Furacão LESLIE (Atlântico 2018 #AL13)

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia


Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
O que vejo é que não me parece de todo que a tempestade chegue a Portugal assim tão forte como alguns fazem parecer ser
Em boa verdade neste momento tanto se pode ter 60 0 80 mm em 6 horas como 20 a 30 mm... Tudo muito incerto.
Para além disso no máximo teremos máximos de 100 kmh.
Dentro da normalidade.
A dúvida maior ainda reside na intensidade da precipitacao
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
O que vejo é que não me parece de todo que a tempestade chegue a Portugal assim tão forte como alguns fazem parecer ser
Em boa verdade neste momento tanto se pode ter 60 0 80 mm em 6 horas como 20 a 30 mm... Tudo muito incerto.
Para além disso no máximo teremos máximos de 100 kmh.
Dentro da normalidade.
A dúvida maior ainda reside na intensidade da precipitacao
Isso depende do modelo e da zona que fizer landfall. Se for no Algarve acredito nesses valores mas se for mais a norte como Lisboa ou Leiria não é isso que os modelos mostram. Quanto mais a norte mais intensificado vai ser.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,820
Local
Menorca
RoNiVR.png
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
aquilo que eu acho é que o IPMA devia estar a fazer um acompanhamento mais rigoroso da situação e emitir os devidos avisos de maneira mais frequente.
estamos no sec. XXI e aquela ideia de fazer um comunicado agora, e depois outro amanhã já não tem sentido.
o que tem sentido é ir informando a população ao longo do dia e da noite, levando em conta os diversos updates dos modelos.
aliás essa situação do IPMA regular-se apenas por um modelo não tem sentido.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
As atualizações do NHC mostram aquilo que o ECM também vem mostrando ao longo das saídas, aparentemente. Pensava que se baseavam no GFS.
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Hurricane Leslie
...HURRICANE LESLIE RACING ACROSS THE FAR EASTERN ATLANTIC... ...EXPECTED TO BRING SIGNIFICANT WIND AND RAIN IMPACTS TO PORTIONS OF PORTUGAL AND SPAIN SATURDAY NIGHT AND SUNDAY...
5:00 PM AST Fri Oct 12
Location: 33.9°N 24.1°W
Moving: ENE at 35 mph
Min pressure: 971 mb
Max sustained: 85 mph