Agricultura

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


Vamos deixar para trás os velhos hábitos, e adoptar novas atitude muito mais benéficas para todo o ecossitema.
Eu tenho pedido todo o tipo de ramagens que os meus vizinhos vão podando ao longo do ano, para depois triturar e "alimentar" o solo, e cada vez tenho a pilha da lenha maior, e com isto tudo ambos ficamos a ganhar.
 


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Mudando de assunto, aqui há uns tempos falou-se, já não sei se neste tópico ou no da biodiversidade, dos afamados figos pretos de Torres Novas e também de eu nunca os ter visto à venda nos supermercados. Pois bem, estou neste momento a comer um... :D Seco, claro. À venda no Jumbo. Fiquei agradavelmente surpreendido por os ver numa grande cadeia de distribuição; é sinal que há interesse em comercializá-los e que há figueiras e figos suficientes para responder à procura :)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima


Vamos deixar para trás os velhos hábitos, e adoptar novas atitude muito mais benéficas para todo o ecossitema.
Eu tenho pedido todo o tipo de ramagens que os meus vizinhos vão podando ao longo do ano, para depois triturar e "alimentar" o solo, e cada vez tenho a pilha da lenha maior, e com isto tudo ambos ficamos a ganhar.


Pedro, essa Quinta do Alecrim é a tua quinta? :)
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Mudando de assunto, aqui há uns tempos falou-se, já não sei se neste tópico ou no da biodiversidade, dos afamados figos pretos de Torres Novas e também de eu nunca os ter visto à venda nos supermercados. Pois bem, estou neste momento a comer um... :D Seco, claro. À venda no Jumbo. Fiquei agradavelmente surpreendido por os ver numa grande cadeia de distribuição; é sinal que há interesse em comercializá-los e que há figueiras e figos suficientes para responder à procura :)

Fico muito surpreendido por saber que o figo de Torres Novas já está á venda em grandes cadeias de supermercados pelo nosso país fora, isso também se deve em parte a umas pequenas empresas familiares que muito tem trabalhado em prol desta causa.
Estive presente na semana passado numa sessão aberta na Camara municipal de Torres Novas, para se debater o que poderá ser o futuro do figo, e quem está já a produzir figos em grande quantidade.
Pois infelizmente onde antigamente tinham muito figueiral, hoje em dia o cenário já é bem diferente, pois está tudo abandonado, muitos hectares foram simplesmente arrancados.
E a produção continua a ser muito pouca, principalmente para exportação, onde seria uma mais valia para todos os produtores.
Tenho um terreno pronto, e estou tentado em plantar de novo figueiras, onde aliás já foi antigamente um grande figueiral e muito produtivo
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Fico muito surpreendido por saber que o figo de Torres Novas já está á venda em grandes cadeias de supermercados pelo nosso país fora, isso também se deve em parte a umas pequenas empresas familiares que muito tem trabalhado em prol desta causa.
Estive presente na semana passado numa sessão aberta na Camara municipal de Torres Novas, para se debater o que poderá ser o futuro do figo, e quem está já a produzir figos em grande quantidade.
Pois infelizmente onde antigamente tinham muito figueiral, hoje em dia o cenário já é bem diferente, pois está tudo abandonado, muitos hectares foram simplesmente arrancados.
E a produção continua a ser muito pouca, principalmente para exportação, onde seria uma mais valia para todos os produtores.
Tenho um terreno pronto, e estou tentado em plantar de novo figueiras, onde aliás já foi antigamente um grande figueiral e muito produtivo
Só peca por dizer apenas "Figo Preto de Torres" no rótulo, omitindo o "Novas" portanto. Mas Torres Vedras é terra de pêras e não de figos, por isso nós sabemos de onde é que os figos vêm :D
Também comprei os pingo de mel, apesar de serem espanhóis. Sinal de que ou não há suficientes em Portugal ou então há trabalho a fazer para a sua divulgação.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Só peca por dizer apenas "Figo Preto de Torres" no rótulo, omitindo o "Novas" portanto. Mas Torres Vedras é terra de pêras e não de figos, por isso nós sabemos de onde é que os figos vêm :D
Também comprei os pingo de mel, apesar de serem espanhóis. Sinal de que ou não há suficientes em Portugal ou então há trabalho a fazer para a sua divulgação.

Sim o figo pingo de mel, também existe pouca produção, para responder ao mercado portugues, e ainda muito menos para exportação.
Já existe também uma panóplia de transformados em redor do figo preto de Torres Novas.
Aqui fica as páginas dos principais produtores e transformadores do concelho de Torres Novas:

https://www.facebook.com/EsteirosRibatejo/
https://www.facebook.com/rosagro.doceterra/

Aliás tem se falado muito ultimamente na criação de uma "marca", como DOP, ou IGP, mas segundo o engenheiro Rui Maia, do INIAV, que acompanha o projecto Go Figo produção, por questões burocráticas não é possível.
Também já foi colocada a ideia no ar da criação de um Museu do figo, pois já existe uma rotunda em homenagem ao figo-

https://www.google.com/maps/@39.473...4!1sqWj8WyggjMwnnP6QFb4c0A!2e0!7i13312!8i6656
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Olha aí estão 2 boas ideias, para transformar um fruto tão perecível, aliás os dióspiros rijos vieram dar muita força á comercialização desta fruta, pois caso contrários os outros é quase impossível, pois ficam logo danificadas, quanto muito dá para colher no próprio dia, e vender logo de seguida.
Mas quando a produção é suficiente chega para as pessoas e para as aves.
Continuando aqui a conversa sobre os dióspiros, estes têm muitas aplicações. Na Coreia do Sul são mestres na sua transformação. Estes podem ser desidratados, transformados em vinagre (que é o melhor para perder peso e celulite), congelados ainda meio duros ou usados na pastelaria. É um fruto nutricionalmente muito rico e versátil!



 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: João Pedro

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Continuando aqui a conversa sobre os dióspiros, estes têm muitas aplicações. Na Coreia do Sul são mestres na sua transformação. Estes podem ser desidratados, transformados em vinagre (que é o melhor para perder peso e celulite), congelados ainda meio duros ou usados na pastelaria. É um fruto nutricionalmente muito rico e versátil!





Tiveste boa ideia, para não se estar a falar em Of-topic, mas de facto existe países que fazem transformados de todo o tipos de frutas, por vezes coisas que nunca nos passavam pela cabeça.
 
  • Gosto
Reactions: João Pedro

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
E fica um bolo com muito bom aspecto, tal como se fosse uma tarde de macã, nunca me tinha lembrado desta ideia.
Deve dar também para reduzir a fruta a puré, e incorporar na massa, dando á massa um cor laranja, já fiz parecido mas com batata-doce, e também fica um bolo de "chorar por mais".
Vou postar mais vídeos no off-topic nas receitas de cozinha. :D:p
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
adoro dióspiro do verdadeiro o mole que trava a língua, é um fruto que ou se ama ou odeia não há meia medida
Não se pode dizer que a variedade mole seja a verdadeira, pois são todos verdadeiros. Existem milhares de variedades, principalmente na Península da Coreia, Japão e China. Uma característica muito interessante do diospireiro é que os seus genes estão em mutação permanente e por isso é frequente o aparecimento de novas variedades.