Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Outubro 2018

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
Mais depressa alguém ganha o euromilhões do que acerta na trajectória da Leslie. O GFS volta a colocar a Leslie a Oeste da Madeira, sem ameaçar o arquipélago, depois ruma mais a sul antes de navegar para maiores latitudes sempre longe de terra. Mas isto daqui a uns quantos dias. Já estou farto de ver a Leslie, pode ser que as altas pressões a matem entretanto e acaba-se logo a conversa :)
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
O GFS(P) 12z mantém o ciclone em transição a sudeste de Sta. Maria. Já o GFS 6/12z parece ser junk.

Hoje o GEFS deu para mandar o Leslie para as Canárias.

QpHUfzg.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Se ontem começava a haver algum consenso sobre o trajeto da Leslie (ciclone em transição sobre os Açores), ele desapareceu hoje. Atualmente o cenário é este:

kp3wOUB.png


Parece-me que vai ser preciso esperar mais 48-72h para que tenha mais certezas.

Ainda assim, e em termos de saídas operacionais, o GDPS (CMC/GEM), IFS, UM (UkMet) e até o ICON (com o furacão ao largo da Madeira a 180h) mostram uma sinótica muito semelhante a 144h. O GFS(P)/GFS é que continuam a destoar, acelerando o ciclone para ESE/SE.

Por agora, e em termos de ensembles, o GEFS abandonou a transição sobre as ilhas e se continua assim, o Leslie ainda vai parar a Cabo Verde. Já o EPS mantém a transição mas empurra-a mais para leste (num trajeto semelhante ao da Ophelia).

de5QLof.gif
 
Última edição: