Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2018



Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
boa noite a todos,

Depois de um sábado chuvoso que fez a ribeira transbordar e correr pela minha rua abaixo.. .
Deixo aqui um link com a reportagem feita, sendo a maioria dos vídeos amadores realizados na rua onde moro.
https://www.rtp.pt/acores/local/chuva-provoca-inundacoes-na-terceira-video_59595
Ocorreram apenas algumas pequenas inundações tendo os bombeiros de intervir numa ou duas situações.
Contudo, já tinha alertado para esta situação pois estão a alterar antigos percursos de água para fazer pastagens...
Agora resta esperar para ver o que a diana nos trás..
O vento começa a sentir-se... mas nada de especial por enquanto.
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boa Noite

Por aqui o vento tem vindo a se intensificar com o passar das horas e neste momento temos rajadas por vezes muito fortes aqui por Angra ...

Nada de muito relevante no que a precipitação diz respeito mas o vento esse já se sente e bem por aqui ...

Edit (03:01) - E desta vez o aviso do IPMA parece que acertou em cheio ... acabou de vir uma rajada que até me assustou pois pensei que a portada do meu quarto ia dar o berro ... Fez me lembrar o Tanya de tão forte que foi ... Rajadas muito intensas neste momento por aqui ... :unsure:
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Ondulação registada esta madrugada (valores em pés):

bWmsF08.png
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boas ...

Por aqui a coisa até está calma ... Neste momento o vento está relativamente calmo e não temos qualquer tipo de precipitação ... Nada de muito diferente de um dia normal de Outono ...

Claro que já se ouve as habituais queixas das pessoas em relação aos avisos exagerados devido ao facto de terem encerrado as escolas ... A verdade é que de madrugada tivemos umas rajadas um pouco mais fortes mas depois até agora o estado do tempo ficou mais ameno contrariando as previsões ...

Eu sou sempre da opinião que se o perigo é existente deve se tomar as medidas necessárias mas é natural que por vezes os avisos falhem e que numa área tão grande como o grupo central haja sítios mais afectados que outros ... Desta vez pelo menos até agora tirando uma árvore caída ou outra estamos até a ser poupados a esta intempérie ...

Tem é de se ir esclarecendo as populações que apesar de não ter sido tão mau como se pensava havia o perigo real de ser e por isso as medidas tomadas sob pena de no futuro ser como a história do Pedro e do Lobo e das pessoas começarem a não levar a sério os avisos o que pode constituir perigo para essas mesmas populações quando alguma tempestade nos atingir em cheio como já aconteceu ...
 

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
Os avisos nos Açores sao uma comédia.
Ora pecam por defeito, ora pecam por excesso.
Por Santa Maria, está um dia de muito vento (como já tinha referido acima), mesmo sem algum tipo de aviso...
Refiro ainda que já estivemos com avisos amarelos e laranjas, com tempo relativamente mais calmo do que o actual...
Enfim, o sensacionalismo do costume. Já estamos habituados a tal!
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Quem fechou escolas foi o governo, ficando por saber quem recomendou. No GOc até que se percebe, ao contrário do que acontece no GC.

Paralelamente, os avisos (mais relevantes) do IPMA (vento e ondulação) até foram bastante acertados porque o relativo ao vento (GOc) poderia ter sido elevado para vermelho.

flvbBUz.png


No grupo central, é bem possível que alguns valores estejam exagerados mas cá deixo na mesma como curiosidade (estações situadas no Pico ou Terceira):

AFzCMfM.png


hjaJRLN.png
 
Última edição: