Previsões longo prazo (Outono/Inverno 2018/2019)



GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
926
Local
Entre BRG e GMR

Ontem ouvi de manhã na TSF um prof. qualquer de climatologia de uma univ. de Lisboa a dizer absolutamente o contrário.

Que o outono seria extremamente seco e quente com esta tendência a prolongar-se até Janeiro isso devido ao anti-ciclone dos Açores.

Pensei logo em como é que este tipo sabia qual iria ser a tendência do AC até Janeiro com tanta certeza que se julgasse em condições de falar à TSF sobre as suas conclusões.

No fundo, o que eu quero mesmo é que acabe o verão. Já não posso com a paisagem ressequida e o pó quando faço caminhadas pelas serras.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,821
Local
Faro
De acordo com as previsões dos modelos e tomando em consideração que as últimas actualizações ainda datam de 1 Setembro existe um panorama bem mais favorável para um Outono seco. O Inverno ainda tem previsão bastante incerta. Qd for a actualização de Outubro teremos dados bem mais fiáveis do q nesta altura.
O período de transição é de mais difícil modelacao
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Previsão mensal... ECMWF vs UKMet (Exeter) vs CPC (Washington/NOAA)

Novembro:

v5NwvIY.gif


O CPC está muito favorável para o continente. O ECMWF manda cut-offs (em teoria de fraca intensidade) para o continente. O UKMET sugere algumas frentes para os Açores com, quiçá, uma ou outra cut-off.

Dezembro:

b64gUG3.gif


Pasmaceira generalizada (CPC), 'NAO-' com prevalência das depressões ao largo do continente (ECMWF) e bloqueio tendencialmente desfavorável para continente e Madeira (UKMet). As ilhas mais ocidentais dos Açores podiam ter alguma chuva.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa

carlitinhos

Cumulus
Registo
13 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Fundão (540m)
O IPMA, como costume, não se aventura a tocar no tema da precipitação. Apenas refere que as temperaturas serão acima do normal, infelizmente...

https://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.longo.prazo/sazonal/docs/bps_0110.2802_2018.pdf

No entanto, relembrar que tivemos notícias como esta:

https://sicnoticias.sapo.pt/pais/2018-08-11-Verao-nao-devera-ser-prolongado-e-o-outono-sera-chuvoso


chama-se a isto jogar pelo seguro, então como todos falam do aquecimento global o mais provável é que as temperaturas continuem a subir de ano para ano ou neste caso de trimestre para trimestre em comparação com os trimestres de anos anteriores, já quanto aos outros parâmetros como precipitação com estas mudanças até os modelos andam á nora é melhor precaver com "Não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo" assim acertam sempre dê para que lado der, bem jogado por parte do IPMA.
 

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,489
Local
Maceda (Ovar)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
O Outono nem 1 mês tem...ainda pode vir a chover muito.

Em meteorologia/climatologia, o Outono vai a meio, começa a 1 de Setembro. Em astronomia, é que o Outono começou a 23 de Setembro.


Depende, do ponto de vista de cada um, se o Outono começou a 1 de Setembro, até agora foi uma falácia, Setembro foi o mais quente de sempre e até agora tem sido seco, agora se o Outono começou a 23 de Setembro, aí o Verão não foi muito prolongado. :D
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,821
Local
Faro
O Outono climático começa a 1 Setembro e termina a 30 Novembro .. Mas em boa verdade pelo menos a época das chuvas começa mais ou menos no início da 2 dezena de Outubro. De acordo com as previsões a chuva até ao final do mês deverá ser insignificante desta forma na maior parte do mês o mês será extremamente quente e seco pois as temperaturas até final do mês se perspectivam bem acima da média.
As previsões sazonais apontam um resto de Outono e Inverno muito seco e quente. Ou seja idêntico aos últimos 20 anos particularmente a sul .. A menos que seja o ecm a ter razao