Biodiversidade

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Foto que tirei hoje a esta aranha que salta com uma mosca(?):

FruoEKth.jpg


S2RqA5Xh.jpg


1Ubux2rh.jpg

Uau, parabéns tens aí uma boa foto, digna até de estar na National Geographic, então última foto, nem sei que te diga.
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Já vi que tenho excelentes aliados na sementeira de bolotas outonal! E também prefiro semear logo no local definitivo (salvo raras excepções).

Em teoria eu também prefiro semear diretamente no local definitivo, todos os anos semeio umas dezenas de bolotas de sobreiro na pequena quinta de família em Benavente. Mas não tenho tido muito sucesso, apesar da maioria das bolotas germinar as árvores acabam quase todas por secar durante os tórridos verões ribatejanos. :(
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Uau, parabéns tens aí uma boa foto, digna até de estar na National Geographic, então última foto, nem sei que te diga.

Obrigado! Ela também ajudou :D, algumas mexem-se muito mas esta não e por isso foi mais fácil para tirar as fotos.

Brutais! :w00t: Tenho mesmo de comprar uma lente macro! :D
Que lente usas, Guilherme? :)

Obrigado! Não uso uma lente macro, uso antes uma 18-55mm virada ao contrário presa por um anel inversor. Algumas coisas deixam de funcionar pois ela deixa de estar ligada à máquina e por isso tem que ser controlado manualmente. Foi também assim que tirei as várias fotos aos cristais da geada que coloquei no fórum.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,177
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Obrigado! Não uso uma lente macro, uso antes uma 18-55mm virada ao contrário presa por um anel inversor. Algumas coisas deixam de funcionar pois ela deixa de estar ligada à máquina e por isso tem que ser controlado manualmente. Foi também assim que tirei as várias fotos aos cristais da geada que coloquei no fórum.
Extraordinário! Desconhecia essa técnica :D Tenho de experimentar :)
Obrigado! :thumbsup:
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Já vi que tenho excelentes aliados na sementeira de bolotas outonal! E também prefiro semear logo no local definitivo (salvo raras excepções).

Pois eu todos os anos planto meia dúzia de árvores num monte baldio aqui perto isento de eucaliptos e que apenas é usado pelo clube de caça da zona.

Plantar árvores no local raramente dá resultado pois os rebentos podem ser destruídos por animais, vegetação mais forte ou por intempéries (normalmente calor e seca).

Prefiro guardá-los em baldes durante um ano e depois plantar no local continuando a ir deitando um olho de vez em quando. Acho que nos últimos 10 anos já devo ter sido responsável por mais de 50 árvores autóctones desde Carvalhos Alvarinhos, Castanheiros, Nogueiras, Sobreiros e até umas Cerejeiras bravas.

Aqui ficam as deste ano. Neste caso, bolotas de Carvalho Alvarinho e uma castanha que encontrei num percurso que fiz aqui pelo Gerês.

VLPRBmb.jpg


IoWOsHa.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Não sei se postei no sitio devido...



Sim, pode-se dizer que esté tópico é adequado, pois os plásticos, uma das coisas que mais afecta a biodiversidade dos oceanos, e de todos os que lá habitam.
É uma boa ideia, de facto.
 
  • Gosto
Reactions: Cinza e luismeteo3

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Por falar em plásticos, começam a aparecer indícios que não são lá muito inocentes...

Nós como consumidores deveríamos exigir, por exemplo, o regresso da água embalada em garrafóes de vidro, ou do leite embalado em garrafas de vidro. Os garrafões e as garrafas vazias seriam devolvidas depois no estabelecimento, em troca de uma quantia ou de um desconto na compra de outro garrafão ou garrafa.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por falar em plásticos, começam a aparecer indícios que não são lá muito inocentes...

Nós como consumidores deveríamos exigir, por exemplo, o regresso da água embalada em garrafóes de vidro, ou do leite embalado em garrafas de vidro. Os garrafões e as garrafas vazias seriam devolvidas depois no estabelecimento, em troca de uma quantia ou de um desconto na compra de outro garrafão ou garrafa.

Ainda á pouco tempo saiu nas noticias, que o governo quer avançar nessa medida, mas acho que era só a partir de 2021, se não me engano, a água engarrafada é um dos produtos que mais se vende em todas as cadeias de supermercados de todo o país, só aí já dá para termos uma ideia, de quantas toneladas de plásticos serão precisos diariamente, e depois o pior problema é o que não chega á indústria da reciclagem, ou sejam ficam, simplesmente perdidos pelas linhas de água, ou pelos terrenos.
 
  • Gosto
Reactions: Cinza e luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Eu hoje ouvi uma notícia por alto, de um novo material de construção desenvolvido numa universidade portuguesa, com reciclagem de materiais de construção usados + água não potável + hidrogénio resultante num novo tipo de tijolo mais resistente e a metade do preço! Não encontro o link mas é fabuloso!
 
  • Gosto
Reactions: Cinza e Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Eu hoje ouvi uma notícia por alto, de um novo material de construção desenvolvido numa universidade portuguesa, com reciclagem de materiais de construção usados + água não potável + hidrogénio resultante num novo tipo de tijolo mais resistente e a metade do preço! Não encontro o link mas é fabuloso!

Sim, mas o ideal, é recuperar técinicas antigas, a Bio Construção, que usa materias que antigamente existia nos terrenos locais, como pedras, argilas, e eram construções muito térmicas, e bastante resistentes. A minha casa tem as paredes exteriores com 80 cm de largura, feitas em pedra, e terra prensada, que é chamado de taipa.
Mas existe outras tantas técnicas, deixo em baixo algumas fotos de construção natural, que me deixaram de "água na boca".
Em Portugal, já vão surgindo alguns projectos relacionados com isto.





 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Sim, mas o ideal, é recuperar técinicas antigas, a Bio Construção, que usa materias que antigamente existia nos terrenos locais, como pedras, argilas, e eram construções muito térmicas, e bastante resistentes. A minha casa tem as paredes exteriores com 80 cm de largura, feitas em pedra, e terra prensada, que é chamado de taipa.
Mas existe outras tantas técnicas, deixo em baixo algumas fotos de construção natural, que me deixaram de "água na boca".
Em Portugal, já vão surgindo alguns projectos relacionados com isto.






Sim claro, mas velhos materiais de construção abandonados por aí são um valente problema. Se pudermos reciclar com mais valias como aumento de resistência e baixo preço é excelente.