Agricultura



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
tenho um num jardim e fartasse de dar dá para mim e para a passarada, tenho pena não ter mais metros para plantar mais

É uma das nossa árvores autóctones, e está bastante bem adaptada a períodos de secas.
Espero que entretanto surgem uns bons projectos que apostem no medronheiro, até porque hoje em dia, já não serve só para transformação do seu fruto, em aguardente, mas o fruto em fresco também já começa a ter muita procura.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
https://omirante.pt/sociedade/2018-10-23-Torres-Novas-quer-interditar-uso-de-glifosato-no-concelho

Este é o caminho a seguir, felizmente, que as pessoas e os próprios municípios começam a ficar conscientes dos malefícios do glifosato, espero que outros municípios começem a fazer o mesmo.

Já que tocas-te neste assunto tão frágil, e ainda para mais sendo eu do concelho de Torres Novas, e o 2º produtor agrícola com certificado biológico, e sou também um dos lutadores contra o uso do glifosato, posso dizer que esta interdição por parte da Camara Municipal, só peca por tarde, pois desde, que a gestão das bermas foi entregue á responsabilidade das juntas de freguesia, que a gestão das ervas, tem sido um "tiro no escuro".
Pois o que se passou este ano, e no ano passado, é que no inicio do verão, vem um tractor com um corta-mato, e limpa tudo, até aí tudo bem, apaudo de pé esta ideia, isto se 15 dias mais tarde, no fim de tudo limpo, não viesse outro tractor aplicar herbicida, em todo o lado.
Isto por responsabilidade directa directa do ex-presidente de junta, que ainda está como representante na actual junta, e o pior é que a camara municipal nem sequer tinha conhecimento de nada.
Foi dinheiro gasto, sem necessidade nenhuma, até porque um tractor daquelas cobra mais de 40€/hora.
Mas na cidade de Torres Novas, é que se passou a mesma coisa, com uma aplicação em todos os passeios, á porta dos prédios das pessoas, e depois o caso, foi exposto o facebook, e gerou uma onde de revolta, até por parte de muitas pessoas que tem animais de estimação, que acabm por ser os primeiros prejudicados também.
Até porque os produtores biológicos também reclamaram sobre as ditas aplicações, e recomendaram as medidas de limpezas que existem sem o uso de herbicidas.
Agora espero mesmo que esta interdição seja para ser aplicada, sem nenhuma interrupção.
 

Between

Cumulus
Registo
17 Nov 2018
Mensagens
195
Local
Amarante
Boa tarde a todos! Já acompanho a comunidade há algum tempo, mas não tinha conta. Decidi criar para mostrar algumas das minhas pequenas aventuras na agricultura.

Na segunda quinzena de Setembro plantei alguns pés de couve tronchuda (ou pencas) para colher na altura do Natal. No início tive alguns problemas com a lagarta da couve e a mosca branca, mas a chegada da chuva e do frio ajudaram a eliminar estas pestes. Estão a desenvolver-se muito bem, fortes e com cores muito vistosas.

Também plantei repolhos, neste caso repolho coração de boi temporão, que é uma variedade que se desenvolve rápido (+- 80 dias de maturação). Neste momento já começam a embolar, a ganhar o "coração", como podem ver pelas fotos, pelo que no início de Dezembro já devem ter atingido o ponto ideal para a colheita.

30998727247_38d5d57a12_b.jpg


45888194332_9caa62de75_b.jpg


30998717487_70c001e6fb_b.jpg


45888191292_dff886b634_b.jpg


45213369404_0f96e204f2_b.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boa tarde a todos! Já acompanho a comunidade há algum tempo, mas não tinha conta. Decidi criar para mostrar algumas das minhas pequenas aventuras na agricultura.

Na segunda quinzena de Setembro plantei alguns pés de couve tronchuda (ou pencas) para colher na altura do Natal. No início tive alguns problemas com a lagarta da couve e a mosca branca, mas a chegada da chuva e do frio ajudaram a eliminar estas pestes. Estão a desenvolver-se muito bem, fortes e com cores muito vistosas.

Também plantei repolhos, neste caso repolho coração de boi temporão, que é uma variedade que se desenvolve rápido (+- 80 dias de maturação). Neste momento já começam a embolar, a ganhar o "coração", como podem ver pelas fotos, pelo que no início de Dezembro já devem ter atingido o ponto ideal para a colheita.

30998727247_38d5d57a12_b.jpg


45888194332_9caa62de75_b.jpg


30998717487_70c001e6fb_b.jpg


45888191292_dff886b634_b.jpg


45213369404_0f96e204f2_b.jpg

Parabéns tens aí umas belas couves, para fazeres uns bons "petiscos", para o próximo mes.
 

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
Boa tarde a todos! Já acompanho a comunidade há algum tempo, mas não tinha conta. Decidi criar para mostrar algumas das minhas pequenas aventuras na agricultura.

Na segunda quinzena de Setembro plantei alguns pés de couve tronchuda (ou pencas) para colher na altura do Natal. No início tive alguns problemas com a lagarta da couve e a mosca branca, mas a chegada da chuva e do frio ajudaram a eliminar estas pestes. Estão a desenvolver-se muito bem, fortes e com cores muito vistosas.

Também plantei repolhos, neste caso repolho coração de boi temporão, que é uma variedade que se desenvolve rápido (+- 80 dias de maturação). Neste momento já começam a embolar, a ganhar o "coração", como podem ver pelas fotos, pelo que no início de Dezembro já devem ter atingido o ponto ideal para a colheita.

30998727247_38d5d57a12_b.jpg


45888194332_9caa62de75_b.jpg


30998717487_70c001e6fb_b.jpg


45888191292_dff886b634_b.jpg


45213369404_0f96e204f2_b.jpg
Muito bonitas. Parabens. Utilizas adubo 10-10-10?
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Agricultores alertados para destruir caixas de abelhões polinizadores importadas
20 nov 2018 16:41

Cientistas alertaram hoje os agricultores portugueses para eliminarem das estufas, por “congelamento” ou “selagem”, as caixas de abelhões (Bombus terrestris) importadas da Bélgica e Holanda, porque colocam em risco espécies de abelhas nativas e a conservação da natureza.
... https://24.sapo.pt/vida/artigos/agr...r-caixas-de-abelhoes-polinizadores-importadas
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Agricultores alertados para destruir caixas de abelhões polinizadores importadas
20 nov 2018 16:41

Cientistas alertaram hoje os agricultores portugueses para eliminarem das estufas, por “congelamento” ou “selagem”, as caixas de abelhões (Bombus terrestris) importadas da Bélgica e Holanda, porque colocam em risco espécies de abelhas nativas e a conservação da natureza.
... https://24.sapo.pt/vida/artigos/agr...r-caixas-de-abelhoes-polinizadores-importadas

Só faltava mais essa, esperemos que tudo se resolva rapidademente, de modo a não acontecer como foi com a vespa asiática, até porque são estes pequenos erros que se pagam caro mais tarde.
 

Between

Cumulus
Registo
17 Nov 2018
Mensagens
195
Local
Amarante
O tempo vai bom e as minhas couves estão a desenvolver-se muito bem. A diferença no crescimento é notória, semana após semana. Hoje a manhã estava calma, sem chuva e vento, altura ideal para arrancar ervas e aproveitar para tirar mais algumas fotos.

45302352024_bab91940ba_b.jpg

Couve-tronchuda (penca). Muito bonita esta variedade, com cores vivas e claras no centro, e depois um verde mais escuro nas folhas mais velhas.

44210902080_21c4a35919_b.jpg

Alguns detalhes.

46026525261_b44ab3841a_b.jpg

Os repolhos, que eu também já tinha partilhado na semana passada (estes são da variedade "coração de boi"), continuam a crescer muito bem.

44210891980_5ca7432961_b.jpg


Este vai ser colhido no próximo fim de semana. A "cabeça" já se encontra bem compactada e dura, sinal de que atingiu a fase de maturação ideal.

44210904170_f3f7b6ee79_b.jpg


Brócolos que plantei na última semana de Setembro.

45114891395_1592f00cab_b.jpg


Não tinha partilhado na semana passada, porque ainda não tinham ganho a "cabeça". Mas durante esta semana lá começaram a aparecer. Esta é a "cabeça" principal da planta, que irá ser a maior, mas também vão nascer outras, mais pequenas, entre as folhas, que são muito boas e tenras.

31087678667_679b3b928a_b.jpg


Por hoje é tudo. Bom Sábado :)
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Oliveira mesa natural - centenárias e milenares, preços desde 500 euros. Pode colocar um vidro ou acrílico ( fica bastante estável e seguro) na parte superior quando tiver de servir refeições, lanches, jantares com clientes, amigos e familiares.

917284861_1_644x461_oliveira-mesa-natural-centenrias-e-milenares-viana-do-castelo_rev001.jpg


917284861_6_644x461_oliveira-mesa-natural-centenrias-e-milenares-_rev001.jpg


https://www.olx.pt/anuncio/oliveira-mesa-natural-centenrias-e-milenares-IDAo1ax.html

Este é um dos anúncios que está no OLX, em que mostra bem que não existe qualquer tipo de respeito por estas árvores tão importantes e tão antigas, um dos culpados para que isto continue a "encher a carteira", de muitos vendedores, é o nosso governo, pois não existe qualquer tipo de legislação, pois estas oliveira deveriam de ser preservadas, e nem tão perto sequer arrancadas como acontece pelo nosso país fora.
Estamos mais uma vez atrasados, em relação ao que se passa pelos outros países da Europa, e do mundo.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,207
Local
loule-caldeirao
Oliveira mesa natural - centenárias e milenares, preços desde 500 euros.

Este é um dos anúncios que está no OLX, em que mostra bem que não existe qualquer tipo de respeito por estas árvores tão importantes e tão antigas, um dos culpados para que isto continue a "encher a carteira", de muitos vendedores, é o nosso governo, pois não existe qualquer tipo de legislação, pois estas oliveira deveriam de ser preservadas, e nem tão perto sequer arrancadas como acontece pelo nosso país fora.
Estamos mais uma vez atrasados, em relação ao que se passa pelos outros países da Europa, e do mundo.

Isto é uma brincadeira de crianças daquelas que já perdeu a graça! Miséria de sociedade onde cuidar dos terrenos não é rentável mas depois surgem negócios destes que o são.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Isto é uma brincadeira de crianças daquelas que já perdeu a graça! Miséria de sociedade onde cuidar dos terrenos não é rentável mas depois surgem negócios destes que o são.

É mesmo, o olival tradicional pelo menos por aqui ainda continua a dar algum rendimento, pois neste momento é fácil ver muitas pessoas na apnha da azeitona.
Eu falo por mim, neste momento o azeite que tenho, todo proveniente de olival tradicional, tudo colhido manualmente, não me chega para as encomendas.
Esta semana, só de 1 oliveira minha, colhi cerca de 200 quilos de azeitona, no total já colhi 1200 quilos, e ainda falta apanhar mais nesta próxima semana.

Tenho alguma oliveiras centenárias, e essas preservo-as ao máximo, e são sempre bem cuidadas, e continuam a produzir.
Estes negócios só tem como principais clientes, pessoas com um elevado poder económico, dando depois asas a estes negócios "estúpidos".
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
É mesmo, o olival tradicional pelo menos por aqui ainda continua a dar algum rendimento, pois neste momento é fácil ver muitas pessoas na apnha da azeitona.
Eu falo por mim, neste momento o azeite que tenho, todo proveniente de olival tradicional, tudo colhido manualmente, não me chega para as encomendas.
Esta semana, só de 1 oliveira minha, colhi cerca de 200 quilos de azeitona, no total já colhi 1200 quilos, e ainda falta apanhar mais nesta próxima semana.

Tenho alguma oliveiras centenárias, e essas preservo-as ao máximo, e são sempre bem cuidadas, e continuam a produzir.
Estes negócios só tem como principais clientes, pessoas com um elevado poder económico, dando depois asas a estes negócios "estúpidos".
Eu só começo amanhã... sem chuva! :D