Seguimento - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Chove imenso, com muita força e o vento dá-lhe com alma...

Alguém me pode dizer como se lêem as pressões atmosféricas??? :huh::huh:

Acima de 1000 é tranquilo, para baixo de 1000 = chuva... será mais ao menos isso???

O ponto de transição localiza-se nos 1013 hPa;) ou seja... acima de 1013 hPa estamos em alta pressão, mais propicia a sol, sem excluido a chuva, por vezes... abaixo de 1013 hPa estamos em baixa pressão, mais propicia a chuva... quanto mais baixa for a pressão... pior em termos de mau tempo...;)
 


Trish

Cirrus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
3
Local
Setúbal
Boa noite pessoal!
E junta-se mais uma 'meteolouca' à comunidade deste Excelente Forum!:thumbsup:
Confesso que sou uma leitora assídua há já alguns meses mas hoje decidi finalmente participar.
Aqui por Setúbal chove fortemente há algum tempo, o vento sopra forte e as rajadas são realmente impressionantes!!:eek:
Esta noite promete...! :hehe:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
:surprise: Arvore de grande porte caida na rua perto da minha casa... rajadas muito fortes.... chove torrencialmente... :thumbsup:

Epá, foi uma das maiores rajadas de vento que eu já vi!
A antena do prédio da frente voou, um estendal rebentou e a toalha que estava nele simplesmente "foi-se"... enfim! Aqui não há árvores de grande porte, apenas arbustos, mas se houvesse.:unsure:

Agora acalmia. Vento moderado de ONO, e apenas vai pingando.
Vou com 33,4mm
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Eu nao percebo isto... 'Nós' é que temos o alerta vermelho e o 'festival' ta todo no Sul... aqui ta um vento moderado com umas rajadas mais fortes mas nada de fazer voar qualquer coisa... quanto à chuva, miudinha ! :disgust:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Boa noite pessoal!
E junta-se mais uma 'meteolouca' à comunidade deste Excelente Forum!:thumbsup:
Confesso que sou uma leitora assídua há já alguns meses mas hoje decidi finalmente participar.
Aqui por Setúbal chove fortemente há algum tempo, o vento sopra forte e as rajadas são realmente impressionantes!!:eek:
Esta noite promete...! :hehe:

Muito bem-vinda Trish :thumbsup:


Em Melgaço mantem-se nos 988hPa.
Registo uma situação curiosa a temperatura subiu ou melhor saltou dos 8.7ºC para os 11.0ºC em 10 minutos
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
O ponto de transição localiza-se nos 1013 hPa;) ou seja... acima de 1013 hPa estamos em alta pressão, mais propicia a sol, sem excluido a chuva, por vezes... abaixo de 1013 hPa estamos em baixa pressão, mais propicia a chuva... quanto mais baixa for a pressão... pior em termos de mau tempo...;)


Mais do que o valor, é a tendência que esta apresenta. 990hpa a subir pode ser de sol, e 995 a descer pode ser de chuva forte.
Neste caso, a descida rápida de pressão está a criar uma intensificação rápida, com ventos muitos fortes e chuva que será também em certos locais muito forte.
 

ibmail

Cirrus
Registo
17 Abr 2008
Mensagens
17
Local
Cascais
Boa noite pessoal!
E junta-se mais uma 'meteolouca' à comunidade deste Excelente Forum!:thumbsup:
Confesso que sou uma leitora assídua há já alguns meses mas hoje decidi finalmente participar.
Aqui por Setúbal chove fortemente há algum tempo, o vento sopra forte e as rajadas são realmente impressionantes!!:eek:
Esta noite promete...! :hehe:

Bem vinda Trish...tb me juntei a esta comunidade à 1 hora atrás...:p

welcome:thumbsup:
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Epá, foi uma das maiores rajadas de vento que eu já vi!
A antena do prédio da frente voou, um estendal rebentou e a toalha que estava nele simplesmente "foi-se"... enfim! Aqui não há árvores de grande porte, apenas arbustos, mas se houvesse.:unsure:

Agora acalmia. Vento moderado de ONO, e apenas vai pingando.
Vou com 33,4mm

tens registos actuais?