Seguimento - Incêndios 2018

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Incêndio, em plena Serra do Caldeirão, Ameixial, com 46 operacionais, 9 veículos e 2 meios aéreos.

Hoje, também, houve um incêndio na zona de Casais na Serra de Monchique, encontra-se em rescaldo.

@bandevelugo , o incêndio de 2012 em Tavira, também foi provocado por trabalhos na linha, curiosamente, os grandes incêndios, normalmente estão sempre ligados a linhas de média tensão. :rolleyes:

Só, no Algarve foram dizimados 50 mil hectares, devido a incêndios dessa natureza, o de Monchique este ano e o de Tavira em 2012. :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: bandevelugo


bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Incêndio, em plena Serra do Caldeirão, Ameixial, com 46 operacionais, 9 veículos e 2 meios aéreos.

Hoje, também, houve um incêndio na zona de Casais na Serra de Monchique, encontra-se em rescaldo.

@bandevelugo , o incêndio de 2012 em Tavira, também foi provocado por trabalhos na linha, curiosamente, os grandes incêndios, normalmente estão sempre ligados a linhas de média tensão. :rolleyes:

Só, no Algarve foram dizimados 50 mil hectares, devido a incêndios dessa natureza, o de Monchique este ano e o de Tavira em 2012. :unsure:

Bem metida essa!

E sabes se houve qualquer inquérito judicial e/ou pagamento de indemnizações? Se fosse na América estavam já com uma dúzia de processos e bons advogados em cima!

As entidades donas das linhas são ricas e - pasme-se - cobram aos consumidores para a prevenção de incêndios - a sério!
 
  • Gosto
Reactions: João Pedro

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Começaram agora 2 focos de incendio no concelho de Torres Novas, os dois na freguesia de Pedrógão, e com 12 minutos de intervalo.
1 desse focos é na freguesia dos costume, aliás tem deflagrado 2 a 3 vezes por semana na mesma localidade, isto já desde o inicio deste mes, isto já no parque natural da Serra D'Aire, mas felizmente este já está em resolução.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

weatherbox

Cumulus
Registo
31 Out 2016
Mensagens
117
Local
Ibéria
Melhor, igual, assim assim, cada um tem a sua opinião e assim pelo menos parecem não sofrer do "dilema do avençado" o que já é muito bom

Dilema do avençado é que ele não pode efusivamente dizer que as coisas estão muito melhores este ano pois isso seria admitir que o ano passado foi uma desgraça que pode ter contribuido para a perda de muitas vidas inclusive pode ter implicações em pocessos judiciais atuais e futuros

Sobre as linhas elétricas, inteiramente de acordo, se não estou em erro li que o incêndio que recentemente feriu gravemente vários jovens em Estremoz também teve origem na rede eléctrica durante uma trovoada. Esse incêndio é curioso pois é a antitese de quase tudo, pequena dimensão, em olival e pastos, contudo causou várias vitimas humanas

Os "terroristas" foram uma tese muito útil ao longo de décadas para camuflar a incompetência estatal no ordenamento florestal, prevenção e gestão combustivel, a incompetencia privada nos usos e costumes de risco como queimadas, etc ou como se está agora a perceber melhor, uma rede eletrica deficiente que gera problemas mal esteja um pouco de vento ou caiam uns raios

Na minha opinião pessoal acho que as coisas estão um pouco melhores, a meteorologia e conteudo de água da biomassa explicam maior parte 70% mas penso que há alguma contribuição positiva de acções tomadas este ano, seria injusto não reconhecer esforço feito
 

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Boa noite!

2007, 2008, 2014,2015...correu muito muito bem!
Quais as raões?
O ataque inicial foi melhor?
O despacho de meios é exatamente igual ao dos ultimos anos...deteção, triangulação de meios e envio de 3 viaturas das corporações de bbs mais proximas. Para lá disto, ha a eventual equipa de sapadores florestais que esteja e o heli do GIPS!
Aliás @luismeteo3 , permite me esta brincadeira, mas sem quereres estas a fazer uma acérrima critica aos bombeiros (que tanto defendes, naturalmente à luz das tuas convicções)...sabes porque? É que a GRANDE diferença dos outros anos para este é que deixaram de ser bbs (os canarinhos é certo, mas que são todos bbs na mesma e voluntarios antes de serem canarinhos) a fazer ataques iniciais de heli e passaram a ser GIPS :thumbsup:
Não me leves a mal, mas acho que ninguem por aqui quer que corra mal, mas quem anda nisto ha uns anitos sabe que uma andorinha não faz a primavera...

Isto é totalmente incorrecto!

OS GIPS apenas efectuam o ataque inicial na sua maioria de helicoptero, o restante ataque inicial é efectuado como sempre foi e sempre será, pelos Bombeiros!!!!

