Problemas no fórum? Coloca aqui!



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
As fotos que os membros publicam aparecem-me todas em formato miniatura. :intrigante:
Estou a usar o Chrome pelo telemóvel.
Pelos visto é geral! Eu estou no pc e acontece o mesmo...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
O que venho relatar não se trata de um verdadeiro problema do fórum mas de uma opinião pessoal de alguém que já cá anda há quase 11 anos.

Desde que me inscrevi no MeteoPT este nosso fórum já passou por muitas fazes, algumas mais conturbadas do que outras mas sempre demonstrando uma tendência de melhoria e de evolução constante. No entanto nos últimos anos e mais ainda nos últimos meses, temos assistido a uma proliferação de posts que resultam apenas de partilha de tweets ou links, a grande maioria em inglês e sem mais nenhum conteúdo ou informação escrita por parte dos users. Na minha opinião caiu-se numa espécie de banalização deste tipo de posts, muitos partilhados (despejados) sem critério, apenas partilhar por partilhar, ou para somar número de posts. Aposto que a maioria destes posts nem são lidos e acabam por ser apenas spam (para mim são-no muitas vezes).

Com isto quero dizer, que na minha opinião, um post num fórum como o MeteoPT é mais do que simplesmente a partilha de links, é a criação de conteúdo, que pode ser proveniente da interpretação dos próprios tweets que se partilha. Ou seja no limite estamos a perder a essência de essência de escrever no forum e isto funciona no extremo como uma rede social em que partilhamos links a torto e a direito sem mais nada a acrescentar... O MeteoPT é muito mais do que isso, pelo menos para mim.

Sou o único que tem esta opinião? :unsure:
 
Última edição:

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Eu não tenho nada contra a partilha de links, incluindo os do Twitter. Há uma pré-visualização e se me interessar, óptimo. Clico e procuro mais informação. Se não interessar, passo à frente.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,722
Local
Loures
O que venho relatar não se trata de um verdadeiro problema do fórum mas de uma opinião pessoal de alguém que já cá anda há quase 11 anos.

Desde que me inscrevi no MeteoPT este nosso fórum já passou por muitas fazes, algumas mais conturbadas do que outras mas sempre demonstrando uma tendência de melhoria e de evolução constante. No entanto nos últimos anos e mais ainda nos últimos meses, temos assistido a uma proliferação de posts que resultam apenas de partilha de tweets ou links, a grande maioria em inglês e sem mais nenhum conteúdo ou informação escrita por parte dos users. Na minha opinião caiu-se numa espécie de banalização deste tipo de posts, muitos partilhados (despejados) sem critério, apenas partilhar por partilhar, ou para somar número de posts. Aposto que a maioria destes posts nem são lidos e acabam por ser apenas spam (para mim são-no muitas vezes).

Com isto quero dizer, que na minha opinião, um post num fórum como o MeteoPT é mais do que simplesmente a partilha de links, é a criação de conteúdo, que pode ser proveniente da interpretação dos próprios tweets que se partilha. Ou seja no limite estamos a perder a essência de essência de escrever no forum e isto funciona no extremo como uma rede social em que partilhamos links a torto e a direito sem mais nada a acrescentar... O MeteoPT é muito mais do que isso, pelo menos para mim.

Sou o único que tem esta opinião? :unsure:

Infelizmente a evolução dos tempos trouxe-nos facilitismos, mas também trouxe essa parte negativa de despejar links sem qualquer interpretação por parte de quem posta, o que acaba também por criar algum desprezo pela maioria dos users que depois os lê (ou neste caso, não lê).

Um bom exemplo desta evolução facilitadora mas negativa, na minha opinião, foi o aparecimento do botão like. Nos meus primeiros anos aqui no fórum (entrei em 2011), quando havia um tópico com fotos sobre um evento, por vezes havia 1 página inteira de comentários, se não mesmo 2. Quando se introduziu o botão like, esses comentários desceram significativamente. Felizmente que recentemente lá vão aparecendo de novos alguns comentários. Nada substitui uma crítica feita por um humano.

Quanto ao despejo, também concordo de certo modo. Vou dar a minha opinião pessoal: tendo como exemplo o seguimento de incêndios, temos tido muitos posts que por vezes não trazem nada de relevante. Tudo bem, é um seguimento, mas quando não há ocorrências penso que não é necessário estar a postar essa informação. É como se houvesse um seguimento de trovoadas e estivesse sempre a colocar posts a dizer que não há trovoada. Repito, é a minha opinião pessoal, estão à vontade para discordar, e se discordarem agradeço que respondam, pois só a falarmos é que chegamos a algum lado. E não me restrinjo apenas ao seguimento de incêndios, é apenas um exemplo entre muitos aqui no fórum.

Neste sentido, venho apelar a 3 coisas:
-> Evitar o despejo compulsivo de links que pouco conteúdo trazem ao fórum;
-> Sempre que se publicar um artigo externo, tentar fazer a sua interpretação, o motivo pelo qual o levou a postar no fórum. Nos artigos que não estão em português, tentar traduzi-los para português, pois acredito que algumas pessoas passem ao lado desses posts por não entenderem muito bem outras línguas;
-> Dar sempre a sua opinião pessoal e não se limitar a dar um gosto. A essência de um fórum é a discussão, e se nos limitarmos a dar likes estamos a acabar com o fórum.