A perseguição vergonhosa do Meteo Trás-Os-Montes ao IPMA deve parar

Estado
Fechado para novas mensagens.

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
A página do facebook Meteo Trás-Os-Montes é das maiores páginas portuguesas do facebook sobre meteorologia. Fazem um serviço útil e têm uma comunidade bastante activa. No entanto, é recorrente e absurda, a perseguição e linchamento do IPMA.
Em primeiro lugar, o Meteo Trás-Os-Montes é uma página de amadores para amadores. Não fazem análises técnicas rigorosas de informação, não têm a sua própria rede de recolha e processamento de informação. Não criam os seus próprios modelos, simulações, etc. Limitam-se a fazer uma análise de informação criada por outros, de forma um pouco empírica, não atribuem graus de certeza às sua previsões...e apesar disto tudo, enveredaram pela onda do populismo e acham-se os maiores e desrespeitam constantemente um organismo oficial. Os tipos até podem ser muito bons, mas se querem ser excelentes têm de aprender a respeitar os outros.
A comunidade portuguesa de meteorologia sempre foi uma comunidade pacífica. Houve uma cisão no Meteo.pt nos seus promórdios, que levou a criação do defunto MeteoIbéria, aquando do primeiro encontro do Meteo.pt. Mas, os membros de ambas as comunidades sempre se respeitaram. E além disso, o Meteo.pt tem um histórico de cooperação com o IPMA.

O Meteo Trás-Os-Montes deve saber que o IPMA, sendo um serviço oficial tem de avaliar criteriosamente toda a informação e decidir cuidadosamente o que é relevante para o público em geral. Ser o organismo oficial de meteorologia não é igual a mandar bitaites para uma comunidade de meteoloucos.
Além do mais, o instituto funciona com recursos limitados, sofreu uma fusão nos últimos anos com outros institutos e que o orçamento real dedicado à meterologia e climatologia é bem inferior ao de alguns anos atrás. Julgo que apesar disso, os portugueses não devem ter razão de queixa pelo serviço prestado pelo IPMA, pois globalmente é um serviço relativamente bom.
A gota de água hoje foi ver o Meteo Trás-Os-Montes criticar o direito à greve, como se os trabalhadores do IPMA não tivessem os mesmos direitos que os outros portugueses.

O Meteo Trás-Os-Montes está em contra-corrente com os princípios basilares da comunidade portuguesa de meteorologia. A comunidade portuguesa de meteorogia sempre se regeu por princípios de cooperação e respeito mútuo.

Se concordas com este texto, podes usar a secção de críticas para dar um puxão de orelhas ao Meteo Trás-Os-Montes.

Por último, faço a minha declaração de conflito de interesses: não trabalho para o IPMA, nem o represento.

Cumprimentos
 
Última edição:


ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Não me vou alongar muito no comentário, até porque não tenho nada a dizer do meteo trás os montes nem de outros projectos, agora tocaste ai numa questão que para mim é essencial. Acho que se perdeu a "mistica" dos primórdios do meteopt, meteoiberia, perdeu-se as análises sábias e estudadas dos elementos que frequentavam esta casa.

Pessoalmente sinto- me um felizardo em ter feito parte do grupo restrito de utilizadores desta casa, quando se todos se respeitavam, quando todos partilhavam e trocavam ideias, quando se falava de meteo amadora.

Hoje não, temos páginas de meteorologia amadora a nascerem como cogumelos, todos pensam que são os gurus das previsões, o que querem é exposição mediática, não têm qualquer rigor no que dizem.
Pessoalmente até já não tenho o mesmo entusiasmo na minha página como tinha, pois numa frase digo.... Existem os originais e depois existem as cópias que nunca vão passar de cópias!

E não querendo ofender ninguém, felicito a tua coragem em teres tocado nestas questões. E a falta de comentários neste tópico só reforça a ideia que os tempos mudaram.

Enviado do meu SM-N950F através do Tapatalk
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Eu até gosto de alguns exemplos que o Meteo Trás os Montes tem feito, no que diz respeito, por exemplo, à divulgação de eventos ou de fenómenos locais que aconteceram num dado local de Portugal, inicialmente com pouco conhecimento, fazendo passar a algo bastante conhecido num acontecimento incomum.

Todavia, eu neste assunto, nem vou apoiar o Meteo Trás os Montes nem o IPMA.

Por um lado, o IPMA tem todo o seu direito à greve. Terá os seus motivos. Se faz, não é sem mais nem menos. É porque há algo que não corre bem na empresa. Se fazem greve é porque provavelmente querem que o serviço possua melhorias.

Por outro lado, O Meteo Trás os Montes também já "lançou" ou pelo menos fez por isso, que é lançar avisos ou conteúdos com maior índice do que o IPMA. Estou a querer dizer que, socialmente, o Meteo Trás os Montes funciona como um intermediário entre o IPMA e a população.

O que eu menos gostei da atitude do Meteo Trás os Montes foi acusar o nosso fórum por estar a atacar a página, como se os quiséssemos rebaixar. Pode ser visto como uma tentativa de denegrir a imagem do nosso fórum.
zCcJGQd.jpg

Ao contrário da página da Meteo Trás os Montes, onde mistura a população, aqui neste fórum existe a tendência de debater fenómenos com maior detalhe, em tempo real. Posso dizer que este fórum é o centro do assunto em debate da meteorologia em Portugal, enquanto que a página do Facebook é informar a população no geral, com um pouco de detalhe, do assunto.

-------------------------------------------------------------------------

Enfim... A única página no Facebook que eu sigo e merece respeito, só ter falhado uma vez, é o Best Weather, estes sim, são claros, publicam várias vezes ao dia, falam de algo que está a acontecer no momento, descrevem um pouco mais os acontecimentos e ajuda-nos a entender melhor o que aconteceu/irá acontecer.

Essa no facebook, e, claro, a nossa página, porque é aqui que eu aprendo e fortaleço os meus conhecimentos de meteorologia, pois encontro aqui informações que dificilmente um meteorologista amador consegue encontrar noutro lugar de meteorologia português. :)
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Boas,

Pois é meus amigos, tudo isto mudou e temos de nos adaptar a todas estas novas situações, mas o respeito, o espirito de camaradagem e cooperação, que desde os seus primórdios esta comunidade se rege, tem de ser igual, não é admissível a ninguém a falta de respeito que foi demonstrada. Estas situações deixa-me triste.

Só mesmo quem não conhece a realidade é que faz estes comentários, temos dos melhores profissionais que lutam por melhorias constantes num sistema que está cada vez mais pobre.

Abraços
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Era seguidor do Meteo Trás-os-Montes... Hoje deixei de ser, não pela posição de ataque ao IPMA, que embora seja constante e exagerada é legitima, afinal todos passamos a vida a criticar serviços públicos, são pagos com os nossos impostos, mal seria se não pudéssemos falar o que não gostamos no seu serviço. Mas a atitude de ir lavar a roupa suja para o facebook, era escusada, ainda para mais o sendo membro ativo do fórum podia vir aqui "defender-se" apresentando os argumentos se os tivesse, mas não, optou por ir refugiar-se junto dos seus partidários... É triste...
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Era seguidor do Meteo Trás-os-Montes... Hoje deixei de ser, não pela posição de ataque ao IPMA, que embora seja constante e exagerada é legitima, afinal todos passamos a vida a criticar serviços públicos, são pagos com os nossos impostos, mal seria se não pudéssemos falar o que não gostamos no seu serviço. Mas a atitude de ir lavar a roupa suja para o facebook, era escusada, ainda para mais o sendo membro activo do forum podia vir aqui "defender-se" apresentando os argumentos se os tivesse, mas não, optou por ir refugiar-se junto dos seus partidários... É triste...

Por acaso isso que referes no final também me fez bastante confusão, atitude cobarde! De certa forma está a prejudicar a imagem deste fórum... deve ter sido para ganhar uns euros com os likes. Lol Quando se cospe no prato onde se comeu...está tudo dito.
A cruzada anti IPMA, embora perceba alguma parte dela, quase que roça a algo doentio.
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
A cruzada anti IPMA, embora perceba alguma parte dela, quase que roça a algo doentio.

Concordo passam o dia a atacar o PMA, é verdade
que comete alguns erros e têm coisas a melhorar, mas isso não é razão para o Meteo Trás-os-Montes os enxovalhar constantemente chega a ser irritante e uma grande falta de respeito por todos os que lá trabalham.
É uma perseguição doentia ao IPMA. :hmm:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Dois aspectos a reter:

- existem também outros facebookianos em autêntica cruzada persecutória ao IPMA para além do Meteo Trás-os-Montes, pelo simples facto de se tratar de pessoas que usam o espaço virtual sem assumirem quaisquer responsabilidades pelo que divulgam na internet (garotos em corpo de homens);

- existem realmente pessoas em que tudo o que seja incêndios fazem logo reportagem foto - cinema - fotográfica para publicarem na internet, autênticos incendiários virtuais.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
existem também outros facebookianos em autêntica cruzada persecutória ao IPMA para além do Meteo Trás-os-Montes, pelo simples facto de se tratar de pessoas que usam o espaço virtual sem assumirem quaisquer responsabilidades pelo que divulgam na internet (garotos em corpo de homens);

Não podia concordar mais contigo neste ponto e curiosamente, um deles até já esteve neste Fórum embora não seja dos membros mais antigos. Certo é, que sem qualquer formação ou conhecimento científico arrastam multidões nas redes sociais e acabam por descredibilizar o que de bom se faz na Meteorologia amadora.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Não podia concordar mais contigo neste ponto e curiosamente, um deles até já esteve neste Fórum embora não seja dos membros mais antigos. Certo é, que sem qualquer formação ou conhecimento científico arrastam multidões nas redes sociais e acabam por descredibilizar o que de bom se faz na Meteorologia amadora.

Quase todos os responsáveis dessas páginas anti-IPMA nasceram neste forum. Agora já não precisam do MeteoPT, já têm legiões de seguidores nas redes sociais, já dão entrevistas em rádios etc., já têm o protagonismo que sempre procuraram...
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Quase todos os responsáveis dessas páginas anti-IPMA nasceram neste forum. Agora já não precisam do MeteoPT, já têm legiões de seguidores nas redes sociais, já dão entrevistas em rádios etc., já têm o protagonismo que sempre procuraram...

Exacto. Páginas essas que infelizmente crescem como ervas-daninhas. Curioso que hoje em dia, qualquer um que aparece na comunicação social é Climatologista. Enfim.
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Bom dia a todos.
Não tinha visto este tópico, e só tive conhecimento porque alguém me ligou a dar conta do mesmo.
Andei afastado deste forum durante algum tempo porque a certa altura senti que não fazia sentido, eu tinha menos tempo livre, e o caminho que levava era pouco estimulante e "birrento".
Esta é a nova realidade, o populismo está presente em quase tudo, e só depende de quem tem jeito e gosto para aparecer, ou não. Eu não gosto e não é minha forma de estar. Tenho também uma página no face desde há 4 anos com um outro colega, e o nosso "mercado" é a freguesia, no sentido de dar algum apoio a eu quem cá vive. Digo mercado porque felizmente a minha liquidez não advém da meteorologia, felizmente porque, quando o hobby deixar de o ser, a magia perde-se.
Sempre fui feliz com uma caneta, papel, uma estação e os seus dados, o resto é o resto.
Tenho saudades do forum da década passada, mas bem sei que o passado não volta e que só os museus vivem dele.
Não tenho nem nunca tive nada contra nenhum dos membros e seus projectos, só sinto que o meu caminho é diferente daquele que esta casa e alguns membros tem seguido nos últimos anos.
Isto é visto por muitos como uma competição.
Fazer diferente não é garantia de fazer melhor, e não basta querer para ser melhor.
Enfim...
Bom dia a todos.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.