Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Desde então, a linha de instabilidade tem-se deslocado para o Mediterrâneo, em direcção a Malta e à Sicília, mas continua impressionante, em termos de festival eléctrico!!!

i-2wGnzVn-X2.gif

Impressionante de facto! :trovao:
 


Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Bom dia..
De acordo com os modelos não parece haver qualquer alteração relevante nas previsões a médio prazo pelo que após este pequeno episódio de alguma instabilidade as temperaturas vão subir alguma coisa antes de descerem para o final do mês.
Em termos de precipitação esta será escassa e dispersa. Portanto o mês de Outubro salvo grandes alterações será quente e seco.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
O modelo Harmonie/Arome da AEMET coloca um verdadeiro dilúvio a sul de Faro/Olhão para a noite/madrugada de amanhã. :unsure: Brincalhão. :D
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Canais estrangeiros ja falam de mudança de padrão para tempo bem frio na Europa, será que chega cá qualquer coisa? Já desciam tb para valores mais normais...

Sim, existem modelos a prever tempo fresco e húmido para a fase final do mês de Outubro, a ver vamos no que dá.
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Eu cá continuo com a minha tese de Novembro e Dezembro manterem este mesmo padrão de secura e tempo relativamente ameno para as épocas. A atmosfera no nosso país está demasiado estável e com Anticiclones a "bombar" o que dificulta e muito a mudança de padrão. A meu ver,e o mais certo, serão mais uns daqueles meses contínuos de seca prolongada e os modelos a longo prazo mostram essa tendência.
Cada vez mais temos de nos habituar que Portugal a Península Ibérica será uma extensão do Sahara.
Alterações climáticas bem notórias principalmente no nosso cantinho nota-se bem que o clima está a mudar muito rápido de ano para ano e é grave. A continuar assim nem se pode dizer que depois da seca vem chuvas seguidas, pois o predominante é a seca
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Elvas, por exemplo, leva 65mm este mês até agora.

E se formos para o Norte, Centro e até Algarve, também vemos valores interessantes (de lembrar que davam tempo seco, uns dias antes e depois foi o que se viu)..
Por aqui, por exemplo, está tudo cheio de água e ainda ontem à noite, até se ouvia a caracolada a pastar nas plantas!
A continuar a chover bem, iamos ter solos alagados em pouco tempo, por isso acho até bom uns dias mais secos, para isto acalmar um bocado (de lembrar que a primavera e o início do verão, foram bem húmidos e mais frescos do que o normal)..

Eu cá continuo com a minha tese de Novembro e Dezembro manterem este mesmo padrão de secura e tempo relativamente ameno para as épocas. A atmosfera no nosso país está demasiado estável e com Anticiclones a "bombar" o que dificulta e muito a mudança de padrão. A meu ver,e o mais certo, serão mais uns daqueles meses contínuos de seca prolongada e os modelos a longo prazo mostram essa tendência.
Cada vez mais temos de nos habituar que Portugal a Península Ibérica será uma extensão do Sahara.
Alterações climáticas bem notórias principalmente no nosso cantinho nota-se bem que o clima está a mudar muito rápido de ano para ano e é grave. A continuar assim nem se pode dizer que depois da seca vem chuvas seguidas, pois o predominante é a seca

Eu duvido bastante desse padrão (que aliás nem tem sido propriamente generalizado e há muita instabilidade atmosférica que por vezes provoca chuva rapidamente).

Lembro-me de ter postado (neste forum) há uns tempos, um estudo científico sobre a evolução do clima na P. Ibérica nas últimas décadas e este indicou que os niveis de precipitação não mudaram muito o que aumentou ligeiramente foi as temperaturas e consequentemente os níveis de evapotranspiração.

A existirem outros estudos que indiquem o contrário ou não, gostaria de os ver.


Quanto à possibilidade da P. Ibérica se tornar uma extensão do Saara, duvido muito.
 
Última edição:

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Incrível como está depressão andou a rodar um pouco por todo o lado nas imediações do nosso território, e não trouxe praticamente nada de chuva, pelo contrário tem e trazido calor.
Parece mesmo que temos um escudo sobre PT, já farta.
Desculpem o desabafo
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Incrível como está depressão andou a rodar um pouco por todo o lado nas imediações do nosso território, e não trouxe praticamente nada de chuva, pelo contrário tem e trazido calor.
Parece mesmo que temos um escudo sobre PT, já farta.
Desculpem o desabafo

Vê antes as coisas assim: já era tempo de fazer um bocado de sol e calor, até porque o «mau tempo» está para vir de novo.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Incrível como está depressão andou a rodar um pouco por todo o lado nas imediações do nosso território, e não trouxe praticamente nada de chuva, pelo contrário tem e trazido calor.
Parece mesmo que temos um escudo sobre PT, já farta.
Desculpem o desabafo
Aqui por exemplo, até rendeu bem! As estações da zona, mais propriamente de Portalegre e Elvas, rondam os 50/70mm, muito próximo da média. As ribeiras já correm bem e a erva vai nascendo em força nos campos. Não estava nada à espera destes valores porque antes da Leslie, as previsões indicavam só tempo seco mas felizmente isso lá mudou.
Nesta momento a posição da depressão já está desfavorável, só já arrasta calor e poeiras para a generalidade e nota-se bastante. A instabilidade que aparece hoje já é mais localizada e praticamente onde as células nascem ficam estacionárias...
Este tempo seco se não se prolongar por muito tempo, é bom!!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.