...não aprendem...Aliás, é um dos primeiros erros crasso neste incêndio...[/QUOTE]

O problema e que nos manuais ensinam que começas na cauda e vais flanqueando até chegares a cabeça



Enviado do meu ONEPLUS A6003 através do Tapatalk
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
[QUOTE="AJB, post: 687435, member: 1881"
O "problema" é que o flanco vai continuando a abrir...a abrir...e a alimentar a cabeça, fazendo com que se formem novas "carreiras" e estas dão origem a novas cabeças...este problema esta identificado ha anos junto da ANPC e dos BB's...mas não percebo...não aprendem...Aliás, é um dos primeiros erros crasso neste incêndio...

O problema e que nos manuais ensinam que começas na cauda e vais flanqueando até chegares a cabeça



Enviado do meu ONEPLUS A6003 através do Tapatalk[/QUOTE]
Concordas ou discordas?
O que dizes é valido para incendios cujo motor é o vento...caso deste...
 
  • Gosto
Reactions: srr

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Ricardo, Ricardo, isto não se faz... Tu queres é que eu comece a falar sobre o IF de Monchique não é?
A vontade é tanta... mas vou resistir!

Poupo.te a isso :lol: Agora fica uma dúvida no ar sobre o que teria acontecido , se Monchique não fosse um exemplo?! :intrigante:Mas até aqui também não é nada de novo, Mação também era um exemplo e foi o que foi! :facepalm:


Edit:

Última Hora
Incêndio florestal ameaça fábrica da Ramirez em Matosinhos
https://www.jn.pt/local/noticias/po...s-9699356.html?utm_source=Push&utm_medium=Web

Vtnk0YW.png


Será assim tão grave , e apenas estes meios em mais de duas horas de incêndio?! :intrigante: A comunicação social delira com isto!! :facepalm:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: João Pedro

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Poupo.te a isso :lol: Agora fica uma dúvida no ar sobre o que teria acontecido , se Monchique não fosse um exemplo?! :intrigante:Mas até aqui também não é nada de novo, Mação também era um exemplo e foi o que foi! :facepalm:

Mação são outras cantigas. Quem lá for e passar a pente fino todo o Concelho vai reparar que aquilo só não arde por milagre.
O mesmo se aplica a Ferreira do Zêzere, Gavião e outros locais próximos.
 

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
O problema e que nos manuais ensinam que começas na cauda e vais flanqueando até chegares a cabeça



Enviado do meu ONEPLUS A6003 através do Tapatalk
Concordas ou discordas?
O que dizes é valido para incendios cujo motor é o vento...caso deste...[/QUOTE]Neste caso ensinam isto por norma em todos os distritos tens um meio aéreo , logo tens um meio aéreo disponível para o incêndio, segundo eles tu trabalhas nos flancos e o meio aéreo trabalha na cabeça, isto em ATI , na minha opinião o touro é para pegar de caras e não de cernelha se é que me faço entender , os incêndios apagam-se de inverno , no inverno e que previne os incêndios , fazer queimas de contenção em pontos estratégicos em zonas sensíveis , entre outras , mas não português só se lembra dos incêndios no verão , aí já não a nada a fazer , isto é um tema que não acaba , vejo aqui muito boa gente a comentar , por de trás dos comentários só vem política , venha a política que vier eles mudam de estratégia de 4 em 4 anos , ninguém define uma porcaria de um plano para acabar com este negócio de uma vez por todas , o Zé português só se lembra das habitações quando o fogo está em cima , lembrem-se dele antes de lá chegar limpem os terrenos tomem conta do vosso quintal que se tomarem conta dele como deve de ser o fogo não o consome enfim estava aqui o resto da tarde a falar de muita coisa a ser modificada , sou voluntário a 17 anos desde os 14 anos que ando nesta vida , desde os 15 de faço parte de equipas de primeira intervenção , tenho alguma formação em IF não tenho mais pois a ENB não me deixa , e a coisa que mais me custa a ver nas redes sociais é a lamexice que coitados dos bombeiros , andamos lá porque queremos amigos somos pagos para lá andar , recebem mal ? 24h de prevenção recebes 50€ , na minha associação fazem escalas de 15 dias , em 15 dias recebi 750€ livres de impostos porra , quanto recebem um GIP da GNR? Quanto recebem um elemento da FEB? Auanto recebe um sapador florestal ? Recebem menos e trabalham 1 mês , por isso já está na altura de deixar de lamexices que a mim isto até me dá ganfanas e contra mim falo que como já referi sou voluntário , mas no entanto psgam-me para desempenhar um trabalho e não não quero que tenham pena de mim pois estou a ser pago para o fazer e estou lá porque quero ninguém me obriga

Enviado do meu ONEPLUS A6003 através do Tapatalk
 
Última edição:

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
BB's...mas não percebo...não aprendem...Aliás, é um dos primeiros erros crasso neste incêndio...o primeiro desenvolvimento vai para Norte. Havendo previsão de rotação do vento para o quadrante Norte (antes era de sul como se recordam), como é possivel que não se faça consolidação da cauda e flancos...como é possivel?! É inacreditável!!

Sou da mesma opinião! Gostaria de ver uma explicação/justificação técnica para o sucedido. Já se sabia que o vento iria mudar para Norte. Eu para mim pensei...estando os flancos controlados o fogo iria estinguir-se a ele próprio. Para mim só vejo uma explicação...uma tal desordem florestal naquela zona e sem acessos. Não conheço bem a zona Norte mas na zona Oeste a caminho de Aljezur é uma mar de eucaliptos, literalmente o deserto verde!
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Poupo.te a isso :lol: Agora fica uma dúvida no ar sobre o que teria acontecido , se Monchique não fosse um exemplo?! :intrigante:Mas até aqui também não é nada de novo, Mação também era um exemplo e foi o que foi! :facepalm:


Edit:

Última Hora
Incêndio florestal ameaça fábrica da Ramirez em Matosinhos
https://www.jn.pt/local/noticias/po...s-9699356.html?utm_source=Push&utm_medium=Web

Vtnk0YW.png


Será assim tão grave , e apenas estes meios em mais de duas horas de incêndio?! :intrigante: A comunicação social delira com isto!! :facepalm:
É uma boa pergunta sim senhor... perguntamos ao Costa?

Já agora, o antes e o depois da "exceção à regra"...
3 de agosto
Le9NAj0.jpg


8 de agosto
slz7qcL.jpg


Uma exceção destas não é, de todo, desculpável, e que foi o que ficou no ar com as suas declarações.

------------------

O de Lavra foi forte o suficiente para encher o Porto de fumo. Mas parece que estará controlado, apesar do vento que continua a soprar forte.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Mação são outras cantigas. Quem lá for e passar a pente fino todo o Concelho vai reparar que aquilo só não arde por milagre.
O mesmo se aplica a Ferreira do Zêzere, Gavião e outros locais próximos.

O mesmo se aplicava a Monchique, e quando o Sr.António Costa proferiu aquele comentário menos feliz em Junho , lá por casa comentou.se! Que os deuses estejam contigo, ou melhor! A meteorologia, e teve! Até ao passado dia 1! No meio disto tudo quero enaltecer todo o esforço do DECIR2018 , porque com a condições extremas que tivémos na semana passada, apenas Monchique ter tomado proporções tão grandes! Agora é um facto que algo correu mal no Algarve @criz0r , ele é os bombeiros parados durante horas! Agora uma associação de voluntários que dizem a ANPC não deixou ajudarem animais, a Policia Marítima que diz que não foi informada que os canadair iam abaster na praia da Rocha , enfim! Seria bom para todos nós que todas estas situações fossem esclarecidas, é normal e legítimo que as pessoas ainda não confiarem a 100% na ANPC depois de tudo o que se passou o ano passado!
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: remember