Seguimento - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008



Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
A chuva fraca de há pouco rendeu mais 0,5mm que a juntar aos 0,5mm desde as 00h fica em 1mm hoje:)

A temperatura está em 14,2ºC

A pressão desce e desce...:D... 1005 hPa

Neste momento caem pingos dispersos...
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Rog o que vem aí para esta noite é a frente B2???

O B2, identifica uma depressão, ou seja, neste momento existe no sistema depressionário «Balduína» 3 depressões. Uma dessas depressões, a B2 irá afectar o território nacional, com chuva forte e vento muito forte durante o fim da tarde e noite de hoje.
São duas frentes, a frente quente (vermelho) que já começou a fazer sentir os seus efeitos, e a frente fria (azul) que lhe seguirá. Esta depressão (B2) irá ter uma rápida intensificação, (descida acentuada da pressão que produzirá vento forte, chuva forte..).
Habitualmente a frente fria é mais virulenta que a frente quente.

balduina6tf2.gif
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Acabou de soar o alarme de tempestade!!:w00t::w00t:

A pressão desce e desce... 1004 hPa

A chuva cai forte agora
Hoje vou com 3,5mm:D

A Balduína já descarregou aqui 19,5mm:thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Thanks vitamos:)
Bem me parecia..
Mas essa actividade será para esta noite ou mais para o fim semana? No IM e no freemeteo referem essas alturas... Pelo menos aqui para esta zona do Alentejo.:huh:
Tenho de dar Calmex ao meu cão.... ele passa-se
:thumbsup:

isto das trovoadas não é fácil de prever... mas referia-me ao imediato com uma zona de actividade eléctrica que parece querer entrar pelo centro! Para o sul talvez sábado seja mais propício a trovoadas mas esta noite tudo é possível também!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Vitamos sabes qual foi a precipitação ontem? :thumbsup: :thumbsup:

Não tenho pluviómetro iceworld mas suponho que não tenha caído muita coisa! A única coisa que medi foi uma chuva de golos anormal em Lisboa por volta das 22h :p

hoje sim se tivesse um pluviómetro tinha com que me entreter, assim só poderei observar os acontecimentos e acompanhar o evoluir da pressão! E amanhã relatar os acontecimentos! Mais uma vez não poderei acompanhar um directo de um acontecimento com o MeteoPT :sad: E hoje era mesmo daqueles dias que dava jeito... um dia em que as imagens de satélite mandam e que o acompanhamento ao minuto é o único eficaz!

Como daqui a pouco rumo a casa (onde não tenho net) aproveito já para vos desejar bom acompanhamento. Um companhamento apaixonado, mas também sério e rigoroso, como o MeteoPt nos tem habituado ao longo dos tempos (mesmo que amanha tenha que dispensar 1 hora para ver todos os posts) :p

Aqui em Coimbra como poderás confirmar iceworld chuva a cair moderada e certinha, para já sem qualquer vento!
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
boas

pois é amigos até agora aqui na margem sul do Tejo o céu esteve sempre muito nublado com a chuva de vez em quando a cair, mas a animação vem mais logo com a precipitação a aumentar e a trovoada a chegar.
já estou eu aqui a preparar o material para ver se caço algo, estas caçadas requerem tanta preparação como a pesca ou uma caçada de espingarda ao ombro. :)

abraços
 

Sam

Cirrus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
38
Local
Mora - Évora
Thanks Rog e Vitamos:)
Já vou começando a perceber um pc mais:)
Quanto ao cão, vai tomar uns calmex's, que ele até da chuva e dos bombeiros tem medo:lmao: :lol: