Seguimento Litoral Centro - Outubro 2018

FSantos

Nimbostratus
Registo
16 Ago 2006
Mensagens
688
Local
Gondomar (115m)
Boa Tarde,
Existem coisas que não consigo entender, como por exemplo, como é que estão em alerta vermelho, sobretudo para vento, e muito boa gente, pelas imagens que vão aparecendo quer na comunicação social, quer nas redes sociais, que estacionam os carros debaixo de árvores.. Estavam à espera de quê?
Falta ainda na população em geral, consciência de que cada um têm de fazer a sua parte da protecção civil.
Desculpem o off topic

Exatamente! Ainda agora vi uma idiota/palerma/inconsequente, com idade para ter juizo, ao ser entrevistada para a televisao, responder a pergunta da jornalista "porque esta aqui? "pela aventura"... A estupidez humana nao tem limites.

Tambem vi delimitadores de estrada, que deviam estar cheios de agua ou areia todos acumulados num jardim, alguns deles partidos. Claro que os contribuintes tem que pagar mais impostos, porque o responsavel da obra nao teve o profissionalismo de ou fazer ou mandar fazer o que deveria ser feito. Reina a preguica, a incompetencia. Em paises ditos civilizados andariam os militares, a protecao civil, as entidades camararias a limpar. Na Figueira da Foz andavam os habitantes a limpar as ruas. Republica das bananas.
 


charlie17

Cumulus
Registo
6 Ago 2017
Mensagens
248
Local
Coruche, Santarém (70m)
Bom dia.
O dia apresenta-se bem fresco, com vento moderado de NW (15km/h com rajadas de 27km/h).
A minha rajada máxima durante o evento foi 50km/h.
Hoje já acumulei 0.4mm.

sigo com 20.2ºC.

Agora em off-topic, estive a 'puxar' para trás as emissões televisivas e, sinceramente, achei deprimente o acompanhamento da RTP3 com o presidente do IPMA, essencialmente as perguntas da jornalista que estava a apresentar o programa. Para além de fazer perguntas baseando-se no que apresentava o lindo mapa do windy.com (site que utiliza modelos para o qual o IPMA contribui), ainda se lamentou, no fim, por não ter recebido uma mensagem da ANPC e etc... Eu compreendo que as pessoas queiram estar informadas, principalmente receber a dita mensagem, mas não é por não receber que a ANPC não está a ativar meios, preparar pessoal, prever cenários em conjunto com as várias entidades, inclusivé o IPMA. Para além disso, fizeram breefings que foram difundidos nas tvs, redes sociais etc... O sistema de mensagens, provavelmente, ainda está sob teste e, para além do mais, temos sido pioreiros nesse esquema (lembrem-se que, na onda de calor de Agosto deste ano, foi notícia (pela positiva) a atuação da nossa proteção civil e do serviço de mensagens desta). Nos EUA, só este ano é que começaram, também, a testar um sistema de alertas para situações de risco. Não percebo o problema das pessoas, nunca estão bem com nada, não valorizam o trabalho das entidades... enfim, criticam sem, no fundo, estarem minimamente informadas.

Para quem foi afetado pelo temporal, desejo a melhor sorte e rápidas recuperações! :)
 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,396
Local
Alcochete (6m)
Bom dia.
O dia apresenta-se bem fresco, com vento moderado de NW (15km/h com rajadas de 27km/h).
A minha rajada máxima durante o evento foi 50km/h.
Hoje já acumulei 0.4mm.

sigo com 20.2ºC.

Agora em off-topic, estive a 'puxar' para trás as emissões televisivas e, sinceramente, achei deprimente o acompanhamento da RTP3 com o presidente do IPMA, essencialmente as perguntas da jornalista que estava a apresentar o programa. Para além de fazer perguntas baseando-se no que apresentava o lindo mapa do windy.com (site que utiliza modelos para o qual o IPMA contribui), ainda se lamentou, no fim, por não ter recebido uma mensagem da ANPC e etc... Eu compreendo que as pessoas queiram estar informadas, principalmente receber a dita mensagem, mas não é por não receber que a ANPC não está a ativar meios, preparar pessoal, prever cenários em conjunto com as várias entidades, inclusivé o IPMA. Para além disso, fizeram breefings que foram difundidos nas tvs, redes sociais etc... O sistema de mensagens, provavelmente, ainda está sob teste e, para além do mais, temos sido pioreiros nesse esquema (lembrem-se que, na onda de calor de Agosto deste ano, foi notícia (pela positiva) a atuação da nossa proteção civil e do serviço de mensagens desta). Nos EUA, só este ano é que começaram, também, a testar um sistema de alertas para situações de risco. Não percebo o problema das pessoas, nunca estão bem com nada, não valorizam o trabalho das entidades... enfim, criticam sem, no fundo, estarem minimamente informadas.

