Seguimento - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Final de tarde com notavel aumento da nebulosidade e da instabilidade nas regiões do sul, vista a olho a partir daqui (Alandroal).
Agora as imagens de satélite mostram a entrada, pelo sudoeste, de novas linhas de instabilidade que vão afectar primeiro o sul, depois o centro-sul ... a massa de ar pós-frontal é muito instável, pelo que os aguaceiros pontualmente fortes vão continuar, para além da possibilidade de trovoadas e queda de granizo.
O Algarve e Baixo Alentejo têm registado precipitação nas últimas horas ...
Por aqui estão 10 ºC, mas com sensação de mais frio, devido ao vento moderado.

IMAGEM DE SATÉLITE
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,439
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, continua a chover moderadamente e com algum vento e já levo 12 mm hoje, isto está andar bem agora:D
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Boas noites pessoal ;)

Este Sistema depressionário está a ser interresante, hoje na parte da manha choveu por algumas vezes bem forte, muito vento, depois o tempo começou a ter abertas mas por pouco tempo, as nuvens voltaram, alguns aguaceiros, o vento morreu, final de tarde com abertas mas á entrada da noite as nuvnes voltaram, neste momento em Faro o céu está muito nublado, o vento sopra moderado a 19 Km/H, trovoada nem a vi desde que começou este sistema depressionário :angry: , está muito frio ( 12.1º :cold: ) admito que já á algum tempo que nao sentia frio, e até acho estranho este ano ter feito pouco frio nestes primeiros meses do ano, comparado com os anos anteriores esteve muito fraco este ano. No dia de hoje já choveu no total 9.8 mm. Estamos a meio do mes e ja se vai em 89.4 mm de chuva caida neste mes de Abril. Abril aguas mil. Este abril está muito melhores que os dos anos passados. :D

Cumps :thumbsup:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Aqui a máxima foi de 18,0ºC
Tarde de pouca chuva mas a minutos foi muito forte e deu 3,1mm em menos de 10 minutos o que faz um total hoje de 18,9mm...
11,1ºC
92%HR
1000hpa
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Análise de satélite das 21h:
balduina12ze8.gif
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Rog, sempre achei estas cartas plenas de oportunidade mas tambem acho que o ramo frio do sistema frontal é geralmente um bocadinho exagerado. A maior parte desse ramo frio apesar de estar em cadeia com outra depressão a noroeste do açores, já não tem actividade. Devias escrevê-lo a traçejado e não a traço contínuo. Até sobre as cartas do nosso IM diria o mesmo..

Por aqui e por agora, o céu está coberto e começou a chover. Vamos ver quanto tempo dura.

Talvez pela fraca actividade esteja a dúvida, da sua extensão.
Mas as características de frente fria estendiam-se até perto dos Açores por volta das 14h, a falta de humidade na frente fria condicionou outros desenvolvimentos mais interessantes.
Ao longo da tarde foi perdendo as características de frente fria, pelo menos entre os Açores e a Madeira.

Por aqui ceu nublado
13,9ºC
88%HR
1015hpa
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Boa Noite pessoal! Preciso de saber uma coisa... tenho uma estação meteorológica nova (comprada no lidl) Preciso de saber se alguma coisa de mal ou se tenho k a calibrar desde já passo dados...

O sol nasce às: 6:55
O sol põe-se às: 20:16
Temp 12.4
Pressão-1002.2 hpa tendência a descer
Humidade Relativa-75%

Agradecido... Abraços
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa Noite pessoal! Preciso de saber uma coisa... tenhu uma estação meteorológica nova (comprada no lidl) Preciso de saber se alguma coisa de mal ou se tenhu k a calibrar desde já passo dados...

O sol nasce às: 6:55
O sol põe-se às: 20:16
Temp 12.4
Pressão-1002.2 hpa tendencia a descer
Humidade Relativa-75%

Agradecido... Abraços

Oi, com esses valores, parece-me tudo ok.
Como está a previsão de maré (tide hi/mid/low?) e as fases da lua??
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boa Noite pessoal! Preciso de saber uma coisa... tenhu uma estação meteorológica nova (comprada no lidl) Preciso de saber se alguma coisa de mal ou se tenhu k a calibrar desde já passo dados...

O sol nasce às: 6:55
O sol põe-se às: 20:16
Temp 12.4
Pressão-1002.2 hpa tendencia a descer
Humidade Relativa-75%

Agradecido... Abraços

Olá amigo!
Bem, a estação Lidl está tão batida que até já há um tópico só dedicado a ela, vê aqui:
http://www.meteopt.com/forum/instru...lidl-opinioes-duvidas-comentarios-2138-5.html

Agora, comparando os teus dados com os meus, (que estás a 1 ou 2Km em linha recta comigo), eu tenho:
Pressão a 1000,7hPa. Que ainda assim está alta comparativamente à estação da Portela (999,5hPa) e Queluz (998,9hPa)
http://www.wunderground.com/global/stations/08536.html

A temperatura, e após este último aguaceiro e o desaparecer do vento, caiu-me para os 10,4ºC e está no minimo do dia.
A humidade aqui está nos 92%.

O nascer e pôr do sol está igual ao meu.

Já agora a precipitação acumulada desde as 9:50 até agora vai em 4,6mm.


EDIT: Ah, o meu está TIDE HI desde ontem. :hehe: e sim, Lua cheia!:)