Seguimento - Incêndios 2018

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
(...)

Os "terroristas" foram uma tese muito útil ao longo de décadas para camuflar a incompetência estatal no ordenamento florestal, prevenção e gestão combustivel, a incompetencia privada nos usos e costumes de risco como queimadas, etc ou como se está agora a perceber melhor, uma rede eletrica deficiente que gera problemas mal esteja um pouco de vento ou caiam uns raios. (...)

Este paragrafo diz quase tudo! ;)
 


vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
Boa noite!



Isto é totalmente incorrecto!

OS GIPS apenas efectuam o ataque inicial na sua maioria de helicoptero, o restante ataque inicial é efectuado como sempre foi e sempre será, pelos Bombeiros!!!!

Existem muitos incendios que inicialmente ganham logo uma grande carga térmica e os meios enviados em ataque inicial, são mais e mais musculados do que em qualquer ano que passou!

O Helicoptero de Ataque inicial só fica no local, até 1h30 no máximo depois do inicio do incêndio pois não tem autonomia para mais!

A DON 2018 realmente diz que devem ser despachados os 3 Corpos de Bombeiros mais pertos do local, e o meio aereo de ataque inicial se estiver disponivel, que nem sempre está, veja-se por exemplo o Distrito de Lisboa que tem 1 Helicóptero de ataque inicial, em Mafra, que serve os Distritos de Lisboa, Setubal e Santarém, nem sempre está disponivel para os incêndios no Distrito de Lisboa.

Existem ataques iniciais que chegam a ser despachados 60 operacionais e cerca de 1 dezena de veículos, em pouco menos de 10 minutos, por ordem do Comando Distrital! Nem todas as ocorrências tem meio aéreo disponível para lá ir, por isso dizer que o sucesso deste ano, é devido aos GIPS, só pode ser dito, mesmo por alguém que está fora do sistema e não percebe nada do assunto (e acredita na maquina da marketing da GNR) e olhe que eu estou dentro do assunto e do despacho de meios, ATI, ATA e meios Nacionais portanto sei do que falo e da forma como são feitos os despachos! Em relação aos ataques ampliados, basta ver quem lá fica.. Bombeiros, FEB e Sapadores Florestais.. os restantes, raramente ficam porque já ultrapassaram o horário de trabalho!

Em relação a serem só GIPS a tripular os Helicopteros, foi um erro que alguém cometeu (será que era porque esse alguem era CONAC na altura e tinha vindo do Comando Geral dos GIPS?). Provavelmente para o ano que vem, esse erro será corrigido ;).

Se os GIPS dizem que a taxa de sucesso deles é de 98%, pois a dos Bombeiros é de 100% porque nunca nenhum incêndio ficou por apagar!
GIPS também operam em ataque ampliado , como os elementos da FEB , se me disseres que a maioria trabalha em ATI concordo mas já vi inúmeras vezes eles a trabalhar em ataque ampliado , assim que incêndio entra em resolução eles arrumam o balde e abalam

Enviado do meu ONEPLUS A6003 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
GIPS também operam em ataque ampliado , como os elementos da FEB , se me disseres que a maioria trabalha em ATI concordo mas já vi inúmeras vezes eles a trabalhar em ataque ampliado , assim que incêndio entra em resolução eles arrumam o balde e abalam

Enviado do meu ONEPLUS A6003 através do Tapatalk

Sao muito poucas as vezes, e eu nao disse que GIPS nao fazia ATA, pois estavamos a falar de ATI ;)
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Nuno_Gomes

Cirrus
Registo
18 Set 2017
Mensagens
53
Local
Braga
Boa noite!



Isto é totalmente incorrecto!

OS GIPS apenas efectuam o ataque inicial na sua maioria de helicoptero, o restante ataque inicial é efectuado como sempre foi e sempre será, pelos Bombeiros!!!!

Existem muitos incendios que inicialmente ganham logo uma grande carga térmica e os meios enviados em ataque inicial, são mais e mais musculados do que em qualquer ano que passou!

O Helicoptero de Ataque inicial só fica no local, até 1h30 no máximo depois do inicio do incêndio pois não tem autonomia para mais!

A DON 2018 realmente diz que devem ser despachados os 3 Corpos de Bombeiros mais pertos do local, e o meio aereo de ataque inicial se estiver disponivel, que nem sempre está, veja-se por exemplo o Distrito de Lisboa que tem 1 Helicóptero de ataque inicial, em Mafra, que serve os Distritos de Lisboa, Setubal e Santarém, nem sempre está disponivel para os incêndios no Distrito de Lisboa.

Existem ataques iniciais que chegam a ser despachados 60 operacionais e cerca de 1 dezena de veículos, em pouco menos de 10 minutos, por ordem do Comando Distrital! Nem todas as ocorrências tem meio aéreo disponível para lá ir, por isso dizer que o sucesso deste ano, é devido aos GIPS, só pode ser dito, mesmo por alguém que está fora do sistema e não percebe nada do assunto (e acredita na maquina da marketing da GNR) e olhe que eu estou dentro do assunto e do despacho de meios, ATI, ATA e meios Nacionais portanto sei do que falo e da forma como são feitos os despachos! Em relação aos ataques ampliados, basta ver quem lá fica.. Bombeiros, FEB e Sapadores Florestais.. os restantes, raramente ficam porque já ultrapassaram o horário de trabalho!

Em relação a serem só GIPS a tripular os Helicopteros, foi um erro que alguém cometeu (será que era porque esse alguem era CONAC na altura e tinha vindo do Comando Geral dos GIPS?). Provavelmente para o ano que vem, esse erro será corrigido ;).

Se os GIPS dizem que a taxa de sucesso deles é de 98%, pois a dos Bombeiros é de 100% porque nunca nenhum incêndio ficou por apagar!

O sucesso é de TODAS as forças envolvidas no DECIR, Sapadores Florestais, Afocelca, Forças Armadas, GNR/GIPS, FEB, Bombeiros, equipas da Juntas de Freuguesia, etc...

Esqueça essa do marketing porque isso é um estereótipo criado nas redes sociais, simplesmente o GIPS não tem qualquer gabinete de marketing, o facebook é gerido por um militar que está na parte operacional.

O sucesso também se deve ao número de ocorrências serem reduzidos em comparação com outros anos, o que permite colocar mais meios, porque se ocorrerem 5 ou 6 ocorrências em simultâneo num distrito não existem milagres.
O pré-posicionamento de meios e patrulhamentos às zonas mais sensíveis também contribuem para uma maior visibilidade e rapidez na resposta, neste aspecto existe uma melhoria significativa.

Ultrapassam o horário de trabalho? Mostra que não percebe nada do assunto. Claro que uma equipa terrestre tem horário para entrar, se está a falar na hora de entrar tem imensa razão, o horário de saída é condicionado às ocorrências que houverem.

Em relação ao ATA, já que mencionou a DON, deve saber que a prioridade é o ATI, mas sempre que requisitado as equipas ficam em ATA. Bem recentemente nas ocorrências do Soajo em Arcos de Valdevez e Parada em Ponte da Barca estiveram equipas do GIPS e FEB a trabalhar em conjunto, num excelente trabalho de equipa. Referir que ficam no ATA todos menos o GIPS ou é falta de conhecimento ou critica gratuita.

Quanto à passagem de todo o ATI helitransportado para o GIPS, foi uma decisão política, nada tem haver com uns serem melhores que outros porque a FEB executava a missão na perfeição. Na minha opinião foi para uniformizar o ATI helitransportado e ter maior capacidade terrestre por parte das equipas FEB que trabalham muito bem dos grandes incêndios.

Sobre a taxa de sucesso, para mim é uma treta, nem deveria existir, quando o pessoal vai é para apagar, se não conseguiu é porque não foi mesmo possível.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
A realidade é que os GIPS não tem capacidade para ficar em ATA em todos os TO's que seja necessário! Onde andam as 3 CATAS que era previsto existirem?

Simplesmente não existem por falta de capacidade! E mais não digo!

Quer que eu lhe diga quantos TO's há em que os COS tem que se "chatear" (atencao às "") com o chefe da brigada do HATi porque os mesmos parecem estar com pressa de se ir embora? É certo que nem todas as equipas são iguais, tal como nos bombeiros há umas boas e outras más, mas agora quererem fazer passar a ideia que este ano está tudo muito melhor, porque são os GIPS que estão no ATI, é totalmente incorrecto!!!!
 

Nuno_Gomes

Cirrus
Registo
18 Set 2017
Mensagens
53
Local
Braga
Estou a ver que não está assim tão bem informado, mas eu digo-lhe, as companhias de ataque estendido e não CATAS, estão em Mirandela, Aveiro, Viseu e Loulé. Estiveram em Monchique e neste momento estão a reforçar os distritos do norte que estão em alerta vermelho.
Se estiveram em mais algum TO não sei dizer porque o gabinete de marketing não informou, nem isso me interessa. E só vão para onde são accionados, e esse accionamento você sabe de quem depende.
O GIPS não tem capacidade nem é essa a sua missão, vá dar uma olhadela à DON.
Pressa no héli? O CMA tem hora de abertura e de encerramento. E essa pressa se calhar é vital para ficar disponível para um novo ATI ao invés de ficar o héli a fazer rescaldo, sim porque não é para isso que existe.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Bom, recuperando a questão inicial...@ruijacome...
Nunca referi que o sucesso do ATI deste ano dependia de ser o GIPS a fazer ATI em todos os helis...o que disse, aliás sublinhei ser em tom de brincadeira com o @luismeteo3, é que se ele apontava grandes melhorias no ATI estava a fazer (implicitamente) um elogio ao GIPS em deterimento da FEB, uma vez que a GRANDE "mudança" deste ano foi essa...foi isto exclusivamente e nada mais. Qualquer outra interpretação das minhas "palavras" é despropositada!
Quando quero criticar não preciso de meias palavras, faço o. E já que estas tão por dentro deste sistema e do despacho de meios, saberás perfeitamente que inumeras vezes são ativadas 3 ECIN's (na chamada triangulação de meios) ou 2 ECIN's e 1 ELAC por exemplo, mas, pasme se, no TO não estão 15 bb's ou 12 bb's (respetivamente)... sabes isso não sabes, ou és capaz de dizer que estou a mentir??
Com o GIPS isso não acontece...os VL deles saem com 4 elementos, ponto!
Pra finalizar, se os bb's estão tão a vontade nesta matéria, o porquê de lhes causar tanta urticaria elogios a outras forças, nomeadamente GAUF's e GIPS por exemplo??
As luzes dos holofotes e das TV's serão sempre dos Srs CMDT's e dos CPO's...e ainda bem que assim é...pensa nisso;)
 
  • Gosto
Reactions: Nuno_Gomes

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
A realidade é que os GIPS não tem capacidade para ficar em ATA em todos os TO's que seja necessário! Onde andam as 3 CATAS que era previsto existirem?

Simplesmente não existem por falta de capacidade! E mais não digo!

Quer que eu lhe diga quantos TO's há em que os COS tem que se "chatear" (atencao às "") com o chefe da brigada do HATi porque os mesmos parecem estar com pressa de se ir embora? É certo que nem todas as equipas são iguais, tal como nos bombeiros há umas boas e outras más, mas agora quererem fazer passar a ideia que este ano está tudo muito melhor, porque são os GIPS que estão no ATI, é totalmente incorrecto!!!!

Estou a ver que não está assim tão bem informado, mas eu digo-lhe, as companhias de ataque estendido e não CATAS, estão em Mirandela, Aveiro, Viseu e Loulé. Estiveram em Monchique e neste momento estão a reforçar os distritos do norte que estão em alerta vermelho.
Se estiveram em mais algum TO não sei dizer porque o gabinete de marketing não informou, nem isso me interessa. E só vão para onde são accionados, e esse accionamento você sabe de quem depende.
O GIPS não tem capacidade nem é essa a sua missão, vá dar uma olhadela à DON.
Pressa no héli? O CMA tem hora de abertura e de encerramento. E essa pressa se calhar é vital para ficar disponível para um novo ATI ao invés de ficar o héli a fazer rescaldo, sim porque não é para isso que existe.

Bom, recuperando a questão inicial...@ruijacome...
Nunca referi que o sucesso do ATI deste ano dependia de ser o GIPS a fazer ATI em todos os helis...o que disse, aliás sublinhei ser em tom de brincadeira com o @luismeteo3, é que se ele apontava grandes melhorias no ATI estava a fazer (implicitamente) um elogio ao GIPS em deterimento da FEB, uma vez que a GRANDE "mudança" deste ano foi essa...foi isto exclusivamente e nada mais. Qualquer outra interpretação das minhas "palavras" é despropositada!
Quando quero criticar não preciso de meias palavras, faço o. E já que estas tão por dentro deste sistema e do despacho de meios, saberás perfeitamente que inumeras vezes são ativadas 3 ECIN's (na chamada triangulação de meios) ou 2 ECIN's e 1 ELAC por exemplo, mas, pasme se, no TO não estão 15 bb's ou 12 bb's (respetivamente)... sabes isso não sabes, ou és capaz de dizer que estou a mentir??
Com o GIPS isso não acontece...os VL deles saem com 4 elementos, ponto!
Pra finalizar, se os bb's estão tão a vontade nesta matéria, o porquê de lhes causar tanta urticaria elogios a outras forças, nomeadamente GAUF's e GIPS por exemplo??
As luzes dos holofotes e das TV's serão sempre dos Srs CMDT's e dos CPO's...e ainda bem que assim é...pensa nisso;)

Estas discussões, quase particulares, deviam ter um glossário agregado para o resto da malta perceber melhor do que se está a falar no meio destas siglas todas...:confused:
 

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
Pra finalizar, se os bb's estão tão a vontade nesta matéria, o porquê de lhes causar tanta urticaria elogios a outras forças, nomeadamente GAUF's e GIPS por exemplo??
As luzes dos holofotes e das TV's serão sempre dos Srs CMDT's e dos CPO's...e ainda bem que assim é...pensa nisso;)
Como já eu referi sou BB voluntário , o que mais me entristece e ver esses comentários nas redes sociais, a união faz a força , e neste mundo quer seja sapadores florestais, quer seja Bombeiros, elementos da FEB ou elementos dos GIPS, andamos todos para o mesmo , e triste andar a brigar por uma coisa sem anexo , epá e que não tem mesmo , os bombeiros não tem que se queixar , ganham muito nos fogos , com pneus , avarias , entre outros materiais , assisti a comandantes a mandar elementos de corporações arranjarem furos para ganhar 600€ , vejo darem lances de mangueiras como perdidas para ganharem novas , por isso não tem que se queixar que as outras forças ganham X carro ou Y carro, ou tem isto e aquilo , nos bombeiros temos que dar exemplos de quem somos e não andar sempre com lamexices, deixem o álcool " nem todos são iguais" tenham brio na farda e cresçam para depois poderem falar dos outros


Enviado do meu ONEPLUS A6003 através do Tapatalk
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
ATI - ataque inicial
ECIN - equipa de combate a incendios (5 elementos)
ELAC - equipa logistica de apoio ao combate (2 elementos)
GIPS - grupo de intervenção, proteção e socorro
GAUF - grupo de analise e uso do fogo
BB - bombeiro
FEB - força especial de bombeiros (canarinhos)
TO - teatro de operações
VLCI - veiculo ligeiro de combate a incendios
CATA - companhia de ataque ampliado (GIPS)
VFCI -veiculo florestal de combate a incendios
CMDT - comandante
CPO - comandante de permanencia as operações
Desculpem não ter colocado antes...
 
Última edição:

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Se leres bem, ele referiu que "climate change" é o que se enfatiza nos media dos EUA, mas parece que não é a causa no que toca aos incêndios.

da mesma fonte: https://www.nytimes.com/2018/08/20/us/california-wildfires-human-causes-arson.html

Certo, contudo mantenho que o artigo citado não enfatiza o climate change, que não ocupa mais de 5% da prosa.

"Climate change" significa que em termos de médias o Porto vai ter o clima que Coimbra hoje tem e que Coimbra vai ter o de Lisboa, e por aí adiante. Mais umas variâncias em eventos extremos (tornados, ciclones, etc.), cuja tendência em épocas recentes não sei se já foi confirmada.

De resto, do ponto de vista meteorológico, para os incêndios, o que interessa são eventos extremos - sobretudo secas acentuadas e extensas ondas de calor, como aliás bem se viu o ano passado e já nos incêndios de 2018.

É irrelevante se a temperatura média de Pedrógão em julho é 22º ou 23ºC - os incêndios, sobretudo os maiores, fazem a sua própria "meteorologia". Mesmo relativamente aos recordes de máximas absolutas, batidos este ano em muitos locais da rede do IPMA, o que significam para os incêndios? Qual a diferença de estarem 40º, 42º ou mesmo 44º? Irrelevante - na minha modesta opinião.

Já se não choveu nada no inverno e primavera... é outra história. É não é garantido que hoje tenhamos mais secas que no passado, como se vem apurando para várias partes do mundo e como há uns meses eu chamei a atenção - é o caso do noroeste da Península Ibérica.
 
  • Gosto
Reactions: rokleon

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
ATI - ataque inicial
ECIN - equipa de combate a incendios (5 elementos)
ELAC - equipa logistica de apoio ao combate (2 elementos)
GIPS - grupo de intervenção, proteção e socorro
GAUF - grupo de analise e uso do fogo
BB - bombeiro
FEB - força especial de bombeiros (canarinhos)
TO - teatro de operações
VLCI - veiculo ligeiro de combate a incendios
CATA - companhia de ataque ampliado (GIPS)
VFCI -veiculo florestal de combate a incendios
CMDT - comandante
CPO - comandante de permanencia as operações
Desculpem não ter colocado antes...

@Tonton

Há ainda estas que surgem habitualmente nesta temática dos incêndios florestais e que o @AJB não referiu:

DECIF: Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais
GRIF: Grupo de Reforço para Incêndios Florestais
GRUATA: Grupos de Reforço de Ataque Ampliado
ESF: Equipa de Sapadores Florestais
RNPV: Rede Nacional de Postos de Vigia
 
  • Gosto
Reactions: rokleon

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
ATI - ataque inicial
ECIN - equipa de combate a incendios (5 elementos)
ELAC - equipa logistica de apoio ao combate (2 elementos)
GIPS - grupo de intervenção, proteção e socorro
GAUF - grupo de analise e uso do fogo
BB - bombeiro
FEB - força especial de bombeiros (canarinhos)
TO - teatro de operações
VLCI - veiculo ligeiro de combate a incendios
CATA - companhia de ataque ampliado (GIPS)
VFCI -veiculo florestal de combate a incendios
CMDT - comandante
CPO - comandante de permanencia as operações
Desculpem não ter colocado antes...

@Tonton

Há ainda estas que surgem habitualmente nesta temática dos incêndios florestais e que o @AJB não referiu:

DECIF: Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais
GRIF: Grupo de Reforço para Incêndios Florestais
GRUATA: Grupos de Reforço de Ataque Ampliado
ESF: Equipa de Sapadores Florestais
RNPV: Rede Nacional de Postos de Vigia

Muito obrigado! :thumbsup: