Seguimento Europa - 2018



lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)


WoW ! Alguém já lançou uma estimativa da velocidade do vento?

Pelos estragos apresentados, deve ter rondado os 200km/h! Não?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto


Na RTP1 dizem que são 10 mortos...


Ontem, por volta da hora de almoço, um pouco antes, ligaram-me via Duo para mostrar o quanto chovia… Claro que a conversa não ficou por ali, mas contaram que estavam em casa, que a cidade de Génova e a região ligure estava sob alerta vermelho, e a escola do primo mais novo estava encerrada. O muro da marina cedeu com o impacto de uma onda… Boccadasse foi arrasada com esta tempestade com barcos que desprenderam-se das amarras, a bater em tudo, casas alagadas,…
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Ontem, por volta da hora de almoço, um pouco antes, ligaram-me via Duo para mostrar o quanto chovia… Claro que a conversa não ficou por ali, mas contaram que estavam em casa, que a cidade de Génova e a região ligure estava sob alerta vermelho, e a escola do primo mais novo estava encerrada. O muro da marina cedeu com o impacto de uma onda… Boccadasse foi arrasada com esta tempestade com barcos que desprenderam-se das amarras, a bater em tudo, casas alagadas,…
Viste as imagens de satélite que postei ainda na página anterior? Verdadeiramente impressionante este evento! Deve ter sido aterrador ver aqueles barcos todos pelo ar e ver o mar a invadir a terra. Os locais dizem que parecia um tsunami...
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Chuva, neve e vento na Europa: 10 mortos em Itália, milhares sem eletricidade em França

image.aspx


Às cinco vítimas mortais de segunda-feira, as autoridades italianas somaram hoje mais cinco: um homem atingido por uma árvore na zona de Veneza, um bombeiro morto no Alto Ádige, uma mulher levada pela lama em Trento, um praticante de kitesurfe empurrado pelo vento contra as rochas em Cattolica e um homem que se afogou num lago em Levico. As autoridades estão ainda à procura do dono de um veleiro que se despenhou contra os rochedos ao largo da Calábria.
De acordo com os media locais, há 170 turistas e funcionários bloqueados nos Alpes entre Itália e a França devido às fortes quedas de neve. Mas foi sobretudo a chuva a causar estragos em Itália. Sobretudo em Veneza, onde as águas subiram mais de 1,50 metros, deixando a cidade submersa. Os ventos fortes estão a causar perturbações no trânsito e em Génova o aeroporto esteve encerrado toda a manhã devido aos detritos levados para as pistas pela chuva, vento e pela maré. Muitas escolas, inclusive em Roma, estiveram fechadas.
Nevão e subida das águas
Os países vizinhos também não escaparam ao mau tempo. Na Áustria, parte do teto da fortificação medieval de Salzburgo voou com o vento durante a noite. E na cidade de Muhr a população foi aconselhada a procurar refúgio nas zonas altas devido à subida das águas. Não vi nada assim nas últimas décadas", confessou à AFP Martin Guggenberger, comandante dos bombeiros locais.
A Eslovénia está em alerta vermelho devido à neve e em vários cantões suíços o mau tempo levou ao encerramento de estradas. Em França é sobretudo a neve que está a causar estragos. Há perto de 200 mil casas sem eletricidade. Na Córsega, o alerta vermelho foi levantado depois do susto da manhã.

Diário de Notícias
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,824
Local
Menorca
Episódio espectacular. Não obstante, me surpreende (e não me surpreende :D) que a Espanha não apareça nestes resumos de notícias nem nas referências de Severe Weather Europe sobre neve, tornados e cortes de energia destes dias, e especialmente considerando que a tempestade Adrián nasceu aqui (Menorca). Na minha ilha, 40.000 pessoas ficaram sem eletricidade por 3 dias embora pareça que para a mídia nada aconteceu. Somos um buraco negro no mapa (literalmente) :lol:

Depois coloco algumas imagens.




Demanda eléctrica da ilha