Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2018

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Circulação anti-ciclónica a 850 hPa, oriunda de África, até de latitudes bem baixas, ao nível de Cabo Verde!

i-sKrvFmt.gif

Curiosamente, ao nível dos 500 hPa, há circulação que provém da zona tropical já a Sul de Cabo Verde!

i-VCKqRZB.gif
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
As estradas em sítios sombrios ou em zona de vale, continuam muito molhadas durante todo o dia, aliás hoje a humidade era imensa, até parecia que tinha chovido durante a noite.
Fui agora dar uma volta, já depois de cair a noite, e fiquei delirado ao ver tantos morcegos em voos cruzados, no vale da minha horta, as boas práticas agrícolas são muito importantes, pois pelo que tenho observado a população de morcegos tem aumentado, o que era coisa que não se via á uns atrás.
13.2ºC.
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Boa tarde
Mínima de 4.1°C
Máxima de 20.2°C
Sol o dia todo.
Agora já com 11.2°C
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,161
Local
Belas
Mais um dia de Outono anticiclónico, muita humidade, cirrus a pintar os céus.

Máxima: 17,2ºC
Mínima: 6,4ºC

A caminhar para baixo das 9,5 horas solares, ângulo máximo do Sol a chegar aos 28º. Worldview da NASA já nem apanha grande parte dos países nórdicos, porque já nem há luz. Zoom em PT, com nevoeiro habitual no Tejo. Península de Setúbal, Sado e a zona entre Coimbra e S. da Estrela também com um manto:

At7zwov.jpg
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,049
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Já tenho os resultados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 18,1ºC
Mín: 8,4ºC
Prec: 0,1 mm (devido ao nevoeiro)
Número de horas com nevoeiro: 12

Corroios
Máx: 19,3ºC :calor:
Mín: 6,7ºC :cold:
Número de horas com nevoeiro: 13

De salientar o aumento da temperatura entre as 12:00 e as 13:00 de 40%, uma das maiores subidas que já registei e a maior deste ano.

Agora, 12,2ºC e céu limpo.
__________________________
Próxima semana podemos finalmente dizer adeus ao nosso amigo anticiclone (pelo menos é o que está previsto) e dizer olá à senhora chuva.
ECMWF_240_PT_APC_pt-PT_pt.png
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas,
Por aqui, a esta altitude (cerca de 220m), não chegou o nevoeiro, mas via-se bem os mantos nos vales (hoje mais ligeiros) e denso no rio.
Está também menos húmido (na casa dos 60%) e o sol está terrível, parece mais de Setembro, que de Dezembro!
Para comprovar, pus um sensor desprotegido em pleno sol e chegou aos 33ºC!!
É de um gajo ficar completamente tonton! :lol:
Partilho da tua "dor"; hoje de manhã dei uma caminhada junto ao mar e quando chegamos ao carro marcava 18ºC, isto às 11 da manhã. Estava imenso calor, deu para suar e tudo... :buh:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Obrigado João, é o Jardim em frente ao meu trabalho! Ou seja, era o que estava mais à "mão" para registar mais um belíssimo poente outonal

-----------------------------------------------
Quanto ao tempo mais do mesmo,
Nevoeiro e mais nevoeiro! Eu confesso que até gosto bastante , e hoje até dissipou cedo! No entanto ainda deu para uma fotos Pelo terceiro dia consecutivo a minha estação acumula 0.3mm , devido ao dito cujo! Ou seja , muita precipitação oculta tem recebido a serra A mínima foi de 6.3ºc , e neste momento sigo com muito sol, 55% de HR e 18.5ºc ! Amanhã provavelmente não será muito diferente .

As da praxe

IMG_2963 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_2962 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_2961 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_2967 by Ricardo Carvalho, no Flickr
Adoro ver o nevoeiro assim, a "cair" pelas encostas :w00t: Que vistas! Até vais trabalhar mais bem disposto depois destas visões paradisíacas :D
E está explicado o motivo de teres tantas fotos no mesmo sítio :D É um belo cenário para os poentes, de facto ;)
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

13,0 graus

Hoje provavelmente vi algo que nunca tinha visto por cá, névoas concentradas em determinados terrenos, o mais espectacular foi num descampado perto do autódromo do Estoril(de Estoril pouco tem,a localização é Alcabideche).
Um efeito incrível, uma espécie de névoa suspensa com uma camada bastante fina, infelizmente ia a conduzir e não deu para tirar foto.
Acumulado de 0,3 mm fruto da muita humidade.
Amanhã de manhã tenciono passar pelo Pisão, depois coloco cá o registo de temperatura naquele sitio peculiar. Treino de bike junta se o útil ao agradável.
 
Última edição:

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boa noite!
Mais calor hoje, mas a partir do momento que o sol se pôs veio uma aragem bem fresquinha.
Deixo duas fotos de hoje:
A primeira, tirada de manhã no parque da Quinta da Granja, Benfica (local de inversão) com uma fina camada de neblina:
SEXOHH4.jpg

À tarde, dei uma volta por Lisboa. Fica então uma foto do pôr do sol:
lwzhpvg.jpg
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,049
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia, ou será boa noite?
Hoje está mais frio.
7,5°C. :cold:
A mínima foi de 6,1°C, a mais baixa desde fevereiro.
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Bom dia
Mínima de 4.3°C
Agora 4.6°C e algum nevoeiro, mas nada de máis!!
36fdffaec36207a4402063f77caf4d62.jpg
bee1a907d9b4960b3c554ff65e7f178e.jpg