Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2018

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Pelo menos nos próximos 3 dias a atmosfera vai estar muito instável nos Açores.

É possível que o IPMA eventualmente publique um aviso amarelo para chuva nos Grs. Central e Oriental.

Haverá muito ar seco e a AP é moderada. Como tal, e não obstante poderem aparecer linhas de instabilidade, a precipitação mais intensa deverá ser muito localizada.
 


Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Amigos,
Aqui pela ponta do Topo, cai desde as 03h uma forte trovoada acompanhada de chuva com muita intensidade! Finalmente estamos a levar com uma boa quantidade de água... impressionante mesmo é a trovoada, com um compasso de 8 / 9 por minuto, ou mais! Enfim, só falta mesmo aquele friozinho, de resto, ta top!!
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Bom dia maltinha ...

E do nada surge a animação ... :D

Acordei agora ao som de trovoadas constantes que devem estar ainda longe mas ouvem se bem os trovões seguidos ...:trovao::trovao:

A chuva também parece querer começar ... sinto que vai desabar a qualquer momento ... :rain: e já se sente alguma água a cair o que é bom ...

Vamos a ver é se não cai toda de uma vez ... um cenário cada vez mais típico nas nossas ilhas ... secas prolongadas e eventos meteorologicamente agressivos ...


Edit 1 ( 07:30 ) - E começou a chover ... se não for demasiado é bom pois já não chovia há algum tempo ...
 
Última edição:

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Cheguei agora aqui ao trabalho e tenho vários relatos que para o interior da ilha Terceira e na Serra de Santa Bárbara parece que caiu água a sério e que até chegou a cortar caminhos temporariamente devido a cheias repentinas e tudo ... Isto leva a crer que o centro do mau tempo se centrou pelo oeste de São Jorge ( de acordo com o relato do user @Manecas a coisa esteve preta para os lados do topo ... ), Graciosa e Oeste/Norte da Terceira ...

Talvez o user @Hazores poderá ter um relato mais pormenorizado destas incidências já que vive para aquelas bandas ...

Entretanto volta-se a ouvir alguns trovões muito ao longe aqui por Angra ...
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Cheguei agora aqui ao trabalho e tenho vários relatos que para o interior da ilha Terceira e na Serra de Santa Bárbara parece que caiu água a sério e que até chegou a cortar caminhos temporariamente devido a cheias repentinas e tudo ... Isto leva a crer que o centro do mau tempo se centrou pelo oeste de São Jorge ( de acordo com o relato do user @Manecas a coisa esteve preta para os lados do topo ... ), Graciosa e Oeste/Norte da Terceira ...

Talvez o user @Hazores poderá ter um relato mais pormenorizado destas incidências já que vive para aquelas bandas ...

Entretanto volta-se a ouvir alguns trovões muito ao longe aqui por Angra ...

e2fefcd098ffa79dbc2c4c8ffc24044f.png
os raios nao são recentes de todo, mas da para ter uma ideia da sua concentração a quando do seu auge.

A zona do topo de São Jorge, também foi muito ativa, com uma cadência bem elevada para os normais Açorianos.
Esta banda, embora menos organizada, passou esta madrugada pelo GC na sua totalidade.



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Ora vejam lá esse bocadito que gravei. Se aumentarem o som, podem ouvir a chuva a cair no telhado da casa, e foi assim durante pelo menos 3h seguidas (chuva).
Pelo meio da chuvada aconteceu algo que não esperava, caiu pelo menos 3 pancadas de granizo juntamente com a chuva (e tava calor), a mais forte e audível no telhado e nas janelas, juro, que vi granizo de pelo menos 1 cm de diâmetro, foi impressionante!
Já falei com pessoas mais velhas e todas me dizem que algo assim não é lembrado. Parecia que o céu nos ia literalmente cair em cima.
Digo-vos em jeito de confidencia, que por 3 ou 4 momentos, senti-me um bocado amedrontado, foi mesmo impressionante.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Ora vejam lá esse bocadito que gravei. Se aumentarem o som, podem ouvir a chuva a cair no telhado da casa, e foi assim durante pelo menos 3h seguidas (chuva).
Pelo meio da chuvada aconteceu algo que não esperava, caiu pelo menos 3 pancadas de granizo juntamente com a chuva (e tava calor), a mais forte e audível no telhado e nas janelas, juro, que vi granizo de pelo menos 1 cm de diâmetro, foi impressionante!
Já falei com pessoas mais velhas e todas me dizem que algo assim não é lembrado. Parecia que o céu nos ia literalmente cair em cima.
Digo-vos em jeito de confidencia, que por 3 ou 4 momentos, senti-me um bocado amedrontado, foi mesmo impressionante.
Grande discoteca bem que alguma dessa chuvinha podia vir para cá, obrigado pela partilha

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Boa noite... Só agora consegui chegar ao fórum.. Nos dias de festa há sempre algo a fazer...
Desta vez tocou-me a mim... :p
Tal com foi já dito, foi uma noite muito boa para os amantes das trovoadas, houve num dado momento (por volta das 4h30) que num minuto contei 13 relâmpagos, já alguns anos que não me lembro de ver uma trovoada assim...
Por volta das 7h da manhã iniciou-se uma chuva torrencial, sendo afectada principalmente a zona oeste da ilha (Doze ribeiras, santa Bárbara e parte das 5 ribeiras), sendo registadas algumas ocorrências, pequenas inundações em habitações destas freguesias (santa bárbara, essencialmente).
Contudo, não posso deixar de dizer que as inundações verificadas são de culpa humana, desde desflorestar as ribeiras, deixando raízes, e alguns troncos nas mesmas, removeram as árvores mas atolaram a ribeira de terra, alteraram cursos de água para fazer pastagens, inclusive eu próprio alertei os serviços de ambiente e florestais de que estavam a tirar o curso de água, sendo a resposta dada de que o curso de água só se iniciava mais abaixo, o que era mentira pois estava bem delimitado o curso de água).
Só me apraz dizer... A Natureza têm sempre razão...
E como "meteolouco" foi fantástico esta madrugada/ inicio da manhã :)
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
OnEzELD.gif


Daqui a uns 35 minutos estará disponível a saída das 12z. A das 0z não teve grande eficácia.
isso é que era!!


Mas da forma que o ar está cheio de poeira




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk