Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,646
Local
Açores
tempresult_htd0.gif


Frustrante para os meteoloucos do continente. Nem os restos chegam :D
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,646
Local
Açores
tempresult_gbd1.gif


Já no ano passado o GFS modelava uma 'paradinha'...

tempresult_xgc9.gif


... com o Ophelia (oeste/noroeste da PI). Na realidade o ciclone continuou a acelerar e é quase certo que aconteceria o mesmo neste caso.

Mais a sério, e independentemente da intensidade, há um consenso na posição do futuro Florence até 144h. Depois disso há de quase tudo um pouco.

zxQZDXl.gif


Mesmo que o ciclone continue a deslocar-se para (nor)oeste, nada está perdido para os meteomalucos:

rAMrNni.png


Pelos ensembles, haverá um Gordon na primeira metade de Setembro (:D) mas é possível que se forme mais para a leste do que outros (mais próximo de África/CV).

giuv65D.png
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Um ex Furacão/Tempestade tropical a passar perto dos Açores e a dirigir-se já como extra tropical para o NW de Portugal Continental:


tempresult_bid2.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,646
Local
Açores
A saída operacional do GFS 6z é a única que atribui ao ciclone maior intensidade e duração (eventualmente chegando à PI). No ensemble, e em geral, o Florence eventualmente desaparece a muitos milhares de quilómetros a sudoeste dos Açores.

ybkUX7K.png


Futurologia à parte, o Florence deverá ainda passar muitos dias no Atlântico tropical.
 
Última edição:

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Correcto. O Seguimento Livre está no fórum de seguimento principal (para Portugal) por alguma razão, posts que sejam sobre outros assuntos como mudanças climáticas, meteorologia tropical (mundial), têm os seus próprios tópicos!
 
  • Gosto
Reactions: Sanxito e MSantos

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Bem, agora são uns dias sem estação. Finalmente deu para ir fazer manutenção. Os registos falsos de chuva são provavelmente pássaros (vou mudar o pluviómetro de sítio), e o RS... saltou-lhe a maioria da tinta. Ainda durou uns bons anos. :D Está na altura de levar mais umas camadas de tinta.
Aliás, história surreal... Há uns tempos (dois meses?) mudou-se para o meu bairro (mas a 1 quarteirão ou quarteirão e meio) uma pessoa com a mesma estação que eu. Uma vez notei que a estação no WU dele tinha dados iguais aos "meus", mas não pensei nada de mais, talvez a estação dele estivesse estragada e ele tivesse começado a utilizar os meus dados para coleção. Tudo bem.

Para contextualizar, tenho uma antena artesanal na consola da minha estação porque sempre tive problemas de receção de dados. As paredes são muito espessas entre a minha casa e o telhado. A estação tem uma transmissão anunciada de 100m (nunca chega a esse valor muitas vezes).

Vendo que os valores de temperatura andavam estranhos, já desde Julho por aí, hoje finalmente consegui ir fazer manutenção. Para minha surpresa a estação até estava em bom estado, exceto o facto de os pratos do RS já pouca tinta terem. Ok, deve ser esse o problema, desmontei tudo e está na altura de pintar de novo. Já dentro de casa, tiro as pilhas ao transmissor e tudo, para não ficar ligado. Não é que a minha consola continua a receber dados? Ao que parece, a minha estçaão está a apanhar os dados do vizinho e não sei exatamente há quanto tempo. Em alguma altura que perdeu o sinal do meu transmissor, sincronizou à estação do vizinho (que está a coisa de 200m!!!!) e aí ficou. E apanha o sinal perfeitamente.

E esta hein? :shocking::shocking: Se mesmo reduzindo a antena, não conseguir apanhar os *meus* dados, não sei qual será o futuro da minha estação. Obviamente que quero os meus dados e não os dos outros.


Edit: Reduzi a antena, continua a apanhar os dados da outra estação. A pessoa penso que é rádio-amador, será que a antena de rádio estará a amplificar o sinal? Bem, enfim. :D
 
Última edição:

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Aliás, história surreal... Há uns tempos (dois meses?) mudou-se para o meu bairro (mas a 1 quarteirão ou quarteirão e meio) uma pessoa com a mesma estação que eu. Uma vez notei que a estação no WU dele tinha dados iguais aos "meus", mas não pensei nada de mais, talvez a estação dele estivesse estragada e ele tivesse começado a utilizar os meus dados para coleção. Tudo bem.

Para contextualizar, tenho uma antena artesanal na consola da minha estação porque sempre tive problemas de receção de dados. As paredes são muito espessas entre a minha casa e o telhado. A estação tem uma transmissão anunciada de 100m (nunca chega a esse valor muitas vezes).

Vendo que os valores de temperatura andavam estranhos, já desde Julho por aí, hoje finalmente consegui ir fazer manutenção. Para minha surpresa a estação até estava em bom estado, exceto o facto de os pratos do RS já pouca tinta terem. Ok, deve ser esse o problema, desmontei tudo e está na altura de pintar de novo. Já dentro de casa, tiro as pilhas ao transmissor e tudo, para não ficar ligado. Não é que a minha consola continua a receber dados? Ao que parece, a minha estçaão está a apanhar os dados do vizinho e não sei exatamente há quanto tempo. Em alguma altura que perdeu o sinal do meu transmissor, sincronizou à estação do vizinho (que está a coisa de 200m!!!!) e aí ficou. E apanha o sinal perfeitamente.

E esta hein? :shocking::shocking: Se mesmo reduzindo a antena, não conseguir apanhar os *meus* dados, não sei qual será o futuro da minha estação. Obviamente que quero os meus dados e não os dos outros.


Edit: Reduzi a antena, continua a apanhar os dados da outra estação. A pessoa penso que é rádio-amador, será que a antena de rádio estará a amplificar o sinal? Bem, enfim. :D

A minha primeira estação (do Lidl), já há uns bons anos, tinha uma particularidade interessante e útil: permitia memorizar dois sinais, fixando-se no mais forte, mas permitindo aceder a outro. Foi particularmente útil quando um vizinho colocou um sensor Oregon na varanda por cima de minha casa (e cujo sinal se sobrepunha regularmente)
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
A minha primeira estação (do Lidl), já há uns bons anos, tinha uma particularidade interessante e útil: permitia memorizar dois sinais, fixando-se no mais forte, mas permitindo aceder a outro. Foi particularmente útil quando um vizinho colocou um sensor Oregon na varanda por cima de minha casa (e cujo sinal se sobrepunha regularmente)
Yep, as Oregon têm uma opção para selecionar o "canal" do sensor e da consola, infelizmente não é opção com esta.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.