Para quem foi afetado pelo temporal, desejo a melhor sorte e rápidas recuperações! :)
O que EU tirei desta situacao é que o sistema de alerta de emergencia nao funciona em caso de emergencia, deve ser primo do siresp
 

Maravedi

Cirrus
Registo
5 Jan 2016
Mensagens
41
Local
Coimbra
(...) ainda se lamentou, no fim, por não ter recebido uma mensagem da ANPC e etc... Eu compreendo que as pessoas queiram estar informadas, principalmente receber a dita mensagem (...)

na minha opinião as pessoas só se preocupam com as mensagens porque agora "sabem" que as podem receber... Pela "net toda" vi criticas pelo não envio das mensagens...
MAS segundo sei, a autoridade da protecção de dados só deu autorização ao ANPC para envio de mensagens relacionadas com risco de incêndio, logo, a ANPC não pode enviar mensagens relacionadas com intempéries...


Voltando ao topic... em Coimbra, aguardo a chegada da protecção civil para ver o que fazer no meu prédio, pois detectei telhas em eminência de cair na via publica...

Quanto ao ter ou não os bens seguros (carros debaixo de arvores, etc...) como tem sido por aqui comentado:
No meu caso, eu ao fim do dia de ontem retirei o meu carro da possível zona de influência de detritos das varandas, árvores, etc... nunca esperei é que telhas voassem mais de 20 metros... só no meu prédio foram cerca de 15 carros danificados, alguns com danos enormes... no meu caso foi "só" o vidro de trás... sendo impressionante que a telha entrou pelo vidro de trás que estilhaçou e alguns bocados da telha ficaram sobre o tablier, o que mostra que a telha teve um movimento horizontal... nada de chapa, nem um risco.
Já outros carros, levaram com telhas de lado o que uma vez mais mostra que as telhas deslocaram-se horizontalmente (não foi apenas em queda).

é também impressionante que o prédio oposto ao meu (uns 20 a 25 metros de distância) possui uma parede que parece uma imagem de guerra... cheia de marcas de telhas do meu prédio que voaram e se estilhaçaram contra o prédio. E notem que estou a falar de telhas de barro lusitanas que pareciam folhas de papel a voar ao sabor do vento.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Boa tarde!

Aqui pelas lezírias foi uma noite de Outono mais ou menos normal, vento forte e alguma chuva (pouca). O pior acabou por passar bem a Norte daqui.

Por agora céu nublado com boas abertas e tempo fresco e ainda algo ventoso.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A tarde aqui segue com sol e com vento moderado, se estivesse o céu totalmente encoberto, não se conseguia sequer andar na rua em t-shirt.
Pelos terreno ve-se muitos galhos, principalmente de oliveiras por todo o lado, e aqui não passou de vendaval típico de outono, isto porque nas tempestades de final de ano passado/inicio deste ano foi bem pior, mas antes assim.
19.9ºC
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Ha um morto a lamentar por queda de arvore em montemor o velho

Leslie: queda de árvore matou uma pessoa em Montemor-o-Velho
A passagem do furacão Leslie na região Centro, no sábado, provocou um morto em Montemor-o-Velho, disse hoje à agência Lusa fonte do município.

Há a registar uma vítima mortal, três feridos ligeiros, sete famílias desalojadas (já realojadas em casas de familiares) e uma família de três pessoas que se recusou a sair da sua habitação", disse a mesma fonte daquela autarquia do distrito de Coimbra.

A vítima foi atingida por uma árvore, em Amieiro, freguesia de Arazede.

A passagem do Leslie por Portugal, no sábado e hoje, provocou um morto, 28 feridos ligeiros e 61 desalojados.

https://www.dn.pt/pais/interior/mau-tempo-um-morto-em-montemor-o-velho-9999722.html

É verdade é de lamentar, a notícia não é muito explícita mas secalhar só descobriram agora a vítima á medida qua vão cortando as árvores.
Foi pedido ás pessoas para não sairem á rua das 23 horas de ontem até ás 4 da manhã, e mesmo, foi um número já considerável de feridos.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Figueira da Foz (Acesso entre Outeiro e Casal Novo - foto Daniel Andrade). Pela comunicação social ouvi que a EDP iria sobrevoar a região com um helicóptero para constatar o grau de destruição; temo que seja muito mais grave do que foi até agora dado a conhecer pela comunicação social (já enviei email à direcção da RTP para não se cingirem apenas aos efeitos do mau tempo na cidade mas também para reportar a situação nas aldeias em volta).

44098766_1478079075669810_1826502883495903232_n.jpg
 
Última edição:

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Deixo então algumas fotos tiradas por mim e por familiares hoje de manhã aqui pela Figueira

E como estão as coisas nas aldeias em volta da cidade? Alhadas, Maiorca... Consegues obter informações? Fotografias... Sei que não têm electricidade nos próximos dois dias e não há comunicações...
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
E como estão as coisas nas aldeias em volta da cidade? Alhadas, Maiorca... Consegues obter informações? Fotografias... Sei que não têm electricidade nos próximos dois dias e não há comunicações...
Sei tanto como tu, que não há luz nem comunicações, o máximo que tenho informação é da Fontela, onde uma familiar (que teimosamente quis ficar na sua casa...) levou com uma árvore em cima da cozinha, estando agora à espera da Proteção Civil, e que as casas à volta ficaram em muito mau estado, muitas delas sem vidros. Sei também que na zona de Soure não há luz nem água, mas já há rede que nos permitiu fazer comunicações.