Furacão LESLIE (Atlântico 2018 #AL13)

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
a trajectoria mete de novo Lisboa no caminho da Leslie ou estou a ver mal ?

Neste momento, através das imagens de satélite disponíveis, a Leslie estará para fazer landfall um pouco acima de Lisboa, talvez entre Peniche e a Figueira da Foz, mas recordo neste momento, é preciso ir acompanhando a par e passo o nowcasting.
 


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
get
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)

Entretanto e se está imagem estiver correta, os ventos deverão começar a fazer-se sentir muito em breve.

Já agora, para quem é de fora da área afetada, tal como eu que sou dos Açores, alguma sugestão de webcams?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Não sei se já foi escrito mas a Leslie está no limite inferior de cat. 1 -> 65 nós a algo como 6-10h de chegar a terra. Faltam uns 40 minutos para o aviso 69.

A tão curta distância a malta continua freneticamente a olhar para os modelos :D Não vão encontrar a posição do landfall lá nem uma diminuição miraculosa dos ventos :D

O radar é importante (especialmente para documentar o evento) mas neste caso não é crítico para o cidadão comum. Este ciclone é primariamente uma tempestade de vento e, como tal, se calhar vão ver mais ação da janela da vossa residência do que no portal do IPMA.
 
Última edição:

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,799
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Entretanto e se está imagem estiver correta, os ventos deverão começar a fazer-se sentir muito em breve.

Já agora, para quem é de fora da área afetada, tal como eu que sou dos Açores, alguma sugestão de webcams?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Talvez as webcams das praias sejam uma boa opção. é esperar por onde ele vá entrar e escolher a praia mais proxima :D

https://beachcam.meo.pt/livecams/
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Desculpem a minha ignorância mas parece que o Leslie está se a desintegrar completamente (v. a imagem satélite às 14.55) e vai fazer landfall a norte de Portugal/Galiza?
http://prntscr.com/l5n7nj

Essa aparente desintegração é apenas a transição extra-tropical do sistema, já sendo claramente visíveis nas imagens de satélite a formação de frentes. Isso não significa que esteja mais fraco, bem pelo contrário como já foi dito, pois é bastante comum durante a transição ciclone tropical para pós-tropical haver intensificação do sistema. Quanto à trajectória, o que parece neste momento mais provável é um landfall na zona centro, eu apostaria em Peniche. Não me parece que siga tão para norte.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Desculpem a minha ignorância mas parece que o Leslie está se a desintegrar completamente (v. a imagem satélite às 14.55) e vai fazer landfall a norte de Portugal/Galiza?
http://prntscr.com/l5n7nj

O que está a acontecer é uma transição de tropical para extratropical, embora não seja visível no satélite, o vento continua lá. Já tinha referido isso há uns 100 posts atrás :)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Zulo

Cumulus
Registo
7 Set 2014
Mensagens
247
Local
Benfica
O que está a acontecer é uma transição de tropical para extratropical, embora não seja visível no satélite, o vento continua lá. Já tinha referido isso há uns 100 posts atrás :)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
O problema é acompanhar tanto post que basicamente não traz conteúdo nenhum... Um excelente tópico que se perde em 48 páginas..
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Também não esquecer que o IPMA emitiu avisos vermelhos para vento em quase todo o litoral porque é impossível saber a zona em específico onde a ventania mais forte se vai situar nem convém arriscar. Neste caso, e bem, a cautela deu origem a alguns avisos que se verificarão exagerados.


H9rQSRL.gif


É provável que em muito local este evento não seja nada de especial, inevitavelmente dando azo às habituais lamurias (ex: do clima) e críticas ao IPMA.

Este evento tem potencial para destruição localmente significativa. Resta esperar para ver se há concretização.