Existem muitos incendios que inicialmente ganham logo uma grande carga térmica e os meios enviados em ataque inicial, são mais e mais musculados do que em qualquer ano que passou!

O Helicoptero de Ataque inicial só fica no local, até 1h30 no máximo depois do inicio do incêndio pois não tem autonomia para mais!

A DON 2018 realmente diz que devem ser despachados os 3 Corpos de Bombeiros mais pertos do local, e o meio aereo de ataque inicial se estiver disponivel, que nem sempre está, veja-se por exemplo o Distrito de Lisboa que tem 1 Helicóptero de ataque inicial, em Mafra, que serve os Distritos de Lisboa, Setubal e Santarém, nem sempre está disponivel para os incêndios no Distrito de Lisboa.

Existem ataques iniciais que chegam a ser despachados 60 operacionais e cerca de 1 dezena de veículos, em pouco menos de 10 minutos, por ordem do Comando Distrital! Nem todas as ocorrências tem meio aéreo disponível para lá ir, por isso dizer que o sucesso deste ano, é devido aos GIPS, só pode ser dito, mesmo por alguém que está fora do sistema e não percebe nada do assunto (e acredita na maquina da marketing da GNR) e olhe que eu estou dentro do assunto e do despacho de meios, ATI, ATA e meios Nacionais portanto sei do que falo e da forma como são feitos os despachos! Em relação aos ataques ampliados, basta ver quem lá fica.. Bombeiros, FEB e Sapadores Florestais.. os restantes, raramente ficam porque já ultrapassaram o horário de trabalho!

Em relação a serem só GIPS a tripular os Helicopteros, foi um erro que alguém cometeu (será que era porque esse alguem era CONAC na altura e tinha vindo do Comando Geral dos GIPS?). Provavelmente para o ano que vem, esse erro será corrigido ;).

Se os GIPS dizem que a taxa de sucesso deles é de 98%, pois a dos Bombeiros é de 100% porque nunca nenhum incêndio ficou por apagar!
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Continuo a achar que a chave para o "sucesso" até agora é o nº baixo de ignições. A partir de certo nº de ignições deixa de existir a possibilidade do ataque inicial "musculado" devido há dispersão de meios, para além disso muito provavelmente existe uma maior probabilidade de ocorrem reacendimentos devido ao rescaldo ineficaz.
Isto para dizer que o dispositivo da ANPC este ano ainda não foi levado ao limite como aconteceu varias vezes no ano passado.
 

rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
"Climate change"??? O artigo enfatiza sobretudo o papel das populações, que provocam (intencionalmente ou não) os fogos, ou que se colocam no seu caminho, levando ao aumento exponencial das destruições (de vidas e de bens).

Aliás, esta história do "climate change" é, sobretudo, uma excelente desculpa para uso de políticos que não têm coragem para fazer o que devem.

Andassem atrás dos causadores dos fogos (incluindo companhias de transporte de eletricidade, como as focadas neste artigo californiano), para lhes pedir o pagamento dos danos e indemnizações, e toda a gente teria mais cuidado - com o pagamento de indemnizações de milhões de euros, a ver se as empresas e as pessoas não tinham mais cuidado... mas a culpa é dos eucaliptos e das alterações climáticas...

O que é que começou o incêndio Monchique? Lembro-me algures de se ter dito que poderia ter sido causado por uma linha eléctrica.

Em Portugal alguém se lembra de decisões judiciais em que os causadores dos fogos tivessem sido condenados a pagar os danos e os custos do combate? Um ano depois ainda não há acusações relativas aos incêndios de Pedrógão, nem se percebe bem qual o papel de todos os agentes no que se passou.
Se leres bem, ele referiu que "climate change" é o que se enfatiza nos media dos EUA, mas parece que não é a causa no que toca aos incêndios.
“They talk about climate change,” said Steve Campora, a Sacramento lawyer who has made a career of suing utility companies on behalf of fire victims. “And climate change makes it more difficult to control the fire. But climate change does not cause ignition.”
da mesma fonte: https://www.nytimes.com/2018/08/20/us/california-wildfires-human-causes-arson.html
 
  • Gosto
Reactions: bandevelugo

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Continuo a achar que a chave para o "sucesso" até agora é o nº baixo de ignições. A partir de certo nº de ignições deixa de existir a possibilidade do ataque inicial "musculado" devido há dispersão de meios, para além disso muito provavelmente existe uma maior probabilidade de ocorrem reacendimentos devido ao rescaldo ineficaz.
Isto para dizer que o dispositivo da ANPC este ano ainda não foi levado ao limite como aconteceu varias vezes no ano passado.
Mas quando ocorreu o Incendio em Monchique havia um baixissimo numero de ocorrencias...não é o numero de ocorrencias que leva ao colapso do sistema, ou melhor, ao colapso do sistema em termos de área ardida.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Boa noite!



Isto é totalmente incorrecto!

OS GIPS apenas efectuam o ataque inicial na sua maioria de helicoptero, o restante ataque inicial é efectuado como sempre foi e sempre será, pelos Bombeiros!!!!

Existem muitos incendios que inicialmente ganham logo uma grande carga térmica e os meios enviados em ataque inicial, são mais e mais musculados do que em qualquer ano que passou!

O Helicoptero de Ataque inicial só fica no local, até 1h30 no máximo depois do inicio do incêndio pois não tem autonomia para mais!

A DON 2018 realmente diz que devem ser despachados os 3 Corpos de Bombeiros mais pertos do local, e o meio aereo de ataque inicial se estiver disponivel, que nem sempre está, veja-se por exemplo o Distrito de Lisboa que tem 1 Helicóptero de ataque inicial, em Mafra, que serve os Distritos de Lisboa, Setubal e Santarém, nem sempre está disponivel para os incêndios no Distrito de Lisboa.

Existem ataques iniciais que chegam a ser despachados 60 operacionais e cerca de 1 dezena de veículos, em pouco menos de 10 minutos, por ordem do Comando Distrital! Nem todas as ocorrências tem meio aéreo disponível para lá ir, por isso dizer que o sucesso deste ano, é devido aos GIPS, só pode ser dito, mesmo por alguém que está fora do sistema e não percebe nada do assunto (e acredita na maquina da marketing da GNR) e olhe que eu estou dentro do assunto e do despacho de meios, ATI, ATA e meios Nacionais portanto sei do que falo e da forma como são feitos os despachos! Em relação aos ataques ampliados, basta ver quem lá fica.. Bombeiros, FEB e Sapadores Florestais.. os restantes, raramente ficam porque já ultrapassaram o horário de trabalho!

Em relação a serem só GIPS a tripular os Helicopteros, foi um erro que alguém cometeu (será que era porque esse alguem era CONAC na altura e tinha vindo do Comando Geral dos GIPS?). Provavelmente para o ano que vem, esse erro será corrigido ;).

Se os GIPS dizem que a taxa de sucesso deles é de 98%, pois a dos Bombeiros é de 100% porque nunca nenhum incêndio ficou por apagar!
Logo ja te respondo...mas quem me parece fora dp sistema és tu...lê bem, com olhos de ver, o que escrevi!
 

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Logo ja te respondo...mas quem me parece fora dp sistema és tu...lê bem, com olhos de ver, o que escrevi!

Eu li bem o que escreveste, principalmente a parte de serem os GIPs a fazer o ATI em Helicoptero que essa era a grande diferente, o que é totalmente incorrecto, até porque os GIPS já faziam ATI de helicoptero em metade do pais o ano passado inclusive nas areas que mais arderam!

Ainda neste momento há 1 Alerta de incendio em Torres Novas, com 47 operacionais e 10 veículos e sabes quantos são operacionais dos GIPS? São 5
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Em atualização Incêndio em cobertura de edifício de cinco andares em Campo de Ourique
21 ago 2018 11:11

Um incêndio deflagrou hoje na cobertura de um prédio de cinco andares localizado na Rua Ferreira Borges, em Campo de Ourique. Segundo a Proteção Civil estão três veículos no local.
Segundo o site da Proteção Civil, a ocorrência teve registo às 10h24 desta terça-feira, 21 de agosto.

Ao SAPO 24, fonte dos Bombeiros de Campo de Ourique confirmou a existência de um incêndio habitacional em Campo de Ourique, referindo que "as equipas estão ao trabalho, com vários meios no local".
https://24.sapo.pt/atualidade/artig...edificio-de-cinco-andares-em-campo-de-ourique
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Eu li bem o que escreveste, principalmente a parte de serem os GIPs a fazer o ATI em Helicoptero que essa era a grande diferente, o que é totalmente incorrecto, até porque os GIPS já faziam ATI de helicoptero em metade do pais o ano passado inclusive nas areas que mais arderam!

Ainda neste momento há 1 Alerta de incendio em Torres Novas, com 47 operacionais e 10 veículos e sabes quantos são operacionais dos GIPS? São 5

Eu por acaso vi esse helicoptero passar próximo de mim, ia a caminho do incendio, creio que é o que está sediado em Pernes, pelo que tenho visto aqui nos incendios do concelho de Torres Novas, tem sido uma grande ajuda, e tem chegado cerca de 10 minutos antes dos bombeiros.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3