Furacão LESLIE (Atlântico 2018 #AL13)

JTavares

Cumulus
Registo
9 Mai 2015
Mensagens
368
Local
Coimbra
Num evento destes ter só um radar operacional é falha monumental !!! Podem ser alheios à causa mas à 20 dias que se fala no Leslie, 20 dias !!!
Este comportamento não será propossitado, de forma a evitar o que aconteceu há um ano!! Estará o IPMA com receio dos incêndios? não faz muito sentido, mas se evitarem com isto as queimadas resolvem outro grande possível problema!
 


Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
Uma primeira banda está a afectar a Madeira desde por volta das 08h30. Deverá haver uma 2a linha mais activa mais tarde. Funchal, agora:

Screenshot-20181013-103325.jpg
 

AJJ

Cumulus
Registo
1 Nov 2015
Mensagens
384
Local
Avenidas Novas, Lisboa

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Atenção pessoal, isto já não é um furacão, mas sim uma forte tempestade extratropical com ventos de força de furacão. Um dos flancos já está completamente decapitado, e espera-se que o shear aumente ainda mais. A dúvida ê, até que ponto a interação com a frente irá matar ou fortalecer a tempestade.

Pelo sim, pelo não, acompanhem muito bem o seu núcleo pois, lá sim as coisas ficarão muito agrestes no que concerne ao vento. Terras altas dentro do raio de ação da tempestade, também deverão estar atentas a ventos potencialmente agressivos. Relativamente à chuva, esta já não deverá ser tão uniforme como se de um furacão tratasse, pois como referi, este já está em parte decapitado, embora possa ocorrer chuva potencialmente exagerada, esta já estará em parte associada ao sistema frontal. Pelo ECMWF, quem apanharia a chuva pior seria o Alentejo e o Algarve.

Pelo que vejo, à chegada a Portugal, de furacão já terá muito pouco. Mas volto a repetir, será uma tempestade extratropical forte.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Acho que se deve ter bom senso e não cair em alarmismos excessivos!

Certamente o IPMA está a digerir a informação e ao longo desta tarde fará um ponto de situação mais realista.

No geral parece-me que o problema será mais o vento do que a precipitação mas será bem assim? Acho que o sistema deverá descarregar algures. O NOAA insiste em precipitações de 25 a 75mm e localmente 125mm...