Biodiversidade

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Rola-brava em risco de extinção em Portugal

Streptopelia-turtur.jpg


A Quercus avisa que a rola-brava, também conhecida por rola-comum, está em risco de extinção em Portugal. As populações da icónica espécie da fauna portuguesa têm diminuído acentuadamente por toda a Europa nas últimas dezenas de anos, devido a dois fatores principais: intensificação agrícola e caça excessiva.

A espécie foi classificada em 2015 como Espécie Vulnerável à Extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) classificou-a como espécie Vulnerável. A Comissão Europeia encarregou a BirdLife Internacional e a Federação das Associação de Caçadores Europeias de elaborarem um plano de ação para a espécie. Este plano determina que é urgente restaurar e manter os habitats agrícolas de boa qualidade e implementar a caça dentro de níveis de abate sustentáveis.


Em Portugal, a Quercus indica que a situação é idêntica ao resto da Europa. O Censo de Aves Comuns mostra um decréscimo populacional acentuado desde 2004, e uma tese de doutoramento do Instituto Superior de Agronomia revela uma regressão populacional acentuada da rola-brava desde 1994, com uma diminuição média de 80%.

https://greensavers.sapo.pt/rola-br...Q4OZcwTu6Ebdr6198xfeEyAAAIo2rFcbfLY_u3cwy7RQc

Ora, cá está uma coisa que eu já venho a alertar á muito tempo, mas parece que ninguém tem olhos na cara, para ver esta realidade, pode ser que quando a última rola for caçada, depois se lembrem.
Como eu gosta de ver uma exemplar desta espécie, principalmente aqui pelo ribatejo, pela 1ª vez na vida, em 25 anos.

Na Reserva Lightalive de Óbidos, ainda se vão ouvindo as rolas-bravas, mas não é a tempo inteiro (com um carácter sazonal)..
Provavelmente, há uns anos atrás deviam ser mais comuns.
 
Última edição:


Fall9

Cirrus
Registo
14 Set 2014
Mensagens
62
Local
Caldas da Rainha / Óbidos
Perto de Óbidos, ainda se vão ouvindo as rolas-bravas, mas não é a tempo inteiro.
Provavelmente, há uns anos deviam ser mais comuns.
Na minha casa perto de Óbidos vivem umas quantas permanentemente, bebem de um lago que eu tenho com peixes, e eu e o meu pai damos os restos da comida da caturra, penso que elas vivem num pinheiro manso bastante antigo lá perto.

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Perto de Óbidos, ainda se vão ouvindo as rolas-bravas, mas não é a tempo inteiro.
Provavelmente, há uns anos deviam ser mais comuns.

É sempre bom saber que ainda existem alguns expemplares desta espécie que teimam em caçar.
Boas,

Recentemente tirei esta foto à noite junto a Barragem do Rio da Mula (Serra de Sintra)
Uma salamandra, um dos símbolos aqui da nossa serra.
Quem estava comigo apontou a lanterna, e pronto. :D

A salamandra é um excelente auxiliar em agricultura biológica, e que também cada vez se veem com menos frequencia, um desses factores é mesmo serem vítimas de atropelamento, aí sim costumam ver-se mortos pricipalmente depois de uma noite chuvosa.
 
  • Gosto
Reactions: Cinza e luismeteo3

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Na minha casa perto de Óbidos vivem umas quantas permanentemente, bebem de um lago que eu tenho com peixes, e eu e o meu pai damos os restos da comida da caturra, penso que elas vivem num pinheiro manso bastante antigo lá perto.

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk

A rola-brava acho que é uma espécie migratória...

Será que essas rolas que vês aí são de outra espécie (rola-turca, por exemplo)?
Também são selvagens (e colonizaram o nosso país naturalmente), mas nos dias que correm, são bem mais comuns que a rola-brava.
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bom apanhado, parece-me uma salamandra de fogo, devem existir bastantes aí.

Obrigado.
Sim na serra há bastantes felizmente,nesse início de noite vi 7 salamandras.
Sim @Pedro1993 passo bastante tempo na serra como todos sabem, e sim vejo muitas esmagadas/atropeladas.
Tenho um amigo que já me disse que quando se vê tritoes ou salamandras próximas de linhas de água /nascentes/fontes é sinal que água é de muito boa qualidade e pode ser bebida.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Obrigado.
Sim na serra há bastantes felizmente,nesse início de noite vi 7 salamandras.
Sim @Pedro1993 passo bastante tempo na serra como todos sabem, e sim vejo muitas esmagadas/atropeladas.
Tenho um amigo que já me disse que quando se vê tritoes ou salamandras próximas de linhas de água /nascentes/fontes é sinal que água é de muito boa qualidade e pode ser bebida.

Pois as salamandras adoram locais bastante húmidos, eu como estou aqui numa zona agrícola, e bastante seca, só as vejo sempre que chove muito durante uma noite inteira, e é logo ao inicio da manhã, por acaso ainda não vi nenhuma ultimamente.
Um bom indicador da qualidade da água é o alfaiate, mas este não faz peças de roupa por medidas.:D
São uns óptimos nadadores.

4d5f44eca6c09.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)

Fall9

Cirrus
Registo
14 Set 2014
Mensagens
62
Local
Caldas da Rainha / Óbidos
A rola-brava acho que é uma espécie migratória...

Será que essas rolas que vês aí são de outra espécie (rola-turca, por exemplo)?
Também são selvagens (e colonizaram o nosso país naturalmente), mas nos dias que correm, são bem mais comuns que a rola-brava.
Agora que dizes que há essa diferença, penso que sejam rolas de uma espécie diferente, as que andam por lá são todas cinzentas com um anel de cor preta à volta do pescoço. Para além de rolas já tenho visto perdizes no terreno perto da minha casa.

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Há muitos anos que não vejo uma rola-brava. Talvez uns 15 anos. As alterações na agricultura também explicam o seu desaparecimento. Elas apareciam nos pomares de sequeiro onde havia trigo semeado. Ora hoje em dia quase ninguém semeia trigo, e o sequeiro está a desaparecer.

Importa referir outro factor que tem conduzido ao desaparecimento da rola-brava: a perseguição em África. Nisto das aves migratória de nada serve a protecção se não houver cooperação internacional.
 
  • Gosto
Reactions: Cinza e luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Há muitos anos que não vejo uma rola-brava. Talvez uns 15 anos. As alterações na agricultura também explicam o seu desaparecimento. Elas apareciam nos pomares de sequeiro onde havia trigo semeado. Ora hoje em dia quase ninguém semeia trigo, e o sequeiro está a desaparecer.

Importa referir outro factor que tem conduzido ao desaparecimento da rola-brava: a perseguição em África. Nisto das aves migratória de nada serve a protecção se não houver cooperação internacional.
Aqui ainda existem rolas bravas... vários casais até.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
https://24.sapo.pt/atualidade/artig...orto-por-envenenamento-no-douro-internacional

Hoje, às 21 horas vai dar uma reportagem relacionado com este tema no programa Linha da Frente da RTP1. Em vez, de envenenarem os animais não tomam eles o veneno seria bem mais útil. :facepalm:

O veneno seria para alguma raposa ou cães vadios, penso...

Isto é um problema que poderá demorar décadas.

Em Portugal foi incutida na população a ideia (durante muito tempo) que tudo o que é animal selvagem ou planta endémica é bravo e ruim, e que só é bom o que é doméstico e plantado pelo Homem...
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3