Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não esquecer a Oregon WMR200 por um pouco mais, 400€ em Portugal (mais barato lá fora), tem painel solar como a 928/968 mas ainda um datalogger de origem, com capacidade para registar dados durante 29 dias de minuto a minuto ou 436 dias de 15 em 15 minutos. Pode ser importante para quem tem problemas em manter um computador sempre ligado.
 


rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Não esquecer a Oregon WMR200 por um pouco mais, 400€ em Portugal (mais barato lá fora), tem painel solar como a 928/968 mas ainda um datalogger de origem, com capacidade para registar dados durante 29 dias de minuto a minuto ou 436 dias de 15 em 15 minutos. Pode ser importante para quem tem problemas em manter um computador sempre ligado.

Encontrei a WMR200 nos States por € 214?
O que acham?
:huh:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Encontrei a WMR200 nos States por € 214?
O que acham?
:huh:

214 € + 50 € (portes) = 264 €

264 € + 21 % de taxas alfandegárias = 319,44 €

+ 10 € de taxas «mistério» = 329,44 €


Total = 329,44 €



Neste caso não compensa muito, tenta encontrar um vendedor que venda o mesmo produto por um preço mais baixo. Neste momento, já compensa, mas não muito.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Encontrei a WMR200 nos States por € 214?
O que acham?
:huh:

Aqui há poucos dias vi um vendedor certificado da Alemanhã no Ebay a vender essa, mais cara do que esses valores, mas como vindo da Alemanhã além de ser mais rápido já não há alfandegas nem burocracias por ser Europa, ficava no total já com os portes para Portugal à roda dos 310€. Muito mais barato do que isso também não deves encontrar, elas cá custam 400€. A não ser que queiras tentar a sorte de não pagar alfandega, mas ultimamente parece que poucos se tem safado.
 

bitinho

Cirrus
Registo
15 Abr 2008
Mensagens
5
Local
Portela
Boa noite.
Daniel, permite-me apenas umas pequenas correcções:
214 € + 50 € (portes) = 264 €

264 € + 21 % de taxas alfandegárias = 319,44 € - IVA

+ 10 € de taxas «mistério» = 329,44 € - Taxas alfandegárias(?)


Total = 329,44 €



Neste caso não compensa muito, tenta encontrar um vendedor que venda o mesmo produto por um preço mais baixo. Neste momento, já compensa, mas não muito.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boa noite.
Daniel, permite-me apenas umas pequenas correcções:

O IVA constitui as taxas alfandegárias, essas taxas são sempre aplicadas neste tipo de produtos.
As taxas mistério pertencem às taxas alfandegárias, mas têm a ver com os honorários do despachante, sendo desconhecidos os critérios de aplicação.
 

Lumes

Cirrus
Registo
26 Dez 2007
Mensagens
27
Local
Santa Maria - Açores
Olá pessoal
Ando a explorar a minha Oregom WMR200, e penso que os valores de temp e humidade exteriores não são muito reais. Os sensores estão ao sol. Será que deverão estar protegidos da exposição directa dos raios solares??? O manual não diz nada sobre o assunto.
Cumprimentos.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Olá!
Obrigado pela ajuda até agora prestada!
Consegui localizar no Ebay à venda a WMR200 proveniente da Alemanha: € 305.
Se não conseguir esta vou optar pela WS 3600. Só tem um problema: é que não a consigo achar pelos €180 que o Daniel Vilão se referiu. O maxímo que consegui localizar foi os €250 ou +.
O que acham?!:)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Olá pessoal
Ando a explorar a minha Oregom WMR200, e penso que os valores de temp e humidade exteriores não são muito reais. Os sensores estão ao sol. Será que deverão estar protegidos da exposição directa dos raios solares??? O manual não diz nada sobre o assunto.
Cumprimentos.

Pelo que sei os sensores devem estar sempre protegidos de exposição solar directa!

Cumprimentos
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Olá pessoal
Ando a explorar a minha Oregom WMR200, e penso que os valores de temp e humidade exteriores não são muito reais. Os sensores estão ao sol. Será que deverão estar protegidos da exposição directa dos raios solares??? O manual não diz nada sobre o assunto.
Cumprimentos.

Os sensores de temperatura e humidade não podem estar expostos à radiação solar directa nem difusa.
A melhor solução é adquirir um radiation shield e colocar no seu interior os respectivos sensores.
Recomendo-te o Passive Shield da Davis, que se encontra a cerca de 100 €.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olá!
Obrigado pela ajuda até agora prestada!
Consegui localizar no Ebay à venda a WMR200 proveniente da Alemanha: € 305.
Se não conseguir esta vou optar pela WS 3600. Só tem um problema: é que não a consigo achar pelos €180 que o Daniel Vilão se referiu. O maxímo que consegui localizar foi os €250 ou +.
O que acham?!:)

Eu pessoalmente não gosto nada de recomendar ou dar opiniões deste género, pois nunca se sabe se depois há problemas com alguma coisa que dê origem a insatisfações. Sacudo assim qualquer responsabilidade :) Mas se fosse eu com os dados que tenho, e que não são muitos, preferiria a wmr200 à ws 3600 por causa do datalogger, e mesmo sem isso acho que preferiria também marca Oregan a La Crosse, embora isso se calhar já é parvoice pessoal e subjectiva sobre marcas. Mas a importância do logger depende do que pretendes da estação, da possibilidade de teres ou não sempre um PC ligado, etc,etc. Outro pormenor é que a WMR200 também permite ligar um sensor UV (UVN800 UV Index Sensor), comprado à parte, mas que até nem é muito caro, uns 30€ + portes.

Mas como há um membro aqui que tem uma WMR200, talvez seja boa ideia falares com ele primeiro, tal com outros proprietários que tem a WS 3600, sempre ficas a saber de algum problema ou limitação que possa existir, na estação ou no software.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Os sensores de temperatura e humidade não podem estar expostos à radiação solar directa nem difusa.
A melhor solução é adquirir um radiation shield e colocar no seu interior os respectivos sensores.
Recomendo-te o Passive Shield da Davis, que se encontra a cerca de 100 €.

Ou isso ou então tentar construir um como uma vez fizeste:
http://www.meteopt.com/forum/instru...cao-radiation-shield-faca-voce-mesmo-729.html
http://www.meteopt.com/forum/instru...-estacao-meteorologica-de-moscavide-1784.html

Ou agora que tens um Ferrari, perdão, uma Davis, isto é so luxos ? :D
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Ou isso ou então tentar construir um como uma vez fizeste:
http://www.meteopt.com/forum/instru...cao-radiation-shield-faca-voce-mesmo-729.html
http://www.meteopt.com/forum/instru...-estacao-meteorologica-de-moscavide-1784.html

Ou agora que tens um Ferrari, perdão, uma Davis, isto é so luxos ? :D

Claro que podemos optar pela bricolage, mas nem toda a gente tem paciência e tempo para essas coisas e, como se sabe, as coisas artesanais não são tão rigorosas.
Gosto de ser o mais rigoroso possível e toda a gente sabe que sou um perfeccionista. :)
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Claro que podemos optar pela bricolage, mas nem toda a gente tem paciência e tempo para essas coisas

E não só. Em particular tenho muita falta de jeitinho.
Obrigado a todos (Vince, Minho e o meu "vizinho" Daniel Vilão) pelos vossos conselhos.
 

Lumes

Cirrus
Registo
26 Dez 2007
Mensagens
27
Local
Santa Maria - Açores
Os sensores de temperatura e humidade não podem estar expostos à radiação solar directa nem difusa.
A melhor solução é adquirir um radiation shield e colocar no seu interior os respectivos sensores.
Recomendo-te o Passive Shield da Davis, que se encontra a cerca de 100 €.

Obrigado pelas respostas
Será que encontro um "Passive Shield" para a minha Oregon Scientific WMR200 á venda em Portugal, e onde???
Os que encontrei na Net são no estrangeiro e para as estações Davis, o que poderá dificultar a colocação.