Biodiversidade



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Eu corto as unhas aos meus gatos porque gosto de ter sofás e cortinas e essas coisas. Ratos, não que vivo num quarto andar no centro da cidade. Mas um gato que tive e que viveu 20 anos, um dia caçou um passarito. Quando acordei era penas por tudo quanto era lado. Parecia que tinham explodido uma série de almofadas. Limpei tudo e passadas duas semanas, ainda encontrava penas aqui e ali. Um dos meus gatos actuais, o Fox, por duas vezes caçou morcegos bebés. Felizmente consegui que ele não os matasse mas acontece que os morcegos deixam-me à beira de um ataque de nervos. Aquelas membranas... Para os pôr na varanda foi um filme. Há uns dois meses, entrou-me um dentro de casa em pleno dia e ia morrendo de susto. Devia estar desorientado.

Tenho descoberto muito acerca dos morcegos, e cada vez mais estou fascinado, durante este verão observei aqui dezenas deles, isto a partir da janela de casa, vinham-se alimentar de insectos que estavam debaixo do candeeiro da estrada.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Tenho descoberto muito acerca dos morcegos, e cada vez mais estou fascinado, durante este verão observei aqui dezenas deles, isto a partir da janela de casa, vinham-se alimentar de insectos que estavam debaixo do candeeiro da estrada.

Não digo o contrário mas fico de cabelos em pé com eles, pronto! Nas minhas varandas, de verão, são aos montes a fazer voos rasantes.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Não digo o contrário mas fico de cabelos em pé com eles, pronto! Nas minhas varandas, de verão, são aos montes a fazer voos rasantes.

É mesmo, chegui a estar na rua durante as noites escaldantes deste verão, e via-os a fazerem voos rasantes, bem perto da minha cabeça, tenho de ir explorar uma pequena gruta que existe aqui na minha localidade, só para ver se eles habitam por lá.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Eu penso que este é igual aos da minha foto mas está mais aberto... Coprinus comatus

Não é! Este do post do @jonas_87 é um Macrolepiota. :)

Contudo não consigo pela foto ter a certeza se se trata de um Macrolipiota procera, um dos cogumelos silvestres mais apreciados, conhecidos localmente por frades, rocas, púcaras e outros nomes. Há dois "primos" dos M. procera, normalmente mais pequenos e com escamas um pouco diferentes que são tóxicos, o M. venenata e o M. Rhacodes. um olhar mais distraído pode dar em asneira...
 
Última edição:

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Não é! Este do post do @jonas_87 é um Macrolepiota. :)

Contudo não consigo pela foto ter a certeza se se trata de um Macrolipiota procera, um dos cogumelos silvestres mais apreciados, conhecidos localmente por frades, rocas, púcaras e outros nomes. Há dois "primos" dos M. procera, normalmente mais pequenos e com escamas um pouco diferentes que são tóxicos, o M. venenata e o M. Rachodes. um olhar mais distraído pode dar em asneira...

Mais uma vez, a app dá a entender que assim seja! :thumbsup: Não sou entendido na matéria, mas sim curioso! Pelo que vejo existem pelo menos dois factores que o confirmam, o anel abaixo do chapéu e o tamanho!
http://www.drapc.min-agricultura.pt/base/documentos/mproceravenenatafinal.pdf
 
  • Gosto
Reactions: Cinza e luismeteo3

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Triste fim vamos todos ter, se nada for feito... :(



Trata-se do Haiti, um país miserável, arrasado por um sismo há uns anos e com um rol de problemas sem fim... O tratamento do lixo e a ecologia estão longe de estar no topo das preocupações como se poder ver pelo video. Como quem sofre somos todos nós, cidadãos do Mundo, se calhar não seria má ideia a comunidade internacional ajudar o Haiti a resolver este (e outros) problemas.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Trata-se do Haiti, um país miserável, arrasado por um sismo há uns anos e com um rol de problemas sem fim... O tratamento do lixo e a ecologia estão longe de estar no topo das preocupações como se poder ver pelo video. Como quem sofre somos todos nós, cidadãos do Mundo, se calhar não seria má ideia a comunidade internacional ajudar o Haiti a resolver este (e outros) problemas.
Sem dúvida, precisam urgentemente ser ajudados! Mas aquele lixo até pode vir de longe, como aconteceu na Costa Rica...
 
  • Gosto
Reactions: Cinza

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Imagens mostram baleia encontrada morta com mais de mil peças de plástico no estômago
20 DE NOVEMBRO DE 2018 - 19:05


As equipas de resgate do parque nacional de Wakatobi encontraram a carcaça do cachalote de 9,5 metros na segunda-feira perto do parque na província de Sulawesi, na Indonésia.
... https://www.tsf.pt/sociedade/ambien...l-pecas-de-plastico-no-estomago-10208065.html

Este é mesmo um problema, em que já se está a fazer sentir os seus efeitos, nomeadamente morte de animais.
Os governantes e todos nós cidadãos temos de agir o quanto antes, para tentar minimizar os efeitos tão nefastos.