Furacão LESLIE (Atlântico 2018 #AL13)

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Vai ser um Landfall às escuras.... Só Loulé funciona.
4e1c612ffda128e093708e0804fe4d9b.gif


Enviado do meu SM-N950F através do Tapatalk
 


Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Bom dias a todos.
Em relação aos incêndios não poderá existir um risco extremo nos locais onde exista vento forte mas precipitação escassa devido à matéria combustível estar ainda muito seca ? O vento chega antes da precipitação creio logo deve ser uma questão a acompanhar, sobretudo porque o tuga adora fazer queimadas quando existe previsão de chuva.
A nossa safa é que grande maioria dos Portugueses nem sabe que hoje vai chover, nem a CMTV Ahahah.. Estava a ser sarcástico, claro! Mas já hoje pela manhã falei com três pessoas sobre o que poderia acontecer , e olharam para mim assim com cara de quem achavam que eu estava a delirar
Respondendo a tua pergunta será também uma situação a ter atenção, mas penso que mesmo sendo pouca, a precipitação que caiu esta semana vai minizar esse risco, nomeadamente no norte que estava a ser bastante fustigado no mês de Outubro.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Então IPMA? O que se passa com o radar? Resolvam lá isso... :confused:

Só espero que seja algo temporário e não fiquemos "às escuras" com um evento destes em aproximação. :unsure:
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
medi a distancia no google maps da distancia de onde deve estar o centro agora, e a costa, perto de Lisboa -> 660 km/h.
O NHC diz que se deve mover nesse sentido ENE (em linha reta aproximadamente portanto), com uma velocidade de deslocação do olho 36 milhas/h -> 57 km/h que arredondei até por excesso a 60 km/h. E assumindo que essa velocidade á constante.
Fazendo as contas 60 km está para uma hora, 660 está para x -> resultado: 11 horas que chega (o olho, atenção!). A precipitação e ventos fortes em volta da zona circundante (mais a sudeste do olho) do início do landfall , deve ser sentida uns 30/45 min antes.
Tal e qual...

5d302b7993600a6d796fb8deddcee49e.jpg
29e1cab14f49dd39985a9955ab5b4c2e.jpg


Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
A nossa safa é que grande maioria dos Portugueses nem sabe que hoje vai chover, nem a CMTV Ahahah.. Estava a ser sarcástico, claro! Mas já hoje pela manhã falei com três pessoas sobre o que poderia acontecer , e olharam para mim assim com cara de quem a achavam que eu estava a delirar
Respondendo a tua pergunta será também uma situação a ter atenção, mas penso que a pouca precipitação que caiu esta semana vai minizar esse risco, nomeadamente no norte que estava a ser bastante fustigado no mês de Outubro.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Se até a nos mesmos custa a acreditar imagina aos leigos. Se os portugueses já têm por hábito lidar mal com realidades assim com algo repentino pior ainda. Isto foi uma reviravolta imensa, tudo bem que poderá não ser tão grave quanto o previsto mas também poderá ser pior. Calhando a um fim de semana ainda mais lento tudo se torna. Os americanos ontem passaram o dia todo a dizer que sim nos a dizer que não. E agora, aí está, é aguardar.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
O problema maior disto tudo, são os ventos sustentados e chuva continua que é a maior diferença dos temporais de inverno em que as coisa são espaçadas. Em linguagem leiga a chuva de algo destas características é como se tivesses debaixo de um chuveiro e o vento é como se tivesses um ventoinha ligada. Enquanto que nos temporais de inverno as coisas têm flutuações.
 
Última edição:
Registo
18 Jun 2015
Mensagens
39
Local
Febres
Na Tvi24 a jornalista a apresentar a notícia falou que podia chegar ao Continente e nem destaque deu aos avisos, a sorte é que depois o repórter na Madeira lá disse que o furacão vinha em direcção ao Continente e já falou de uma forma mais séria em relação a isso.

Destaque é para ele estar a passar mais longe que o previsto na Madeira, pelos vistos mais a norte. Pode mesmo vir a subir mais a entrada no continente.
 

Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve
Na Madalena o mar está bravio, mas nada do outro mundo (já vi muito pior no Algarve)
O problema é a marginal estar tão perto e quase ao nível do mar.

PS: Descobri que o photobucket já não suporta videos. Existe algum site com carateristicas semelhantes que ainda o faça?
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Se até a nos mesmos custa a acreditar imagina aos leigos. Se os portugueses já têm por hábito lidar mal com realidades assim com algo repentino pior ainda. Isto foi uma reviravolta imensa, tudo bem que poderá não ser tão grave quanto o previsto mas também poderá ser pior. Calhando a um fim de semana ainda mais lento tudo se torna. Os americanos ontem passaram o dia todo a dizer que sim nos a dizer que não. E agora, aí está, é aguardar.

Obviamente esta tempestade teve o comportamento mais errático que nos já vimos, mas isso já faz parte do passado! Agora ela já ai vem a toda a velocidade, e penso que até uma certa hora de ontem o IPMA esteve bem, vigilante e cauteloso sem alarmismos! Mas quando ao final do dia as probabilidades já andavam dentro dos 90% , e com previsões medonhas do ECMWF teriam que ter tido uma atitude diferente de forma a sensibilizar as populações, para mim a mais correcta seria uma conferência de imprensa meramente a explicar a situação ás populações , ou mesmo que não se justificasse um aviso vermelho para algumas zonas do país, eu acho que se justifica perfeitamente . Mas esse aviso vai aparecer, resta saber quando :unsure:
 
Última edição:

AJJ

Cumulus
Registo
1 Nov 2015
Mensagens
384
Local
Avenidas Novas, Lisboa
Na Tvi24 a jornalista a apresentar a notícia falou que podia chegar ao Continente e nem destaque deu aos avisos, a sorte é que depois o repórter na Madeira lá disse que o furacão vinha em direcção ao Continente e já falou de uma forma mais séria em relação a isso.

Destaque é para ele estar a passar mais longe que o previsto na Madeira, pelos vistos mais a norte. Pode mesmo vir a subir mais a entrada no continente.

Depois do que esse reporter passou é normal que faça avisos e precauções quando mais ninguem faz
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Parece que não vamos poder acompanhar a evolução do Leslie no sentido da precipitação. Os radares estão todos desligados excepto o de Loulé. É uma pena porque provavelmente teríamos uma imagem de radar pouco comum e assim tinha-se uma noção de onde a precipitação mais intensa iria chegar.
No entanto, em termos de chuva já esteve melhor, penso que o que vai ser mais significativo é o vento e é o que não faz falta nenhuma...

Absolutamente inacreditável estarem dois radares off com um evento destes a chegar às costas portuguesas... :wacko:

Vai ser um Landfall às escuras.... Só Loulé funciona.

Enviado do meu SM-N950F através do Tapatalk

Então IPMA? O que se passa com o radar? Resolvam lá isso... :confused:

Só espero que seja algo temporário e não fiquemos "às escuras" com um evento destes em aproximação. :unsure:

Não tenho a certeza pois também não há precipitação mas no site RainViewer -> https://www.rainviewer.com parece estar a funcionar. No site não mostra mas na aplicação para o telemóvel aparecem os símbolos no local dos radares e ao carregar diz que estão a ser atualizados:

Qnvgufml.jpg