Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2018

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
ilhas.gif

Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Aqui pela Horta o tempo já mudou bastante, sigo com vento moderado com rajadas de 50km/h de Sul, o céu já está encoberto e a temperatura é de 20°c, 90% hr e 1022mb de pressão atmosférica.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
As previsões não são nada animadoras, principalmente para o grupo mais a ocidente.

Foi emitida a seguinte nota informativa

Depressão\ Agitação Marítima 15 a 17 Novembro 2018

Segundo informações do IPMA, uma depressão que se localiza a Norte dos Açores e que se deslocará para leste irá provocar um campo de ondas extenso, aumentando a agitação marítima e respetiva intensidade das ondas, acompanhada de vento forte e precipitação, afetando todos os grupos da Região Autónoma dos Açores, em especial os Grupos Ocidental e Central.

Prevê-se que esta depressão comece a afetar o Arquipélago a partir do final do dia de hoje 14 de novembro e prolongar-se-á, até final do dia 17 de novembro (sábado).

Neste sentido o SRPCBA, aconselha a população em geral a afastar-se das zonas costeiras, especialmente nas localidades situadas a norte e oeste, bem como, a tomada das necessárias medidas gerais de precaução.

O SRPCBA continua a acompanhar o evoluir desta situação, mantendo o contacto permanente com o IPMA, tomando as medidas necessárias a cada momento.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações através dos meios de comunicação do Serviço regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Esta manhã, abateu-se um forte aguaceiro seguido de rajadas de 81km/h numa das minhas estações e 76km/h na estação do observatório P. Alberto Mónaco, seguiu-se uma descida da temperatura de 5°c... foi um evento ligeiramente violento, deixou a sensação de ter sido um downburst.
Não houve alteração do quadrante do vento.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Neste momento o vento começa a aumentar aqui pelos lados da Feteira. O mar, esse também já está a ficar consideravelmente agitado.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
WTyceU2.png


A maior parte da nebulosidade associada à frente deverá passar a norte dos Açores.

Em S. Miguel, a precipitação deverá ser estratiforme e orográfica. A água precipitável poderá por vezes estar acima dos 40 mms, possibilitando isto a ocorrência de acumulados horários interessantes pois a frente é intensa.

Wr6TZAN.gif


A secção mais saturada da frente é relativamente estreita e esta move-se rapidamente. Evento curto mas significativo.
 
Última edição: