Seguimento - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008



ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia

Por aqui o sol brilhava há pouco, com algumas nuvens "negras" no horizonte, o vento a soprar bem e fresquinho. Julgo que estão as condições tipicas de aguaceiros. Durante a noite choveu, mas nada de especial, pois não me apercebi de nada...

Por agora, a temperatura está nos 18,4.ºC, 73% humidade e 1003,4hPa
:thumbsup:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Bom dia

A manhã tem decorrido com chuva moderada a fraca, mas contínua. A base das nuvens está baixa, o que limita bastante a visibilidade. 7,4ºC por agora com um valor mínimo de 5,7ºC.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Choveu durante a noite e chove durante a manha:rain::rain:

A minima desceu, novamente aos 10,4ºC... e ate agora a maxima chegou aos 12.0ºC
Neste momento, chuva moderada:rain:, 10.9ºC e 995.6hPa

Durante a noite a pressao desceu aos 994.7hPa, por volta das 7h
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Portanto, a depressão (B3) não chegou a descer como estava ontem nalgumas cartas do Metoffice, entretanto já alteradas para este cenário mais a norte, como tinha também ontem o modelo GFS.

Neste caso, a depressão B5 acabou por ser absorvida pela B3.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Bom dia! por aqui a noite foi de muita chuva tendo registado desde as 00H 15,8mm e a pressão mais baixa de 996hpa o vento foi moderado a forte a meio da madrugada tendo rondado os 50km/h já que tive uma rajada as 3:45 de 39km/h mas o anemómetro rouba muito vento o outro não o consigo deixar ligado quando chove :(, a mínima foi de 11,7ºC...agora não chove e estão 15,3ºC,72%HR, 998hpa e vento moderado
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Olá a todos e parabéns a todos por este excelente forum.
Depois de a minha cave ter inundado em 18/2 e o meu carro quase a boiar, comecei a fazer pesquisas na net e vim parar aqui. Já vos sigo há alguns dias, tenho aprendido e tenho gostado. Por isso podem contar com mais um.

Por aqui temos sol esta manhã, embora da minha varanda veja muitas nuvens para norte.

Abraço a todos

Sejas Bem-vindo joant:D:thumbsup:



Por aqui mais um periodo de chuva que deixou aqui mais 2,0mm, o que faz um total de hoje de 12,5mm:)

A Balduina já leva 90,0mm:w00t:

Neste momento 11,7ºC
Vento a 17 km/h
Humidade a 86%
Pressão a 996 hPa

A nuvem da chuvada de há pouco:

hpim0269my9.jpg
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Aqui chove copiosamente há mais de meia hora :rain::rain:
Temperatura em 10,9ºC !
Trovoadas é que nada :sad:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Este sábado furou completamente as expectativas. As cartas do ecmwf mostravam outro cenário de bastante mais precipitação e algum vento sobretudo da parte da manhã. Até agora algumas linhas de instabilidade sem nada de verdadeiramente assinalável.

Previsivelmente este tipo de depressões funcionam melhor aqui nos algarves em setembro/outubro (no fim do verão portanto) pelos restos de uma ou outra depressão extratropical, sobretudo porque a progressão/absorção/ciclogénse (eventualmente) se faz de SO para NE. Neste cenário de primavera a progressão é normalmente de NO-SE. Fazia falta um anticiclone dos açores mais fraco e mais a oeste...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Muita chuva aqui no Porto desde as 0h até agora 65 mm :eek:

Pressão actual 994 Hpa

temperatura 10cº

Vento máximo desde as 0h 49 km/h ás 04:27h direcção S

Vento actual 20 km k/H direcção SSW

Detector de trovoadas ( Sky scan ) assinala descargas eléctricas num raio de 25 km , á razão de +/- 4 relâmpagos por minuto.

Apropósito do sky scan, vejam aqui:

http://www.skyscancanada.com/main.html

http://www.ukweathershop.co.uk/acatalog/skyscan.html

já tenho o equipamento à 5 anos e funciona com uma precisão incrivel, dando para ver se as trovoadas se estão a aproximar, aumentar de intensidade( frequência das descargas) e com alarme de supercélula. Eu tenho o modelo P5

sem dúvida vale a pena a compra! :thumbsup:

Esqueci-me de mencionar,funciona dentro de casa assim como fora como unidade portatil ( o meu está montado no suporte de parede na sala perto do computador , não é afectado pelo funcionamento do computador ou outros aparelhos electricos apenas regista as frequências electro magnéticas das trovoadas) se por acaso detectar algo que não seja trovoada ele pisca de maneira diferente acusando a intreferência dessa fonte, mas isso é extremamente raro.
 

T-Storm

Cirrus
Registo
2 Out 2007
Mensagens
45
Local
Lisboa
Aqui por Lisboa caiu a cerca de 30min um aguaceiro fortissimo acompanhado de granizo...nao tenho dados qto a temperatura mas deve ter descido bastante já que o gelo acumulado nos beirais das janelas ainda se aguentou uns 15-20min...trovoadas e q nem ve-las...:disgust: