Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Para o final da próxima semana quase 40ºC no Alentejo :(
O Julho pouco quente já me fazia temer isto... calor até perder de vista....
 


Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Para o final da próxima semana quase 40ºC no Alentejo :(
O Julho pouco quente já me fazia temer isto... calor até perder de vista....


Isso é chamada a lei da compensação.
Mas há quem não acredite na existência da mesma, que não é por haver um início de verão fresco que depois iremos ter temperaturas altas outono dentro.
No meu caso não tenho uma ideia formada sobre o assunto e sobre a chamada lei da compensação, mas pelo que tenho visto dá-me a entender que talvez exista algum fundo de verdade nisso.:hmm:
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Isso é chamada a lei da compensação.
Mas há quem não acredite na existência da mesma, que não é por haver um início de verão fresco que depois iremos ter temperaturas altas outono dentro.
No meu caso não tenho uma ideia formada sobre o assunto e sobre a chamada lei da compensação, mas pelo que tenho visto dá-me a entender que talvez exista algum fundo de verdade nisso.:hmm:
Cientificamente não existe nada que fundamente a tal "lei" da compensação ! Agora acredito que por vezes possamos sentir que isso está a acontecer, mas não está! A meteorologia é mesmo assim, é volátil, acaba sempre por nos surpreender Umas vezes pela positiva, outras pela negativa,mas até isso é muito relativo mediante o gosto de cada um! O importante é a mesma continuar a ser imprevisível, mal de nós se algum dia alguém a conseguir controlar!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
O passado mês de Julho foi bastante abaixo da média, não era difícil. ;)

Não foi assim tanto (de 0,5 a 1,5ºC) :

IPMA
Julho de 2018, com anomalia da temperatura média do ar de-1.02 °C, é o mais frio desde 2000.
Valores de temperatura média inferiores ocorreram em cerca de 18 % dos anos (desde 1931).
O valor médio da temperatura máxima do ar, 27.25 °C, foi 1.47 °C inferior ao normal e corresponde ao
valor mais baixo dos últimos 30 anos (Figura 2).
O valor médio da temperatura mínima do ar, 15.05 °C, foi 0.57 °C inferior ao normal.


E não esquecer que a média do mês de Setembro é bastante mais baixa (cerca de 26ºC nas máximas e 20ºC na geral) e temos estado muito acima.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Por aqui, este mês de setembro também está com uma brutal anomalia positiva, é bem provável que acabe como o mais quente dos últimos 30 anos, pelo menos. Há ainda essa curiosidade de saber se acaba como terceiro ou segundo mês mais quente deste 2018.
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Pois aparentemente as temperaturas vao entrar em valores mais normais, mas sem sinal de chuva pra já...ha muitos anos que não temos um outubro a começar normalmente. Vamos ver...

As previsões que vejo para início de Outubro, continuam a ser de temperaturas muito acima da média para o mês - 27-29ºC de máximas para Lisboa e noites tropicais...
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,815
Local
Lisboa e Alenquer
É estranho como os Outubros estão a ser anormalmente quentes desde a ultima década, parece que o Verão se arrasta para o outono. Eu quando era puto nos anos 80 e 90, íamos para a escola em Outubro já com luvas, e chuva era quase certa, às vezes coincidia com as vindimas. Um dos grandes pesadelos dos agricultores em Alenquer era fazer as vindima à chuva, facto que acontecia muitas vezes.
Parece que é cada vez mais difícil ao sistema sair das condições de Verão atmosférico.

As previsões que vejo para início de Outubro, continuam a ser de temperaturas muito acima da média para o mês - 27-29ºC de máximas para Lisboa e noites tropicais...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.