Seguimento Litoral Centro - Outubro 2018

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boa tarde pessoal,

Dia ameno , com uns actuais 24.8ºc, e vento moderado de SE! Dia agradável :cool: Mas parece que nos próximos dois dias as coisas poderão ser bem mais animadas! Se assim for que a menina Leslie traga uma boa rega, e ventos calminhos, não queremos cá estragos nenhuns!!:unsure:

Sim uma boa rega faz já muita falta, se bem que nos locais onde ocorreram os incendios, não deverá ser muito bom, como foi agora recentemente em Sintra, pois o vento poderá causar estragos sendo superior a 50 km/h ou nem tanto, pois as árvores estão muito desidratadas, e não é preciso grande força, para poderem cair pernadas, o WindGuru, está a prever para aqui ventos a 85 km/h, é já foi o suficiente para me deixar de boca aberta.

O sol lá foi marcando presença durante esta tarde, isto quando conseguia espreitar por entre as nuvens, ainda houve direito a um belo por do sol e tudo.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O poente hoje na Póvoa:

Yq9ypca.jpg
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Sim uma boa rega faz já muita falta, se bem que nos locais onde ocorreram os incendios, não deverá ser muito bom, como foi agora recentemente em Sintra, pois o vento poderá causar estragos sendo superior a 50 km/h ou nem tanto, pois as árvores estão muito desidratadas, e não é preciso grande força, para poderem cair pernadas, o WindGuru, está a prever para aqui ventos a 85 km/h, é já foi o suficiente para me deixar de boca aberta.

O sol lá foi marcando presença durante esta tarde, isto quando conseguia espreitar por entre as nuvens, ainda houve direito a um belo por do sol e tudo.

O ideal era a boa rega chegar de outra que forma , que não esta! Até porque me parece a mim que tirando a zona em que a Leslie faça landfall, os acumulados serão bem fraquinhos! Avaliando os modelos a precipitação parece vir a ser muito localizada, e grande parte fica no mar, o mesmo não se passará com o vento! Esse sim parece ser muito forte e perigoso de uma forma geral! Tenho um sentimento ambíguo em relação a este evento , é um sonho como "meteolouco" , mas preocupado de uma forma geral como cidadão consciente , até pela incerteza a tão pouco tempo do possível acontecimento!

A noite segue agradável com vento nulo, 20.2°c , e 50% de HR.

O dia amanhã será quente

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Brisa de sul fraquinha...
18,8ºC
_________

Acho inacreditável a ausência avisos por parte do IPMA.
Basta correr modelos que todos apontam para o mesmo, ventanias brutais e precipitações excessivas.
Espero bem que a protecção civil faça o seu trabalho em cada concelho durante o dia de amanhã, pois chegar aos locais depois possíveis estragos com famoso caso laranja fluorescente, tipo heróis, continua a valer zero. Prevenção acima de tudo.
Desculpem offtopic.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Brisa de sul fraquinha...
18,8ºC
_________

Acho inacreditável a ausência avisos por parte do IPMA.
Basta correr modelos que todos apontam para o mesmo, ventanias brutais e precipitações excessivas.
Espero bem que a protecção civil faça o seu trabalho em cada concelho durante o dia de amanhã, pois chegar aos locais depois possíveis estragos com famoso caso laranja fluorescente, tipo heróis, continua a valer zero. Prevenção acima de tudo.
Desculpem offtopic.

Hoje ao jantar aproveitei a oportunidade de ser um jantar de família e comuniquei a todos o que provavelmente se iria passar, ficou todo a olhar para mim e a perguntar se é assim tão forte, estranho o IPMA não dar uma uma conferência de imprensa hoje em horário nobre a explicar a situação!não assustar ninguém, nem criar pânico, nada disso, apenas explicar as probabilidades que existem neste momento de acontecer algo que as populações devam ter cuidados preventivos, apenas isso! Como tal não aconteceu, a minha sogra que é jornalista na Agência Lusa ligou para o IPMA e a resposta que lhe foi dada, é que caso se justique amanhã seria feita uma conferência de imprensa, e que já tinha sido enviado um comunicado às redações!

Desculpem o off-topic.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Este evento pode ter rajadas bem superiores ao modelado, lembro-me por exemplo da Gong, onde vários parques éolicos da zona Oeste eixo Mafra-Torres Vedras registaram na altura rajadas superiores a 200 km/h. Dito por um familiar que lá trabalhava na altura na manutenção dos aerogeradores. Enfim,vamos ver.

Sempre pode ser a oportunidade de se bater a rajada máxima mais alta de sempre em Portugal Continental, que é do Cabo da Roca em 17 Outubro de 2015, registou-se 169 km/h. Nesse dia tive aqui 131 km/h. Faço ideia nesse dia na Peninha...
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
O IMPA acha que a melhor maneira de as ondas não levantarem é... não levantar ondas. Como é que isto não é notícia nos nossos media, sempre à espreita de tudo o que é emocionante, chocante, aberrante... Isto dava uns belos dez minutos de telejornal, a repetir de manhã, ao almoço, a meio da tarde, ao serão e à note.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Muito sinceramente penso que mais vale lançar avisos do que estar à espera da hora mais certa para ter certezas!
Há zonas que precisam de tempo para tomar medidas preventivas. Veja-se o caso de Peniche. Se continuar na mesma rota v direitinho dar-nos uma valente sova!
Com o Mundial de surf à porta e todas as estruturas montadas na praia...

Amanhã garantidamente não vou para a rua reportar como fiz em outras ocasiões!

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Bom dia
Temperatura mínima de 13.4°C
Muita confusão que paira no ar...
Vizinhos e familiares informados sem ser alarmistas
Vamos esperar e seguir informando
 

charlie17

Cumulus
Registo
6 Ago 2017
Mensagens
248
Local
Coruche, Santarém (70m)
Boas!
Tanto pedi que chovesse e, pelos vistos, levo logo com um furacão em cima :lol:! Espero que a estação não voe e que registe boas rajadas para recordes futuros!
Entretanto, os dias têm sido amenos (e húmidos) e as noites frescas. Apanhei uma constipação à custa disso!

Dados da estação de Coruche:
11/10/18
mín: 15.8ºC
máx: 25.0ºC

12/10/18
mín: 13.6ºC
máx: 27.1ºC

agora: 21.5ºC
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Esta manhã segue já bem amena, com 25.5ºC, e não se sente um brisa sequer, está tudo muito calmo para já, ando aqui a fazer uns acabamento no galinheiro, e entre esticar arames e redes, e posso dizer que o suor já me pinga á mais de 1 hora.