Seguimento - Incêndios 2018

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
A temperatura pode estar associada indiretamente, pois tendencialmente a sua subida provoca descida da %HR doa ar...

Eu gosto de aprender , mas assim fico :wacko:
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
A temperatura diretamente afeta o rendimento dos operacionais...
Diretamente não interfere no comportamento do fogo...
 
  • Gosto
Reactions: Zulo

Nuno_Gomes

Cirrus
Registo
18 Set 2017
Mensagens
53
Local
Braga
Excelente análise do @AJB , quando se conhece a realidade é muito mais fácil. Parabéns pela análise.
Só uma pequena correcção, o meio aéreo de ATI não necessita da anuência do CNOS para missões ATI, ali esteve mobilizado em ATA, logo o CNOS deu o visto.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
E do nada um incêndio na Serra
3b1202d063c0f9c16cc3a24bb6e757e7.jpg


Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
E do nada um incêndio na Serra
3b1202d063c0f9c16cc3a24bb6e757e7.jpg


Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
Completamente surreal o n° de ignições ao final do dia! Chuva nas previsões dá nisto, queimadas com fartura!

217caa275aad770dd33d1b9eb2724d47.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Completamente surreal o n° de ignições ao final do dia! Chuva nas previsões dá nisto, queimadas com fartura!
217caa275aad770dd33d1b9eb2724d47.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

O mesmo se passou por aqui, não chegaram a ser ocorrencias, mas mal parou ce chover, ao meio da manhã, e o cheiro a queimado já pairava no ar.
E de certeza que o governo vai prolongar o período crítico até ao fim do mes, apesar de que se chovesse mais um pouco quase ningém iria respeitar esse período, mas pronto, é o povo que temos.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
O mesmo se passou por aqui, não chegaram a ser ocorrencias, mas mal parou ce chover, ao meio da manhã, e o cheiro a queimado já pairava no ar.
E de certeza que o governo vai prolongar o período crítico até ao fim do mes, apesar de que se chovesse mais um pouco quase ningém iria respeitar esse período, mas pronto, é o povo que temos.

Apesar de ser espectável que assim o seja, nunca deixa de me surpreender este comportamento tão negligente por parte da população! Vamos ver como evolui as condições meteorológicas, se forem de encontro as últimas previsões, o que que choveu é de todo insuficiente para levantar já as "armas" em muitas zonas do país, e o período crítico deverá ser prolongado sim!
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Apesar de ser espectável que assim o seja, nunca deixa de me surpreender este comportamento tão negligente por parte da população! Vamos ver como evolui as condições meteorológicas, se forem de encontro as últimas previsões, o que que choveu é de todo insuficiente para levantar já as "armas" em muitas zonas do país, e o período crítico deverá ser prolongado sim!

Pois concordo contigo, pois o que choveu não foi nada, e se termina-se já o período crítico no dia 15 tinha de chover muito, e ao alargar esse limite acaba por funcionar também como um "travão", tenho aqui uma vizinha que até se deu ao trabalho de tapar o monte de material que tem para queimar só para não se molhar, o que também não é muito boa ideia, pois a palha irá estar sempre seca, e quando ateado irá causar muita chama, com o consequente de ser uma queima rápida, onde pelo que vou observando, os mais antigos "adoram uma manhã", de nevoeiro para queimar os sobrantes, onde por vezes não quer dizer que esteja já autorizado o uso de fogo.
É preciso muito mais consiencia, eu próprio já aboli o uso de fogo na queima de sobrantes já lá vão uns 4 anos, e não me deixam saudades, é o trabalho de colocar tudo em montes, depois era o de ir ardendo um de cada vez, sempre com o auxílio de mais pessoas presentes, e agora eu sozinho, faço a gestão desses mesmo resíduos ao longo do ano, e até já fico com os sobrantes dos vizinhos, pois o que vou produzindo, não me chega.
 

Nuno_Gomes

Cirrus
Registo
18 Set 2017
Mensagens
53
Local
Braga
Não vai ser com legislação cegamente restritiva que vamos eliminar este tipo de comportamentos. Diversas queimas que vi hoje, eram em quintais inseridos em aglomerados, nem sequer eram inseridos em espaços florestais. É uma cultura inserida nos meios rurais, queimar os sobrantes das culturas que terminaram e preparar as terras para novas sementeiras.
Muitos dos incêndios que surgiram ao início da noite, foi em zonas de matos e giestas, tipicamente usados pela pastorícia, nada de novo. Não se queima no inverno através de fogos controlados, queimam eles em setembro/outubro.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Não vai ser com legislação cegamente restritiva que vamos eliminar este tipo de comportamentos. Diversas queimas que vi hoje, eram em quintais inseridos em aglomerados, nem sequer eram inseridos em espaços florestais. É uma cultura inserida nos meios rurais, queimar os sobrantes das culturas que terminaram e preparar as terras para novas sementeiras.
Muitos dos incêndios que surgiram ao início da noite, foi em zonas de matos e giestas, tipicamente usados pela pastorícia, nada de novo. Não se queima no inverno através de fogos controlados, queimam eles em setembro/outubro.

Sim mas mesmo sendo queimas em quintais, não deixa de ser perigoso na mesma, e por aqui o que vejo queimar é apenas só para se livrarem do "lixo", até porque já pouca gente cultiva, alguma coisa na época de outono/inverno.
E sim pegar fogo só para renovar pastagens nesta época do ano, é coisa ainda muito precoce, tendo em conta a pouca humidade presente no solo.
A queima de sobrantes está muito enraizada sim no meio rural, mas por parte da população já mais antiga, porque uma simples passagem de corta mato, podes deixar os galhos espalhados por expemplo no meio do olival, claro que tem o seu custo, para quem não tiver este tipo de alfaia, que cada vez existe mais procura, ou que aqui a uns anos atrás era ainda uma novidade, e se fores a apontar as horas de trabalho em junta todo o material, em quem tiver vários hectares de olival tradicional, ás vezes são várias tonelas, isto com a forquilha na mão, também não fica muito barato.
O preço aqui por hora, ronda os 35€ de um bom corta mato de martelos.
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Não vai ser com legislação cegamente restritiva que vamos eliminar este tipo de comportamentos. Diversas queimas que vi hoje, eram em quintais inseridos em aglomerados, nem sequer eram inseridos em espaços florestais. É uma cultura inserida nos meios rurais, queimar os sobrantes das culturas que terminaram e preparar as terras para novas sementeiras.
Muitos dos incêndios que surgiram ao início da noite, foi em zonas de matos e giestas, tipicamente usados pela pastorícia, nada de novo. Não se queima no inverno através de fogos controlados, queimam eles em setembro/outubro.

Para grandes males , grandes remédios! Tal com se faz com as crianças pequenas! Com o fogo não se brinca... ;) Totalmente a favor do fogo de supressão em combate , e fogo controlado na redução de combustíveis durante o Inverno por operacionais especializados, agora não esquecer que as ditas "renovações" de pastorícias o ano passado por esta mudaram a vida de muita gente, infelizmente para muito pior! :unsure: Mas se nem isso conseguiu criar uma consciencialização nas pessoas , de forma a que tal nunca mais se volte a repetir, terá que ser sim uma legislação severa e sem precedentes para quem não a cumprir a criar!
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Para grandes males , grandes remédios! Tal com se faz com as crianças pequenas! Com o fogo não se brinca... ;) Totalmente a favor do fogo de supressão em combate , e fogo controlado na redução de combustíveis durante o Inverno por operacionais especializados, agora não esquecer que as ditas "renovações" de pastorícias o ano passado por esta mudaram a vida de muita gente, infelizmente para muito pior! :unsure: Mas se nem isso conseguiu criar uma consciencialização nas pessoas , de forma a que tal nunca mais se volte a repetir, terá que ser sim uma legislação severa e sem precedentes para quem não a cumprir a criar!

Concordo contigo, até porque o fogo controlado, usado por quem sabe, e na altura certa pode fazer um bom trabalho, ainda agora á 2 semanas fui vistar uma quinta aqui próxima, que tem 127 hectares, e eles já contactaram os bombeiros e a protecção civil, para eles depois limparem com o fogo, uma zona de vale, com silvados com mais de 5 metros de altura, e o que a dona me disse é que tem medo de colocar lá algum tractor com corta mato, ou mesmo um retroescavadora, porque não sabe o que está lá por baixo, pois ela herdou a quinta do avõ, e essa área não é limpa á mais de 30 anos, por vezes os silvados escondem poços, ou minas de água que ningém sabe que lá existem.

E por falar em fogo controlado, só agora é que vi que tinha aqui este artigo em aberto para ler.

http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2018-09-18-Os-eucaliptais-bem-geridos-salvaram-se-do-fogo