Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Outubro 2018

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Acumulação de neve na Serra de S. Mamede e até no Vale do Guadiana que é uma das zonas mais quentes da PI, em Outubro, vai para o baú das recordações! :DSe fosse lá mais para a frente, ia ser um grande entrada fria, verdade seja dita. Muita coisa ainda vai mudar até lá mas parece já garantido frio no final do mês e aparentemente não será uma entrada tão seca como estava previsto ao início, veremos.

No vale do Guadiana?
 
  • Gosto
Reactions: Cinza e joselamego


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
No vale do Guadiana?
Sim, no mapa de acumulação de neve há uma pequena zona do vale com acumulação de neve, na zona de Mérida mais propriamente.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
De facto bela entrada fria prevista para o final do mês, isto só é possível com um AA forte entre os Açores e a Islândia, com a Gronelândia a chegar quase aos 1060 hPa (o GFS abusa e vai até aos 1070 hPa), prevalencendo as baixas pressões sobre a Europa.

Dia 26:

ev0x4DG.png


Dia 27:

AoqA0Cl.png
 
Última edição:

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Influência óbvia da corrente de jato que "escapa" para Sul, sábado e domingo, trazendo massas de ar bem frias, como previsto, no modelo GFS:
18102700_2200.gif



do mesmo modelo, temp. à superfície, reparem na diferença das máximas entre sexta e sábado, e domingo mais frio ainda:
tempresult_ngr8.gif


Veremos...
Animação que ilustra o que referiste acerca da corrente de jato...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Informação especial

Comunicado válido entre 2018-10-22 17:30:00 e 2018-10-28 23:59:00

Assunto: MUDANÇA DO ESTADO DO TEMPO NO FINAL DA SEMANA
Até dia 25 de outubro o estado do tempo em Portugal continental vai continuar sob a influência conjunta de um anticiclone intenso, localizado a oeste das ilhas Britânicas, embora com tendência a enfraquecer gradualmente, e de um cut-off nos níveis altos da troposfera centrado a noroeste do arquipélago da Madeira, aos quais está associado o transporte de massas de ar genericamente tropicais do interior da Península Ibérica. Na pratica esta configuração atmosférica traduz-se por um lado, na manutenção de temperaturas máximas com valores superiores aos valores médios para a época do ano (genericamente entre 20 e 25°C), e por outro lado, na possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas dispersos nas regiões Centro e Sul, os quais poderão ser localmente intensos.

No entanto, a partir da tarde de dia 26, devido ao transporte de uma massa de ar polar, muito frio e relativamente seco, vindo da Islândia, prevê-se uma mudança significativa do estado do tempo, com a passagem de uma situação de temperaturas amenas, para uma outra, em que o frio e o vento serão o mais significativo. Assim, prevê-se uma descida gradual de temperatura a partir da tarde de dia 26, assim como uma intensificação do vento especialmente no litoral oeste e nas terras altas (vento norte forte até 50 km/h e com rajadas até 70 km/h).


No sábado e domingo, dias 27 e 28 de outubro, as temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 15°C, com exceção da costa sul do Algarve e alguns locais do Alentejo, onde podem ser ligeiramente superiores (2 a 3°C), e das regiões do interior Norte e Centro, onde os valores da temperatura máxima deverão variar entre 5 e 10°C. Relativamente aos valores da temperatura mínima, deverão ser inferiores a 10°C, e da ordem de 0 a 5°C nas regiões do interior, onde se preveem as primeiras geadas da época.

As temperaturas baixas associadas ao vento mais intenso, deverão originar desconforto térmico.

Por outro lado, uma dos cenários possíveis aponta para a ocorrência de precipitação dispersa nas regiões Norte e Centro no dia 27, a qual a ocorrer, deverá originar alguma neve nas terras altas.

Fonte: IPMA
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Meteograma para Olhão



6ª feira ainda ocorrerá alguma precipitação, mas o final de Outubro e início de Novembro prometem.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
tempresult_gzv9.gif


Não obstante a incerteza nos modelos, e em teoria, a tempestade (sub)tropical Oscar não representa ameaça para os Açores. Poderá até passar a oeste dos Açores em processo de transição (IFS/EPS).

yl4gceE.gif


sj9kDAM.gif


Novembro é o último mês da 'temporada de furacões' nos Açores. Desde 1966, passaram sobre ou perto das ilhas os CTs Lois (1966), Jose (1981), Tanya (1995) e Melissa (2013).

Está quase o El Niño. A ver se o Oscar é o último CT no Atlântico.
 
Última edição:

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
sem nada a dizer, a imagem diz tudo :facepalm::facepalm::facepalm:
ukJwA1c.png
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e karkov

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Aproximação do anticiclone a Portugal Continental

Válido a partir do dia 1/2 de Novembro de 2018

O anticiclone, em aproximação a Portugal, deverá fazer subir um pouco as temperaturas, diminuindo assim a sensação de frio. Quanto à neve, é de esperar que fique SÓ na Serra da Estrela, e mesmo assim não é garantido que a neve em si aguente vários dias, pois a aproximação do AA irá provocar subida de temperatura, contrário para a conservação da neve.

Ainda assim, pelo menos para já, as anomalias não serão positivas. Quanto muito, poderá haver uma variação de +1ºC, mas é insignificante.

tempresult_zoo0.gif


Não se espera que haja precipitação a partir da entrada do anticiclone. Quanto muito, poderá haver no Minho/Douro litoral.

tempresult_zsc8.gif


O vento também não será forte, portanto nem vou aqui postar a previsão para o vento.

Quanto à temperatura, é possível que os valores voltem a chegar aos 22ºC na zona do Vale do Tejo, e à volta dos 20ºC em grande parte do território Português Continental:

120-582PSP.GIF




Resumindo, o tempo voltará a ficar estável, as temperaturas irão subir um pouco, o vento deverá ser fraco e não deverá haver precipitação.



-----------------------------------------------------------------------

Não é o meu caso, mas para quem não gosta de Inverno poderá ter um "pequeno" alívio a partir do início do mês de Novembro.
 
Última edição: