Furacão LESLIE (Atlântico 2018 #AL13)

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Pela observação aos modelos neste o mais provável será a curva para sul antes ou após a madeira já com a Leslie bastante debilitada. Diversas frentes deixam mais precipitação do que a Leslie na madeira. Mas caso a Leslie não se debilitar e apesar de bem pequena poderá deixar acumulados muito significativos nas zonas montanhosas. O menos provável nesta altura será que venha para o continente
 


c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Não sei se já viram mas o IPMA continua a não fazer qualquer comunicado operacional acerca do Furacão Leslie. Fez o primeiro do seguimento, desde aí mais nada. Sinceramente e com os modelos cada vez mais a apontar para os tais 5% de possibilidade de atingir aqui o nosso país em cheio, já se devia estar a prevenir a situação. O que é certo é que ainda hoje choveu e não vejo ninguém preocupado com a proteção civil em geral da população (não vou enumerar as situações porque são tantas que enchia o resto da página).
No ano passado foi o Ophelia que cá passou ao largo e trouxe vento e calor em demasiado. Como se viu tudo falhou. Este ano vai ser a chuva e o vento com o Leslie e pelo que vejo tudo vai falhar também. Enfim. Triste sina a do nosso país.

Já agora amanhã é sábado e os trabalhadores municipais estão todos em casa, já para não falar dos responsáveis da protecção civil municipal.
Na minha opinião o ipma está a ter a atitude correta de modo a evitar alarmismos sobre algo que dificilmente acontecerá. Senão já andava aí a comunicação social a falar que íamos ser afetados por furacões/tufões/trombas etc, como de costume.
 

Intruso

Cumulus
Registo
6 Mar 2016
Mensagens
179
Local
Maia
É exactamente o que o IPMA está a fazer; está até escrito no título do comunicado: Comunicado válido entre 2018-10-08 17:15:00 e 2018-10-14 20:00:00
Esse comunicado é de dia 9 de Outubro. Está no final do comunicado. Vamos a dia 11 de Outubro, portanto passaram dois dias, sendo que já há desenvolvimentos. Já não deveria haver atualizações?
Devo ser eu que estou a pensar mal então.
Como disse acima e cintado "Mas tudo bem, está tudo bem assim."
 
  • Gosto
Reactions: pe5cinco5

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Eu até concordo que o IPMA não lance, para já, avisos ou notas preventivas.

O problema aqui não é o IPMA, que até geralmente fazem bons trabalhos, mas sim a comunicação social que se aproveita de palavras baratas e leves para as "transformar" em algo pesado e preocupante, criando trabalhos desnecessários.

Já sabemos o que é a comunicação social, nem os dedos da minha mão consegue contar os exageros/enganos que já fizeram à população nos últimos anos.

Agora, se houver certeza com maior probabilidade que tal fenómeno irá acontecer, aí sim, deve-se avisar a população.
 

Intruso

Cumulus
Registo
6 Mar 2016
Mensagens
179
Local
Maia
Na minha opinião o ipma está a ter a atitude correta de modo a evitar alarmismos sobre algo que dificilmente acontecerá. Senão já andava aí a comunicação social a falar que íamos ser afetados por furacões/tufões/trombas etc, como de costume.
Não concordo. Foi esta inércia que levou à catástrofe do ano passado. Não custa nada prevenir.
O Furacão Leslie até pode ir dar uma volta novamente ao Atlântico, ou então não. Custa alguma coisa alertar as autoridades competentes da possibilidade de tal acontecer?
Eu falo como agente de proteção civil, que acumulado com muitas outras funções, também acumulo. Ainda nem um sequer memorando de alerta para o que pode, ressalvo, PODE acontecer há. Não há nada. Uma linha de atuação, algo a que se pode recorrer em caso de catástrofe. Ou acham que se faz tudo de um momento para o outro? Não se faz, todos sabemos disso.
 
  • Gosto
Reactions: pe5cinco5

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
GFS(P) a afastar a Leslie para Oeste de Marrocos

Run das 6h

tempresult_sss2.gif


O ECM, na run das 00h a Leslie fica em cima da Madeira, desfazendo-se após trespassar o arquipélago:

ECM1-72.GIF




Desta vez, se a Leslie ficar a Oeste de Marrocos, os efeitos são baixos ou praticamente nulos a Portugal, no que diz respeito ao vento. Apenas teria alguma intensidade no Litoral Oeste:

72-289PSP.GIF


Quanto à precipitação, ainda iria trazer alguma, mas apenas para o Norte e Centro de Portugal:

69-574PSP.GIF




Enfim, a curto prazo, tudo é possível.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Pessoalmente, sempre fui entusiasta e curioso acerca do cosmos, talvez por causa de um grande senhor do conhecimento que influenciou positivamente a minha geração. É claro que falo de Carl Sagan. Recordo muitas coisas desse então e a interacção entre galáxias tem vindo à minha memória por causa da Leslie.
É verdade que a atmosfera e o universo regem-se por diferentes regras e princípios, mas cada vez que vejo os modelos, é a analogia de interacção das galáxias e dos sistemas depressionários que observo na evolução. Posso estar a dizer uma grande barbaridade, mas gostava de deixar a minha opinião:
Observem a evolução no seguinte GIF da última run do GFS:
zpt29mI.gif

O início da interacção entre a Leslie e a superfície frontal da depressão que está ao largo das costas da Irlanda irá ocorrer durante a próxima madrugada, fazendo que a Leslie ganhe velocidade. Com o avançar das horas, parece haver uma transferência de ar tropical da Leslie para a linha de instabilidade, originando o incremento das precipitações desde os Açores até à Grã-Bretanha (quase como uma linha recta de precipitações mais fortes entre os 5 e os 8 mm/hora). Simultaneamente, a Leslie parece "perder gás" quando, na aproximação para a Península, a ligação perde-se dada à transferência de energia para a depressão que irá formar-se no norte da Escócia.
Creio que, na intensidade e na concretização desta interacção entre a Leslie e a superfície frontal fria, reside a incerteza generalizada na previsão nos próximos dias. Acredito que amanhã, após o estabelecimento ou não desta ligação, poderão os entendidos pronunciar-se adequadamente e prever a evolução da Leslie.
Nota: a previsão para o grupo Oriental dos Açores para dentro de 36 horas parece, segundo o GFS e esta run, bastante chuvosa. Com a orografia de S. Miguel, creio que haverá bastante precipitação num período curto de tempo.
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Pessoalmente, sempre fui entusiasta e curioso acerca do cosmos, talvez por causa de um grande senhor do conhecimento que influenciou positivamente a minha geração. É claro que falo de Carl Sagan. Recordo muitas coisas desse então e a interacção entre galáxias tem vindo à minha memória por causa da Leslie.
É verdade que a atmosfera e o universo regem-se por diferentes regras e princípios, mas cada vez que vejo os modelos, é a analogia de interacção das galáxias e dos sistemas depressionários que observo na evolução. Posso estar a dizer uma grande barbaridade, mas gostava de deixar a minha opinião:
Observem a evolução no seguinte GIF da última run do GFS:
zpt29mI.gif

O início da interacção entre a Leslie e a superfície frontal da depressão que está ao largo das costas da Irlanda irá ocorrer durante a próxima madrugada, fazendo que a Leslie ganhe velocidade. Com o avançar das horas, parece haver uma transferência de ar tropical da Leslie para a linha de instabilidade, originando o incremento das precipitações desde os Açores até à Grã-Bretanha (quase como uma linha recta de precipitações mais fortes entre os 5 e os 8 mm/hora). Simultaneamente, a Leslie parece "perder gás" quando, na aproximação para a Península, a ligação perde-se dada à transferência de energia para a depressão que irá formar-se no norte da Escócia.
Creio que, na intensidade e na concretização desta interacção entre a Leslie e a superfície frontal fria, reside a incerteza generalizada na previsão nos próximos dias. Acredito que amanhã, após o estabelecimento ou não desta ligação, poderão os entendidos pronunciar-se adequadamente e prever a evolução da Leslie.
Nota: a previsão para o grupo Oriental dos Açores para dentro de 36 horas parece, segundo o GFS e esta run, bastante chuvosa. Com a orografia de S. Miguel, creio que haverá bastante precipitação num período curto de tempo.

Então a Depressão no Norte da Escócia irá, literalmente, tirar precipitação para o nosso país? :confused:

Se assim o for, por um lado até é bom, pois não deixa a Leslie entrar em Portugal. Mas se tira a chuva que estava prevista, menos bom.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
A meu ver a chave está a 36h. Depende da posição em latitude da Leslie às 36h...mais acima virá para Portugal, mais abaixo poderá ir em direção a Marrocos, Madeira ou curvar de volta para o Atlântico. Amanhã de manhã penso que já haverá mais indícios do que poderemos esperar.
 

AMFC

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2012
Mensagens
593
Local
Queijas/Oeiras
Aumentam as hipóteses de seguir rumo em direção à europa

Hurricane Leslie Discussion Number 61
NWS National Hurricane Center Miami FL AL132018
1100 AM AST Thu Oct 11 2018

For days now, it has been clear that Leslie will accelerate
east-northeastward on the south side of a mid-latitude trough
moving across the North Atlantic. That acceleration is well underway
now, and the initial motion estimate is 060/14 kt. It has been
unclear, however, when (or if) Leslie could separate from this
trough and begin to drift southward over the eastern Atlantic. The
model spread has remarkably increased since yesterday, and nearly
1/3 of the members of the most recent GFS and ECMWF ensemble runs no
longer forecast Leslie to separate from the trough at all, instead
showing the cyclone approaching western Europe as an extratropical
low
. Even the deterministic model spread has increased, and the
two NOAA regional hurricane models, the HWRF and HMON, are nearly
2300 miles apart at day 5. Through 48 h, the official track forecast
is very similar to the previous advisory, but it has been adjusted
eastward beyond that time, to bring it closer to the most recent
deterministic multi-model consensus. Confidence in the track
forecast is not high at 72 h and beyond, and it's possible that
large changes could still be required to future advisories.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Comunicado da AEMET sobre a Leslie, lançado hoje de tarde: http://www.aemet.es/documentos_d/enportada/20181011115359_p52tesp1.pdf

O comunicado do IPMA não é atualizado desde dia 9. Praticamente todos os modelos mostram, na run 12z a Leslie sobre a Madeira, falta saber se o ECM mantêm o mesmo que na saída 00z. Provavelmente aguardam por isso visto ser o modelo em que se baseiam.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Se as previsões se confirmarem, só espero que não ocorram problemas de maior na Madeira.

Todos sabemos as consequências desastrosas (e de má memoria) das chuvas intensas, potenciadas pela orografia da ilha, e consequentes enxurradas:

yYNCs6U.png





EIJRbvF.png



CuVPAfv.png


Só espero que a prevenção esteja já em andamento, pois não falta assim tanto tempo.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Por onde começar?

Consenso no ensemble das 12z? Negativo. Tudo na mesma.

Falta 1 hora e alguns minutos para o aviso 62. Do 61, mais do mesmo:

The model spread has remarkably increased since yesterday, and nearly 1/3 of the members of the most recent GFS and ECMWF ensemble runs no longer forecast Leslie to separate from the trough at all, instead showing the cyclone approaching western Europe as an extratropical low. Even the deterministic model spread has increased, and the two NOAA regional hurricane models, the HWRF and HMON, are nearly 2300 miles apart at day 5. Through 48 h, the official track forecast is very similar to the previous advisory, but it has been adjusted eastward beyond that time, to bring it closer to the most recent deterministic multi-model consensus. Confidence in the track forecast is not high at 72 h and beyond, and it's possible that large changes could still be required to future advisories.

Em termos da intensidade, mantém-se o mesmo prognóstico -> TT moderada a forte tendencialmente muito cisalhada.

Em termos de trajeto, infelizmente continua-se na mesma ignorância mas mesmo que o cone de incerteza inclua a Madeira (já acontece) vai ser preciso muita pontaria para que a zona convectiva passe por cima da ilha. O principal risco é o habitual -> precipitação orográfica excessiva.

Felizmente há radar.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Compósito das 17:31z. O olho nos níveis baixos tem muito melhor aspeto que nos níveis altos.

SZdgi2B.gif


Não é excitante estar incluído no cone de incerteza de um ciclone tropical com uma probabilidade bastante significativa de se ser diretamente afetado por um? Oportunidade quiçá única para alguns meteomalucos tugas :D*

*(é sarcasmo)