Astronomia e Ciências Espaciais 2018

jcandeias

Cirrus
Registo
11 Ago 2018
Mensagens
16
Local
Almada
Olá.
Este é o meu primeiro post.
Ontem o planeta Marte estava tão brilhante que (com preguiça de arrastar um telescópio para o terraço) observei com uns binóculos russos de 20x60. Impressionante! Quase se adivinhava a calote polar! Parecia que estava a olhar para Júpiter em termos de ângulo!
Hoje tenho andado pela net e estou admirado de quase não haver comentários, fotos ou referências de monta sobre o tema.
Aliás, este e outro forum são os únicos dois sítios onde os posts estão minimamente actualizados!
Estranho! O meu tempo não chega para grande dedicação a esta minha paixão, mas estava á espera de encontrar mais...
 


fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
886
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
@jcandeias: Bem-vindo.
Por acaso já me tenho interrogado sobre o mesmo. Não há nenhum forum nacional dedicado à astronomia? Antigamente ainda havia um ou outro.
Também tenho uma paixão por esta ciência e infelizmente, como o jcandeias, não tenho tido muito tempo para fazer observações e de pôr o telescópio na rua.
Hoje, perseidas nem vê-las....em Sintra o dia esteve sempre nublado e assim continua.....treta!
Para os felizardos de céus limpos desejo boas observações!
 
  • Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES

jcandeias

Cirrus
Registo
11 Ago 2018
Mensagens
16
Local
Almada
@jcandeias: Bem-vindo.
Por acaso já me tenho interrogado sobre o mesmo. Não há nenhum forum nacional dedicado à astronomia? Antigamente ainda havia um ou outro.
Também tenho uma paixão por esta ciência e infelizmente, como o jcandeias, não tenho tido muito tempo para fazer observações e de pôr o telescópio na rua.
Hoje, perseidas nem vê-las....em Sintra o dia esteve sempre nublado e assim continua.....treta!
Para os felizardos de céus limpos desejo boas observações!

Obrigado.
Em boa verdade interesso-me mais por aparelhos de astronomia que por astronomia propriamente dita.
Em tempos fabriquei algumas ópticas de alta precisão à mão (pois os telescópios comerciais não prestam ou custam uma fortuna) e dediquei-me a coleccionar tudo o que a esse mundo diz respeito. Tenho alguns bons "brinquedos" e, de vez em quando gosto de bisbilhotar o que se passa lá por cima. Fiquei surpreso pela máquina fotográfica de que aqui se tem falado. Pensei que só com um pequeno telescópio se conseguiriam fotos daquelas. Parabéns aos possuidores (vou tentar resistir a possuir uma, mas duvido que consiga. Qualquer dia tenho que ir para a rua para conseguir meter mais ópticas em casa).

Neste momento Marte faz tremelicar aquele "bichinho" que muitos temos pela astronomia.
As únicas observações que fiz de Marte até hoje pouco mais me mostraram que a calote de gelos e as zonas mais escuras, mas neste momento deve dar para ver detalhes fabulosos.

Se o Pek não se importasse, gostava de ver o que a máquina permite fotografar, em zoom óptico, de Marte.

Quanto à falta de foruns sobre astronomia é pena, mas está nas mãos de alguns mais interessados que por aqui andam manter este, que, para já, promete.
Bom dia a todos.
 
  • Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
886
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
O único problema, para mim, da máquina fotográfica aqui falada é o tamanho do sensor. Já tive uma superzoom Fuji (a minha só fazia 720 mm com óptico e mais uns pózinhos com crops digitais) e faziam-se fotos muito boas da Lua. O problema é qua para fotografia "normal" a máquina tem um comportamento pobre com pouca luz. Pelos 1.000 EUR já se arranjam muitos telescópios.
Para quem não é muito exigente na restante fotografia ou para quem uma superzoom seja essencial para grandes focais (pássaros, etc.) é uma boa opção.
Não acredito que consiga captar alguns detalhes de Marte, até porque precisará de exposições maiores, e Marte não tema luminosidade duma Lua quase cheia, e o sensor é muito pequeno. No entanto, seria um desafio interessante para o @Pek.....
 

jcandeias

Cirrus
Registo
11 Ago 2018
Mensagens
16
Local
Almada
O único problema, para mim, da máquina fotográfica aqui falada é o tamanho do sensor. Já tive uma superzoom Fuji (a minha só fazia 720 mm com óptico e mais uns pózinhos com crops digitais) e faziam-se fotos muito boas da Lua. O problema é qua para fotografia "normal" a máquina tem um comportamento pobre com pouca luz. Pelos 1.000 EUR já se arranjam muitos telescópios.
Para quem não é muito exigente na restante fotografia ou para quem uma superzoom seja essencial para grandes focais (pássaros, etc.) é uma boa opção.
Não acredito que consiga captar alguns detalhes de Marte, até porque precisará de exposições maiores, e Marte não tema luminosidade duma Lua quase cheia, e o sensor é muito pequeno. No entanto, seria um desafio interessante para o @Pek.....
Fiquei com a ideia de que se tratava de uma todo o terreno. A correcção cromática parece muito boa.
Se me perdoam fugir ao tema do forum por um momento, também gostaria de uma opinião do comportamento em ambiente diurno exterior na captação de vídeo.
Captar vida selvagem também é muito interessante, atendendo a que é um pouco complicado andar com um telescópio ás costas. :)
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Aqui vão duas humildes amostras das perseidas 2018:
HsPejeO.jpg

8NHfNby.jpg
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Há sensivelmente 1h, pelas 23:04, observei um enorme meteoro! Visto desde Manta Rota para Sul/Sudoeste, a estrela cadente era bem larga e brilhante, durou uns 3 segundos e no final deteriorou-se em vários fragmentos. Era tão brilhante, que chegou a apresentar tons de azul!

Na madrugada de 12 para 13 ainda estive na praia a (tentar) fotografar algumas estrelas cadentes, mas praticamente sem sucesso. Se tivesse fotografado esta que vi hoje, teria sido fantástico :w00t: Mas só de ter tido a oportunidade de a ver, já fico muito contente. Definitivamente a maior que já vi em toda a minha vida (e vejo dezenas de meteoros todos os anos).
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Há sensivelmente 1h, pelas 23:04, observei um enorme meteoro! Visto desde Manta Rota para Sul/Sudoeste, a estrela cadente era bem larga e brilhante, durou uns 3 segundos e no final deteriorou-se em vários fragmentos. Era tão brilhante, que chegou a apresentar tons de azul!

Na madrugada de 12 para 13 ainda estive na praia a (tentar) fotografar algumas estrelas cadentes, mas praticamente sem sucesso. Se tivesse fotografado esta que vi hoje, teria sido fantástico :w00t: Mas só de ter tido a oportunidade de a ver, já fico muito contente. Definitivamente a maior que já vi em toda a minha vida (e vejo dezenas de meteoros todos os anos).

À dois anos, no dia 3 de Agosto, também vi um com uma cor azul. Estava a fotografar a passagem da ISS a partir do Bom Jesus com um exposição de 30 segundos e durante esse tempo começei a ver uma luz azul bastante brilhante perto de onde estava a passar a ISS. Uma pergunta, a que se deve a cor azul?

Space Station and a meteor by Guilherme Silva, on Flickr

I0KsU6N.jpg
 

rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
À dois anos, no dia 3 de Agosto, também vi um com uma cor azul. Estava a fotografar a passagem da ISS a partir do Bom Jesus com um exposição de 30 segundos e durante esse tempo começei a ver uma luz azul bastante brilhante perto de onde estava a passar a ISS. Uma pergunta, a que se deve a cor azul?
90

De: https://www.accuweather.com/en/weather-news/why-do-meteors-glow-in-vibrant-colors/70000178

Vivid colors are more often reported by fireball observers because the brightness is great enough to fall well within the range of human color vision. These must be treated with some caution, however, because of well-known effects associated with the persistence of vision. Reported colors range across the spectrum, from red to bright blue, and (rarely) violet. The dominant composition of a meteoroid can play an important part in the observed colors of a fireball, with certain elements displaying signature colors when vaporized. For example, sodium produces a bright yellow color, nickel shows as green, and magnesium as blue-white. The velocity of the meteor also plays an important role, since a higher level of kinetic energy will intensify certain colors compared to others. Among fainter objects, it seems to be reported that slow meteors are red or orange, while fast meteors frequently have a blue color, but for fireballs the situation seems more complex than that, but perhaps only because of the curiosities of color vision as mentioned above.
De: https://www.amsmeteors.org/fireballs/faqf/
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
NASA descobre gelo à superfície da Lua
21 AGO 2018 · CIÊNCIACOMENTAR


Cientistas descobriram gelo nos polos norte e sul da Lua. Esta é uma grande descoberta que pode mudar completamente a forma com encaramos as viagens espaciais dado que, existe na Lua uma fonte de água que deverá permitir estadias mais longas.

Esta é a primeira vez que água no estado sólido foi descoberta à superfície da lua.
...
https://pplware.sapo.pt/ciencia/nasa-descobre-gelo-superficie-lua/