IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Sugestão: colocar o texto das temperaturas acima de 35ºC a branco, pois fica difícil de ler o valor. Acima de 40ºC penso que também ficaria melhor a branco do que preto (o fundo é rosa).

B2ZG6nJ.png

A sugestão foi para meterem o texto branco para os valores acima de 35ºC, mas colocaram (também) na escala 30-35ºC.

otOAFXy.png
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
sabem se a estação de pinhão está em boas condições? Eu sei que costuma ser das estações mais quentes mas ontem teve 36ºc e as estações do lado 30ºc
Está mesmo no Vale do Douro, ou seja numa zona baixa e provavelmente mais fechada, portanto é normal ser mais quente do que as que estão à volta. Basta olhares para este mapa e perceberes o relevo da zona de Pinhão e o das outras localidades onde estão as outras estações:
4rTWPZ2.png
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Parece que já dá para entender em que situações o IPMA usa o tão ínfame aviso de trovoada - em situações em que pode ocorrer trovoada seca e não mencionam aguaceiros. Acho que o tipo de aviso interior seria mais relevante, no entanto (dispersas, concentradas, muito concentradas).

nDYmkRf.png
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Gostava de saber por que razão este ano o IPMA não colocou os valores do número de dias com temperaturas acima dos 25, 30 e 35ºC, acima como de mínima tropicais, no relatório deste mês passado, é que a maior parte do território terá tido valores muito baixos em relação ao normal, seriam dados interessantes.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Esperava mais já que a imagem de radar só chega aos 100 kms mas, enfim, vai-se ver (tendo em conta o TESTE da imagem, esperançosamente aumentarão o alcance público do radar).

A 100 kms de distância o radar mostra a nebulosidade a partir de 1 km de altitude mas como o radar está situado a +-500 metros de altitude, no limite disponibilizado só se 'vê' acima dos 1500 metros. Não vale a pena voltar a abordar novamente a orografia da Madeira, ficando isto para quando houver uma frente de sul/sudoeste.

Já não me lembro onde publiquei, mas aquando da apresentação do radar na reportagem da RTP local abordei o ângulo cego do radar a NE (que terá pouca importância). Lá está ele:

PPUr6x4.gif


Vê-se mal mas não deixa de ser interessante ver a refletividade da nebulosidade baixa de norte a interagir com a orografia madeirense.
 
  • Gosto
Reactions: João Pedro

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Esperava mais já que a imagem de radar só chega aos 100 kms mas, enfim, vai-se ver (tendo em conta o TESTE da imagem, esperançosamente aumentarão o alcance público do radar).

A 100 kms de distância o radar mostra a nebulosidade a partir de 1 km de altitude mas como o radar está situado a +-500 metros de altitude, no limite disponibilizado só se 'vê' acima dos 1500 metros. Não vale a pena voltar a abordar novamente a orografia da Madeira, ficando isto para quando houver uma frente de sul/sudoeste.

Já não me lembro onde publiquei, mas aquando da apresentação do radar na reportagem da RTP local abordei o ângulo cego do radar a NE (que terá pouca importância). Lá está ele:

PPUr6x4.gif


Vê-se mal mas não deixa de ser interessante ver a refletividade da nebulosidade baixa de norte a interagir com a orografia madeirense.

Meus amigos,
Só me apetece chorar... As grandes entradas dão-se por Sudoeste... ;(
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
De facto está muito fraco este novo radar da Madeira, um alcance de apenas 100 Km é francamente curto para ter uma melhor noção do que se aproxima da ilha.

A localização do mesmo deixa dúvidas se ( eventualmente) a barreira causada pela orografia da ilha não irá tornar o radar quase "cego" às entradas que de SW e que por vezes deixam tanta precipitação, além disso falta o mapa dinâmico com o respetivo zoom. :unsure:

Vamos ver se entretanto surgem melhorias.
 
  • Gosto
Reactions: João Pedro