Biodiversidade

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)


Fica a dica, nunca se deve colher cogumelos, sem o devido conhecimento sobre os mesmo, até porque já se começam a observar um pouco por todo o lado, agora com o inicio das chuvas.

Eu aqui no meu terreno tenho tantas variedades diferentes, mas não arrisco! Agora estão uns enormes... a ver se tiro umas fotos!
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


E a saga do plástico continua a fazer vítimas a cada minuto que passa, ontem gostei de ver uma senhora, com cerca de 70 anos, no mercado local, a comprar fruta e disse que não queria saco de plático, e lá está, levava os legumes, e frutas tudo, dentro de um saco reutilizável, daqueles dos hipermercados.
Este é um simples acto no nosso dia a dia, que não custa nada, e começa logo por evitar os sacos descartáveis.
 

Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde


E a saga do plástico continua a fazer vítimas a cada minuto que passa, ontem gostei de ver uma senhora, com cerca de 70 anos, no mercado local, a comprar fruta e disse que não queria saco de plático, e lá está, levava os legumes, e frutas tudo, dentro de um saco reutilizável, daqueles dos hipermercados.
Este é um simples acto no nosso dia a dia, que não custa nada, e começa logo por evitar os sacos descartáveis.


Sacos plásticos e balões que praga, então os balões nunca vi tantos a serem largados como agora :angry::angry::angry: o pessoal deve achar que eles se evaporam ao subir .
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Sacos plásticos e balões que praga, então os balões nunca vi tantos a serem largados como agora :angry::angry::angry: o pessoal deve achar que eles se evaporam ao subir .

Pois, os balões então são umas das piores pragas, as pessoas, muitas delas, pensam mesmo que eles desaparecem do mapa, assim que são lançados.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
E se a tua lista de compras fosse livre de plástico?

A luta contra o plástico está na moda. Mas, em Portugal, é possível vencê-la? O P3 falou com quem o faz há anos, com quem começou agora e foi à procura das lojas que o tornam possível.

Pesar e comprar fruta e legumes sem sacos de plástico, comprar líquidos em embalagens de vidro, reutilizar esses frascos para comprar mercearia seca a granel e apostar nos produtos de higiene sólidos. Em Portugal, já é possível reduzir drasticamente o plástico na despensa lá de casa sem grande dificuldade. As lojas a granel continuam a nascer como cogumelos, os mercados e as feiras de frescos estão na moda e várias marcas portuguesas de higiene e cosmética oferecem uma panóplia de alternativas ecológicas online. Hoje, comprar sem plástico é mais uma questão de tempo e vontade do que de dinheiro.

Neste mês, o Parlamento Europeu aprovou uma proposta que prevê a proibição da venda de alguns produtos de plástico de utilização única na União Europeia a partir de 2021. Mas, em Portugal, já há quem lhe feche as portas de casa há algum tempo.

https://www.publico.pt/2018/11/02/p...PPHahyvZ7KVHJoHbxeIPgBPqmdlQMPi1b11SefyNxy584

Deixo aqui mais um bom artigo, sobre a redução do uso do plástico no nosso dia a dia.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


Ainda que vi esta publicação, porque assim até serve de lembrete, para eu me lembrar que tenho de ir recolher as bolotas de varios tipos de Quercus.
Gosto de ter sempre várias árvores em viveiro, para voltar a plantar no próximo ano.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Para que queres as bolotas? Tenho cá tantas...

Principalmente para plantar, ou directamente no solo, ou em vasos, eu aqui estou inserido em zona agrícola, não tenho assim tantas espécies autóctones como tu.
E quero ver se experimentava também, o poder de enraizamento, que tem a água, depois de demolhar as bolotas por uns dias.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Principalmente para plantar, ou directamente no solo, ou em vasos, eu aqui estou inserido em zona agrícola, não tenho assim tantas espécies autóctones como tu.
E quero ver se experimentava também, o poder de enraizamento, que tem a água, depois de demolhar as bolotas por uns dias.
Ok. Eu tenho 5 grandes sobreiros distribuídos pelo terreno... é vê-las crescer com força!
 
  • Gosto
Reactions: João Pedro e Cinza

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Ok. Eu tenho 5 grandes sobreiros distribuídos pelo terreno... é vê-las crescer com força!

Eu tenho aqui que plantei quando era ainda criança, deve ter uns 12 anos, e só este ano creceu uns 40 cm, mas ainda não dá bolotas, pelo menos já vai dando alguma sombra.
Para mim, o sobreiro é uma da minhas árvores de eleição.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Eu tenho aqui que plantei quando era ainda criança, deve ter uns 12 anos, e só este ano creceu uns 40 cm, mas ainda não dá bolotas, pelo menos já vai dando alguma sombra.
Para mim, o sobreiro é uma da minhas árvores de eleição.
Os meus sobreiros têm muitos muitos anos. São enormes tanto em largura como em altura. Qualquer dia posto fotos. Também tinha um carvalho gigante mas morreu. Ainda existem mais uns quantos aqui no vale...
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Os meus sobreiros têm muitos muitos anos. São enormes tanto em largura como em altura. Qualquer dia posto fotos. Também tinha um carvalho gigante mas morreu. Ainda existem mais uns quantos aqui no vale...

Eu sempre que vou a alguma zona de floresta, e vejo assim azinheiras, carvalhos, ou sobreiros, gosto muito de observar as suas enormes copas, e diamentros dos troncos.
Eu aqui á volta de casa, o que vejo mais são só oliveiras e figueiras.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Eu sempre que vou a alguma zona de floresta, e vejo assim azinheiras, carvalhos, ou sobreiros, gosto muito de observar as suas enormes copas, e diamentros dos troncos.
Eu aqui à volta de casa, o que vejo mais são só oliveiras e figueiras.
Pois é a paisagem típica daí. Aqui antigamente deviam existir muitos carvalhos e azinheiras, depois vieram os sobreiros e pinheiros e só depois os eucaliptos. Mas ainda existem umas relíquias dispersas da vegetação original. Eu aqui também estou muito perto da famosa mancha de carvalho cerquinho do Alqueidão da Serra, que certamente se estendia também até aqui.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pois é a paisagem típica daí. Aqui antigamente deviam existir muitos carvalhos e azinheiras, depois vieram os sobreiros e pinheiros e só depois os eucaliptos. Mas ainda existem umas relíquias dispersas da vegetação original. Eu aqui também estou muito perto da famosa mancha de carvalho cerquinho do Alqueidão da Serra, que certamente se estendia também até aqui.

Sim aqui ainda se observa algumas manchas de carvalho cerquinho, em zonas de vale, ou mesmo em encostas, mas o mais interessante é que aqui numa localidade pequena como a minha com 10 km2, numa das extremidades a árvore predominante é o sobreiro, e na outra extremidade é mesmo o carvalho.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Foto que tirei hoje a esta aranha que salta com uma mosca(?):

FruoEKth.jpg


S2RqA5Xh.jpg


1Ubux2rh.jpg