Seguimento - Incêndios 2018



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
As condições meteorológicas, foram mais adversas no ano passado do que neste ano, como é possível arder 27000 ha, quando a situação de seca nem existe e a 31 de Julho segundo o IPMA a situação era de chuva fraca?

A Grécia, a Suécia tiveram até agora, um Verão bem mais quente do que o nosso, mas para nós bastou 3/4 dias de calor, para passarmos a ser os campeões de área ardida na Europa e ainda se fala em sucesso. Sucesso, para mim, era controlarem o incêndio no início, não accionaram o plano distrital de emergência (quando a situação prevista e dado Monchique estar como referência de grande perigo), ignoraram o incêndio no dia anterior, depois de 27000 ha ardidos ainda vêm falar em sucesso. :wacko:

Se a situação fosse de seca extrema, como seria? Quantos hectares iriam arder?
 

KarluZ

Cirrus
Registo
25 Jan 2018
Mensagens
49
Local
oeste/ec/benelux
[spam]

Ideia para quem realmente se preocupa com as pessoas

Há 2 semanas ao ouvir as previsões lembrei-me da minha terra e tive uma ideia, falei com uma prima por telefone e combinámos imprimir umas coisas da Aldeia segura da Proteção civil e distribuir por toda a aldeia
Fui pesquisar no google e encontrei o documento pdf da proteção civil mas quando abro descubro que tem 98 paginas!
Impossivel fazer 100 cópias de 98 paginas, e agora ?
Continuei a procurar e descobri que o João Pina do fogos.pt criou o site https://aldeiasegura.pt/ com a informação essencial condensada e mais acessível
Percebi nesse site do Pina que afinal havia outro Pdf mais pequeno mas que não tinha conseguido encontrar antes, enviei para a minha prima que assim fez uma impressão e cópias de uma página frente e verso e distribuiu por toda a aldeia

Façam o mesmo

Pdf pequeno http://www.prociv.pt/bk/RISCOSPREV/RISCOSNAT/INCENDIOSRURAIS/Documents/Triptico-V4_PT.pdf

Pdf grande http://www.prociv.pt/bk/EDICOES/OUTRASEDICOES/Documents/Guia de Apoio a Implementacao Web.pdf
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
[spam]

Ideia para quem realmente se preocupa com as pessoas

Há 2 semanas ao ouvir as previsões lembrei-me da minha terra e tive uma ideia, falei com uma prima por telefone e combinámos imprimir umas coisas da Aldeia segura da Proteção civil e distribuir por toda a aldeia
Fui pesquisar no google e encontrei o documento pdf da proteção civil mas quando abro descubro que tem 98 paginas!
Impossivel fazer 100 cópias de 98 paginas, e agora ?
Continuei a procurar e descobri que o João Pina do fogos.pt criou o site https://aldeiasegura.pt/ com a informação essencial condensada e mais acessível
Percebi nesse site do Pina que afinal havia outro Pdf mais pequeno mas que não tinha conseguido encontrar antes, enviei para a minha prima que assim fez uma impressão e cópias de uma página frente e verso e distribuiu por toda a aldeia

Façam o mesmo

Pdf pequeno http://www.prociv.pt/bk/RISCOSPREV/RISCOSNAT/INCENDIOSRURAIS/Documents/Triptico-V4_PT.pdf

Pdf grande http://www.prociv.pt/bk/EDICOES/OUTRASEDICOES/Documents/Guia de Apoio a Implementacao Web.pdf
No meu concelho o folheto com a informação condensada foi distribuído pelo correio em Junho e em Julho...
 
  • Gosto
Reactions: ClaudiaRM

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
As condições meteorológicas, foram mais adversas no ano passado do que neste ano, como é possível arder 27000 ha, quando a situação de seca nem existe e a 31 de Julho segundo o IPMA a situação era de chuva fraca?

A Grécia, a Suécia tiveram até agora, um Verão bem mais quente do que o nosso, mas para nós bastou 3/4 dias de calor, para passarmos a ser os campeões de área ardida na Europa e ainda se fala em sucesso. Sucesso, para mim, era controlarem o incêndio no início, não accionaram o plano distrital de emergência (quando a situação prevista e dado Monchique estar como referência de grande perigo), ignoraram o incêndio no dia anterior, depois de 27000 ha ardidos ainda vêm falar em sucesso. :wacko:

Se a situação fosse de seca extrema, como seria? Quantos hectares iriam arder?
Triste comentário o teu, quando sabes que tivemos uma das maiores ondas de calor de sempre, acompanhada de ventos fortes e humidade muito baixa! :buh:
 

KarluZ

Cirrus
Registo
25 Jan 2018
Mensagens
49
Local
oeste/ec/benelux
[spam]

Nalguns concelhos chegou um folheto e nalgumas aldeias até foi distribuido um kit muito útil mas noutras não chegou nada pois fiz questão de perguntar

Até foi por causa do kit que eu tive a ideia, ao ouvir as previsões perguntei se tinha aparecido alguma coisa lá na terra e não tinha e tive a ideia de improvisar uma solução, todos podemos ajudar

Mas é melhor não me alongar nisto pois posso violar alguma regra de seguimento de incêndios
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
[spam]

Nalguns concelhos chegou um folheto e nalgumas aldeias até foi distribuido um kit muito útil mas noutras não chegou nada pois fiz questão de perguntar

Até foi por causa do kit que eu tive a ideia, ao ouvir as previsões perguntei se tinha aparecido alguma coisa lá na terra e não tinha e tive a ideia de improvisar uma solução, todos podemos ajudar

Mas é melhor não me alongar nisto pois posso violar alguma regra de seguimento de incêndios
No Concelho da Batalha (que é do PSD) tudo funcionou muito bem. Eu penso que varia de concelho para concelho e da forma como cada um trabalha.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Pouca, porque as sessões de esclarecimento foram bastante participadas com a junta, a GNR e a Protecção Civil a ajudar as pessoas no terreno.

Gostava de acreditar que é o caso em todo o lado mas não acredito porque este é o país onde toda a gente sabe tudo. É o país onde pode vigorar a proibição de fogo de artifício mas onde ele é solto porque toda a vida foi assim e os peritos em pirotecnia sabem o que fazem. É o país onde as queimadas estão suspensas mas fazem-se na mesma porque toda a vida fiz queimadas e sei muito bem o que faço até ao dia em que a minha queimada não só se transforma num incêndio como me apanha e me mata. O país onde as autoridades avisam sobre a altura e perigosidade das ondas alertando para a necessidade de cuidado especial e eu pego na família e vou tirar selfies com as ondas atrás de mim para pôr no FB. Podia estar aqui até amanhã mas não vale a pena.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
O Presidente Marcelo propôs a existência de uma comissão permanente que acompanhe os incêndios ao longo do ano acompanhe, analise e veja os erros cometidos para se irem corrigindo. A comissão podia ser a que existiu no ano passado. Eu concordo.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Venham as políticas que vierem , quando tem que arder arde. Não existe em lado algum um dispositivo que aguente 4/5/6 ignições ao mesmo tempo , por isso não andem a defender os vossos partidos e acusar os outros de uma coisa que se passa a décadas e não tem fim a vista .

Enviado do meu ONEPLUS A6003 através do Tapatalk
Sim, concordo totalmente, mas uma coisa é certa o ordenamento florestal e do território tem de se fazer urgentemente e vai levar décadas. Por isso é estúpido meter partidos nisto. Tem de ser um desígnio nacional para a sobrevivência de todos nós.
 
  • Gosto
Reactions: remember e dahon

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
Sim, concordo totalmente, mas uma coisa é certa o ordenamento florestal e do território tem de se fazer urgentemente e vai levar décadas. Por isso é estúpido meter partidos nisto. Tem de ser um desígnio nacional para a sobrevivência de todos nós.
Ora estás a ver como entendes o que digo, embora o problema esteja aí , não existia antigamente mas aos poucos e poucos já vai havendo , mas também parte de ti tomares conta do teu terreno, não é preciso o estado te estar a dizer olha tens que limpar , sabes como funciona o seguro para uma pilha de cortiça? A malta aí arruma e limpa o terreno para a proteger, então porque não fazes o mesmo se tiveres eucalipto, pinhal ou outra coisa ? Digo isto mas o estado também não limpa o terreno , resolve a situação limpares o terreno ? Não mas ajuda , o ano passado vi o fogo passar o Tejo de um lado para o outro como um abrir e fechar de olhos quanto mais uma faixa de contenção , a prevenção começa por nós mesmos enquanto cidadãos , tem que partir de nós próprios , embora a mão criminosa seja difícil de combater temos que começar aos poucos a alterar esse aspecto e não andamos a culpar outras pessoas/ entidades por uma coisa que é o nosso dever

Enviado do meu ONEPLUS A6003 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e dahon