Sismos Portugal 2018

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,700
Local
Loures
Novo sismo perto de Vila Verde.

YPchkLH.jpg


Actividade sísmica na região, nos últimos dias.

YbaO35L.png
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Novo sismo perto de Vila Verde.

YPchkLH.jpg


Actividade sísmica na região, nos últimos dias.

YbaO35L.png

O que é mesmo muito estranho é serem concentrados na mesma área


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Sismos dois dias seguidos em Vila Verde: é normal?
Há dois dias consecutivos, na segunda-feira e hoje, que a população na zona de Vila Verde, distrito de Braga, sentiu pelo menos dois sismos logo de manhã cedo. O primeiro ocorreu pelas 7h13 locais, teve uma magnitude de 3,2 graus (na escala de Richter) e o epicentro foi próximo de Vila Verde, de acordo com o registo das estações da rede sísmica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O segundo sismo sentido, já esta terça-feira, como noticiou a agência Lusa, registou-se às 7h34, com uma magnitude de 3,1 graus e o epicentro foi a cerca de quatro quilómetros a norte-nordeste de Vila Verde. É isto normal? Fernando Carrilho, chefe da divisão de geofísica do IPMA, responde que sim, que até agora é normal.

“São sismos de muito pequena dimensão. Mas como são em terra, próximos das populações, as pessoas apercebem-se deles. À partida, não têm nada de excepcional. Não vimos, para já, nada de anómalo nesta situação. Fazem parte do historial de 10 a 20 sismos sentidos por ano no Continente”, explica o geofísico. “A zona Norte do território não é de facto onde a actividade sísmica é mais frequente. É a zona Sul, com origem no golfo de Cádis e no banco de Gorringe, a Sudoeste do cabo de São Vicente. Tipicamente, são gerados aí sismos de maior magnitude. E também na zona de Lisboa e Vale do Tejo, que não tem tido actividade sísmica relevante nos últimos anos.”

Basta aliás consultar o site do IPMA sobre a actividade sísmica registada até aos últimos 30 dias para ver que se concentra mais no Sul de Portugal continental e, no mar, precisamente no golfo de Cádis e banco de Gorringe. E, claro, nos Açores, zona sísmica e com fenómenos de vulcanismo por excelência, pelo facto de estar situada numa zona de fronteira de três placas tectónicas – a euroasiática, a norte-americana e a africana. Perto está também a Dorsal Médio-Atlântica, a cordilheira que corta o Atlântico de alto a baixo e onde estas placas se vão afastando e vai nascendo crosta terrestre nova, o que origina sismos e vulcanismo.

Voltando aos sismos de pequena dimensão, eles podem existir por todo o território português porque a Terra é, geologicamente, um corpo vivo. “Há uma estrutura de falhas [geológicas] activas por todo o território do Continente. É a actividade de várias falhas que dá origem a estes pequenos sismos”, explica Fernando Carrilho

Na realidade, houve ainda um outro sismo na segunda-feira perto de Vila Verde, apenas 27 minutos depois do primeiro – às 7h40, mais exactamente. Com epicentro a seis quilómetros a norte-nordeste de Vila Verde, atingiu, no entanto, uma magnitude inferior aos outros dois sismos, ficando-se pelos 2,7 graus. Não havia informação, segundo o IPMA, que confirmasse que este sismo tenha sido sentido..
Fonte:
https://www.publico.pt/2018/08/07/c...-magnitude-de-31-na-escala-de-richter-1840321
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,398
Local
Olhão (24 m)
Esta tarde, fez um sismo a sul de Olhão (60 km) de 3.3 não foi sentido. :D
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
15JrbA2.png


Algo raro, no Norte do país. É chato mas acaba por ser bom ir-se libertando energia, em vez de ser tudo de uma vez..
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Algo raro, no Norte do país. É chato mas acaba por ser bom ir-se libertando energia, em vez de ser tudo de uma vez..

São mesmo raros, mas episódios sísmicos destes de baixa magnitude já ocorrem no passado em Portugal Continental.. é aguardar até que fique estável.

Imaginando que a falha em causa pudesse causar um sismo de Mag 5, seriam precisos milhares de sismos de Mag 2 para libertar essa energia.