Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2018



Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Mensagens
592
Local
Funchal, Madeira
E neste momento parece que tem gelo no Pico do Areeiro:

2dhzq87.jpg
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boa tarde. Aqui pelo Faial sigo com 100% de humidade e a chuva tem mantido uma presença ativa durante todo o dia, alternando entre chuva fraca e chuva pontualmente forte, sigo com um acumulado de 32mm em 12h. A temperatura manteve-se sempre na casa dos 19°. Nevoeiro é o que não tem faltado.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
As chuvas muito fortes de ontem à tarde e consequentes inundações provocadas pelas ribeiras em partes da ilha Terceira


#flooding #terceira #azores

Os colegas dos Açores devem ter mais vídeos e reportagem sobre o temporal, bem como alguns dados de precipitação...
 
Última edição:

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
logo_ipma_hp.png

Depressão Diana - Comunicado Nº 4

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2018-11-26 12:16 e 2018-11-27 12:16
Depressão Diana - Comunicado Nº 4
Prevê-se que a depressão DIANA, às 06 TUC de terça-feira (27 de novembro) se encontre centrada a 41°N 35°W a oeste do arquipélago dos Açores (aproximadamente a 420 km a noroeste das Flores), com uma pressão atmosférica no seu centro de 962hPa e com deslocamento para nordeste.No grupo ocidental e a partir das 18TUC de segunda-feira, o vento será forte com rajadas que até 130 km/h na terça-feira (27 de novembro); as ondas serão de sudoeste a passar a oeste com altura significativa entre 9 a 12 metros (podendo atingir os 21 metros de altura máxima) também na terça-feira.Para o grupo central e a partir das 03 TUC de terça-feira, o vento irá também intensificar com rajadas que poderão atingir os 120 km/h; as ondas terão 7 a 9 metros de altura significativa de sudoeste passando a oeste; prevê-se ainda, precipitação por vezes forte na madrugada de quarta-feira (28 de novembro).Para o grupo oriental, prevê-se um aumento da agitação marítima com ondas que poderão ir até aos 6 metros de altura significativa na madrugada de quarta-feira. Também na madrugada de quarta-feira poderá ocorrer precipitação por vezes forte nas ilhas de São Miguel e Santa Maria.
Para mais informações consultar:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/ Seg, 26 Nov 2018 12:17:19
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boa Tarde a todos.

Estive fora da ilha este fim de semana mas ainda em Lisboa passageiros que iam comigo no voo disseram que tinha havido no Sábado enxurradas na zona oeste da Ilha Terceira referindo a zona de São Bartolomeu e Quatro Ribeiras como lugares particularmente afectados.

Estive agora com um local daquele lado da ilha que confirma que choveu mesmo muito para aquelas bandas confirmando o que se passou ...

Curiosamente no dia de ontem estava sol e nem parecia que tinha acontecido o temporal do dia anterior ... típico do tempo nas nossas ilhas ...

Vamos aguardar agora por esta Diana que esperemos não provoque sobressaltos de maior ...
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Governo dos Açores determina encerramento das escolas e recomenda encerramento de creches e jardins de infância em sete ilhas na terça-feira

O Governo dos Açores determinou, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura e em função de informação do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores relativa ao agravamento do estado do tempo nos grupos Ocidental e Central, o encerramento das escolas dos diferentes ciclos de ensino nestas ilhas, na terça-feira, 27 de novembro.

Por precaução, a Secretaria Regional da Solidariedade Social recomenda o encerramento das creches e jardins de infância.

É igualmente recomendado o encerramento dos Centros de Atividades de Tempos Livres, dos Centros de Atividades Ocupacionais e dos Centros de Dia.

Pede-se a colaboração de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social responsáveis por estas valências no sentido da adoção desta medida preventiva.

Fontes

GaCS/SRSS/SREC