Seguimento - Incêndios 2018

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Há anos que acompanho a problemática e o combate inicial está tão bom como SEMPRE esteve em muitos anos (quanto muito a prevenção e vigilância, algo que não tem nada a ver está de facto bem melhor). Acho de facto que cada um gosta de ver aquilo que quer ver.
Não é o que eu vejo aqui na minha zona! Primeiro dava-mos conta do incêndio e só depois apareciam os bombeiros. Agora nem dou conta, só sei que existiram porque aparecem no fogos.pt
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Basta olhar para a história. Vejam este tópico e vejam os elogios feitos a ataques iniciais. E vejam também quando eles falharam. Verifiquem igualmente o número de ignições simultâneas quando estes falharam. Insistir em comparar situações incomparáveis não é sério. E ainda bem que este ano está a ser bem diferente.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Há anos que acompanho a problemática e o combate inicial está tão bom como SEMPRE esteve em muitos anos (quanto muito a prevenção e vigilância, algo que não tem nada a ver está de facto bem melhor). Acho de facto que cada um gosta de ver aquilo que quer ver.
Não é o que eu vejo aqui na minha zona! Primeiro dava-mos conta do incêndio e só depois apareciam os bombeiros. Agora nem dou conta, só sei que existiram porque aparecem no fogos.pt
Basta olhar para a história. Vejam este tópico e vejam os elogios feitos a ataques iniciais. E vejam também quando eles falharam. Verifiquem igualmente o número de ignições simultâneas quando estes falharam. Insistir em comparar situações incomparáveis não é sério. E ainda bem que este ano está a ser bem diferente.
O que não é sério é dizer que se corre bem é obra do acaso, ou porque como ardeu muito no ano passado este ano não ia arder. Então podia não se ter feito rigorosamente nada que tudo iria correr bem... haja paciência!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Não é o que eu vejo aqui na minha zona! Primeiro dava-mos conta do incêndio e só depois apareciam os bombeiros. Agora nem dou conta, só sei que existiram porque aparecem no fogos.pt

O que não é sério é dizer que se corre bem é obra do acaso, ou porque como ardeu muito no ano passado este ano não ia arder. Então podia não se ter feito rigorosamente nada que tudo iria correr bem... haja paciência!
Onde é que eu disse que foi obra do acaso?
E já agora um pouco mais de calma. Essa tua agressividade quando és contrariado nas tuas ideias cansa um pouco.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
2007, 2008, 2014,2015...correu muito muito bem!
Quais as raões?
O ataque inicial foi melhor?
O despacho de meios é exatamente igual ao dos ultimos anos...deteção, triangulação de meios e envio de 3 viaturas das corporações de bbs mais proximas. Para lá disto, ha a eventual equipa de sapadores florestais que esteja e o heli do GIPS!
Aliás @luismeteo3 , permite me esta brincadeira, mas sem quereres estas a fazer uma acérrima critica aos bombeiros (que tanto defendes, naturalmente à luz das tuas convicções)...sabes porque? É que a GRANDE diferença dos outros anos para este é que deixaram de ser bbs (os canarinhos é certo, mas que são todos bbs na mesma e voluntarios antes de serem canarinhos) a fazer ataques iniciais de heli e passaram a ser GIPS :thumbsup:
Não me leves a mal, mas acho que ninguem por aqui quer que corra mal, mas quem anda nisto ha uns anitos sabe que uma andorinha não faz a primavera...
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
2007, 2008, 2014,2015...correu muito muito bem!
Quais as raões?
O ataque inicial foi melhor?
O despacho de meios é exatamente igual ao dos ultimos anos...deteção, triangulação de meios e envio de 3 viaturas das corporações de bbs mais proximas. Para lá disto, ha a eventual equipa de sapadores florestais que esteja e o heli do GIPS!
Aliás @luismeteo3 , permite me esta brincadeira, mas sem quereres estas a fazer uma acérrima critica aos bombeiros (que tanto defendes, naturalmente à luz das tuas convicções)...sabes porque? É que a GRANDE diferença dos outros anos para este é que deixaram de ser bbs (os canarinhos é certo, mas que são todos bbs na mesma e voluntarios antes de serem canarinhos) a fazer ataques iniciais de heli e passaram a ser GIPS :thumbsup:
Não me leves a mal, mas acho que ninguem por aqui quer que corra mal, mas quem anda nisto ha uns anitos sabe que uma andorinha não faz a primavera...
Claro que uma andorinha não faz a Primavera, mas depois do ano passado, e estando-se a fazer um esforço para que as coisas mudem irrita-me que se desvalorize tudo o que se tentou fazer, apesar de ser só o princípio...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Como curiosidade...

In California, almost 95 percent of fires are started by people, and about 7 percent of those are caused by arson, according to Lynne Tolmachoff, the chief of public education at Cal Fire. The rest are mostly fires started by lightning, or other acts of Mother Nature such as wind taking down a power line.

Outra realidade já que lá enfatiza-se mais a climate change e menos os terrorists.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Claro que uma andorinha não faz a Primavera, mas depois do ano passado, e estando-se a fazer um esforço para que as coisas mudem irrita-me que se desvalorize tudo o que se tentou fazer, apesar de ser só o princípio...
Não desvalorizo, mas critico os que (politicos sobretudo) tentam cavalgar uma onda que se deve a meteorologia...numa frase, parece me sinceramente que os resultados deste ano são bastante conjunturais e nada estruturais...
Mas posso estar enganado...o futuro o dirá!
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Não desvalorizo, mas critico os que (politicos sobretudo) tentam cavalgar uma onda que se deve a meteorologia...numa frase, parece me sinceramente que os resultados deste ano são bastante conjunturais e nada estruturais...
Mas posso estar enganado...o futuro o dirá!
O que me interessa é que não existam incêndios, mas como isso é impossível que corra o melhor possível!
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Como curiosidade...



Outra realidade já que lá enfatiza-se mais a climate change e menos os terrorists.

"Climate change"??? O artigo enfatiza sobretudo o papel das populações, que provocam (intencionalmente ou não) os fogos, ou que se colocam no seu caminho, levando ao aumento exponencial das destruições (de vidas e de bens).

Aliás, esta história do "climate change" é, sobretudo, uma excelente desculpa para uso de políticos que não têm coragem para fazer o que devem.

Andassem atrás dos causadores dos fogos (incluindo companhias de transporte de eletricidade, como as focadas neste artigo californiano), para lhes pedir o pagamento dos danos e indemnizações, e toda a gente teria mais cuidado - com o pagamento de indemnizações de milhões de euros, a ver se as empresas e as pessoas não tinham mais cuidado... mas a culpa é dos eucaliptos e das alterações climáticas...

O que é que começou o incêndio Monchique? Lembro-me algures de se ter dito que poderia ter sido causado por uma linha eléctrica.

Em Portugal alguém se lembra de decisões judiciais em que os causadores dos fogos tivessem sido condenados a pagar os danos e os custos do combate? Um ano depois ainda não há acusações relativas aos incêndios de Pedrógão, nem se percebe bem qual o papel de todos os agentes no que se passou.
 
  • Gosto
Reactions: algarvio1980